Logo Passei Direto
Buscar

Pecuária

Outros
Os primeiros animais zebuínos (Bos taurus indicus) só seriam introduzidos no Brasil no século XIX, fato que revolucionou nossa bovinocultura de corte. Estima-se que, nos dias de hoje, os zebuínos representam aproximadamente 80% de todo o nosso rebanho.
Sobre a chegada dos zebuínos no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
a. Importações comerciais se iniciaram entre as décadas de 1910 e 1920 a partir de famílias de origem alemã no estado do Rio de Janeiro.
b. Nos primeiros anos de importação, existia um grande preconceito com a carne desses animais (‘a carne tinha catinga’ e ainda ‘os europeus só a comeram durante a guerra porque tinham fome)
c. Os primeiros exemplares consistiam em um casal vindo da Índia, que chegou ao porto de Salvador em 1813 para ser exposto como animais exóticos de zoológico
d. Das primeiras raças introduzidas, apenas Nelore (Kankrej), Guzerá (Ongole), Gir e Sindhi obtiveram continuidade produtiva.
e. Nos primeiros anos de importação, mais de 6.000 bovinos das raças Kankrej, Ongole, Gir, Sindhi, Kangayan, Mysore, Malvi, Hissar, Tharparkar, Krishna Valley, Mehwaty, Deangi e Deoni foram trazidos ao Brasil.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está INCORRETA: a) Importações comerciais se iniciaram entre as décadas de 1910 e 1920 a partir de famílias de origem alemã no estado do Rio de Janeiro. - Esta informação é verdadeira, pois as importações de zebuínos realmente começaram nesse período. b) Nos primeiros anos de importação, existia um grande preconceito com a carne desses animais (‘a carne tinha catinga’ e ainda ‘os europeus só a comeram durante a guerra porque tinham fome). - Essa afirmação é verdadeira, pois realmente havia preconceito em relação à carne de zebu. c) Os primeiros exemplares consistiam em um casal vindo da Índia, que chegou ao porto de Salvador em 1813 para ser exposto como animais exóticos de zoológico. - Esta informação é verdadeira, pois os primeiros zebuínos realmente chegaram dessa forma. d) Das primeiras raças introduzidas, apenas Nelore (Kankrej), Guzerá (Ongole), Gir e Sindhi obtiveram continuidade produtiva. - Essa afirmação é verdadeira, pois essas raças se destacaram na pecuária brasileira. e) Nos primeiros anos de importação, mais de 6.000 bovinos das raças Kankrej, Ongole, Gir, Sindhi, Kangayan, Mysore, Malvi, Hissar, Tharparkar, Krishna Valley, Mehwaty, Deangi e Deoni foram trazidos ao Brasil. - Esta informação é INCORRETA, pois o número de bovinos importados não foi tão alto nos primeiros anos. Portanto, a alternativa INCORRETA é: e) Nos primeiros anos de importação, mais de 6.000 bovinos das raças Kankrej, Ongole, Gir, Sindhi, Kangayan, Mysore, Malvi, Hissar, Tharparkar, Krishna Valley, Mehwaty, Deangi e Deoni foram trazidos ao Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No mundo, existem aproximadamente mil raças de bovinos, das quais 250 possuem alguma importância numérica ou histórica em termos de produção de carne, de leite ou ambos. Dessas, 150 podem ser classificadas como raças especializadas para produção de carne, 40 como especializadas para produção de leite e 60 como de dupla aptidão (carne e leite).
Assinale a alternativa em que são citadas apenas raças de dupla aptidão:
a. Guzerá, Caracu e Brahman.
b. Angus, Nelore e Brahman.
c. Limosin, Hereford e Angus.
d. Charolês, Gir e Nelore.
e. Gir, Guzerá e Simental.

As raças Gir e Guzerá, de origem indiana, se adaptaram muito bem ao cerrado e ao sertão brasileiro, por sua grande resistência, tanto em regiões de sol intenso como em regiões com alta umidade.
Sobre essas raças, é CORRETO afirmar que:
a. Guzerá, fisionomicamente, possui porte imponente, cabeça alta, podendo ou não possuir os chifres em forma de lira.
b. Por seu temperamento difícil, a raça Gir não é recomendada para gerar outros produtos cruzados e, dessa forma, quando o objetivo é a adição de resistência aos rebanhos, deve-se dar preferência à raça Guzerá.
c. Gir e Guzerá, por sua grande adaptabilidade a regiões de relevos irregulares, possuem grandes músculos e, portanto, evoluíram como raças com aptidão apenas para a produção de carne.
d. O Guzerá é uma das raças bovinas mais famosas no Brasil, uma vez que foi a primeira raça zebuína introduzida.
e. Reinando dentre as raças brasileiras por longo período no século XX, o Guzerá passou por alguns períodos de queda e, em 2017, seu rebanho correspondia a apenas 4% do número total de zebuínos no Brasil.

Os bovinos como conhecemos nos dias de hoje começaram a ser domesticados há aproximadamente 6.000 anos, possuindo uma grande importância no desenvolvimento humano, com o fornecimento de fontes de tração ou carga, além de carne, couro e leite. No Brasil, os primeiros relatos da chegada desses animais datam do início do século XVI, mais precisamente, da terceira década após ter se iniciado o processo de colonização, com a importação em navios de bovinos europeus.
Sobre esta afirmação, escolha a alternativa INCORRETA:
a. No Norte e Nordeste, os bovinos eram utilizados principalmente como fonte de tração em engenhos de cana de açúcar.
b. Em todo o Brasil, eram responsáveis pelo fornecimento de mercados regionais com carne, couro e leite.
c. Nenhuma das alternativas.
d. No Sul, eram utilizados por padres jesuítas para a produção de charque.
e. No Centro-Oeste e Sudeste, eram utilizados como fonte de tração nas atividades de mineração.

Mais conteúdos dessa disciplina