Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Com relação aos serviços privados de assistência à saúde e as disposições da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90), analise as afirmativas abaixo.
Estão corretas as afirmativas:
I. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.
II. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
III. Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde.
A) I, II e III.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I apenas.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação à Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90): I. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a lei permite que o SUS utilize serviços privados quando necessário. II. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a formalização da participação dos serviços privados deve seguir as normas de direito público. III. Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a lei proíbe que pessoas com esses cargos em serviços privados ocupem funções de confiança no SUS para evitar conflitos de interesse. Portanto, todas as afirmativas I, II e III estão corretas. A alternativa correta é: A) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

É responsabilidade municipal no Sistema de Saúde (SUS):
a) formar consórcios administrativos intermunicipais.
b) formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
c) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).
d) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.
e) participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana.

De acordo com a lei 8.080/90 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, são atribuições comuns à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, EXCETO:
a) Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
b) Realizar pesquisas e estudos na área da saúde.
c) Elaboração e atualização periódica do plano de saúde.
d) Administração de recursos financeiros destinados, em cada ano, à saúde.

Sobre a competência do Sistema Único de Saúde (SUS) prevista pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, é correto afirmar:
a) A promoção e descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde é uma tarefa de competência da direção nacional do SUS.
b) A elaboração de normas para regular as relações entre o SUS e os serviços privados contratados de assistência à saúde é uma tarefa de competência da direção estadual do SUS.
c) A participação na execução, no controle e na avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho é uma tarefa de competência da direção municipal do SUS.
d) A identificação dos serviços estaduais e municipais de referência nacional para o estabelecimento de padrões técnicos de assistência à saúde é uma atribuição comum entre União, Estados e Municípios.
e) Cabe à União a gerência de laboratórios públicos e hemocentros.

Neste contexto, compete à direção Municipal do Sistema de Saúde, EXCETO:
a) Gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
b) controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
c) Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.
d) Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde;
e) Acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Analise atentamente o trecho a seguir: “Compete à do Sistema de Saúde planejar organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde”.
a) direção nacional.
b) direção regional.
c) direção estadual.
d) direção municipal.
e) direção executiva da saúde.

O Art. 18 da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, se refere às competências da direção municipal do Sistema de Saúde (SUS). Dentre essas competências está(ão)
I. colaborar com a União e os Estados na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
II. colaborar na fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e ao ecossistema e atuar, junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para controlá-las.
III. participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.
a) Apenas II e III estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Apenas II está correta.

I. em caráter emergencial e intransferível, formular, executar, acompanhar e avaliar a política de insumos e equipamentos para a saúde.
II. formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano.
III. coordenar a rede estadual de laboratórios de saúde pública e hemocentros, e gerir as unidades que permaneçam em sua organização administrativa.
a) Apenas II e III estão corretas.
b) Apenas I e III estão corretas.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Apenas II está correta.

A Lei nº 8.080 determina ações em nível federal, estadual e municipal. Cabe ao município
a) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).
b) coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância sanitária.
c) coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância epidemiológica.
d) participar, junto com os órgãos afins, do controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana.
e) executar serviços de saúde do trabalhador.

“Órgão responsável por formular, normatizar, fiscalizar, monitorar e avaliar políticas e ações em articulação com o Conselho Nacional de Saúde.” A afirmativa se refere a:
A) Ministério da Saúde.
B) Conselho de Saúde.
C) Secretaria Estadual de Saúde (SES).
D) Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Mais conteúdos dessa disciplina