Logo Passei Direto
Buscar
As baterias B1 e B2 de dois aparelhos celulares apresentam em determinado instante, respectivamente, 100% e 90% da carga total. Considere as seguintes informações: as baterias descarregam linearmente ao longo do tempo; para descarregar por completo, B1 leva t horas e B2 leva duas horas a mais do que B1; no instante z, as duas baterias possuem o mesmo percentual de carga igual a 75%.
O valor de t, em horas, equivale a:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar a situação apresentada: 1. A bateria B1 começa com 100% e descarrega em \( t \) horas. 2. A bateria B2 começa com 90% e leva \( t + 2 \) horas para descarregar completamente. Como as baterias descarregam linearmente, podemos calcular a taxa de descarga de cada bateria: - A taxa de descarga de B1 é \( \frac{100\%}{t} \) por hora. - A taxa de descarga de B2 é \( \frac{90\%}{t + 2} \) por hora. No instante \( z \), ambas as baterias têm 75% de carga. Portanto, B1 descarregou 25% e B2 descarregou 15% (90% - 75%). Agora, podemos estabelecer as equações para o tempo \( z \): Para B1: \[ 25\% = \frac{100\%}{t} \cdot z \implies z = \frac{25\% \cdot t}{100\%} = \frac{t}{4} \] Para B2: \[ 15\% = \frac{90\%}{t + 2} \cdot z \implies z = \frac{15\% \cdot (t + 2)}{90\%} = \frac{t + 2}{6} \] Agora, igualamos as duas expressões para \( z \): \[ \frac{t}{4} = \frac{t + 2}{6} \] Multiplicando ambos os lados por 12 para eliminar os denominadores: \[ 3t = 2(t + 2) \] \[ 3t = 2t + 4 \] \[ t = 4 \] Portanto, o valor de \( t \), em horas, equivale a: d) 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A circunferência 1C tem equação 2 2x y 4x 6y m 0+ − − + = e a circunferência 2C tem centro em (–2,6) e raio igual a 4. Sabendo que 1C e 2C são tangentes exteriormente, assinale o que for correto.
01) O ponto de tangência pertence ao 2º quadrante.
02) m 10>.
04) A reta de equação 4x 3y 4 0− + = é perpendicular à reta que passa pelos centros de 1C e 2C.
08) A circunferência 1C não intercepta os eixos coordenados.
16) A distância entre os centros de 1C e 2C é 5.

Uma reta passando pelo ponto P(16, 3) é tangente ao círculo 2 2 2x y r + = em um ponto Q. Sabendo que a medida do segmento PQ é de 12 unidades calcule:
a) a distância do ponto P à origem do sistema cartesiano; b) a medida do raio r da circunferência.

Uma chapa plana, com densidade homogênea, tem a forma de um quadrilátero cujos vértices são os pontos A = (0,0), B = (1,1), C = (2,1) e D = (3,0). Suponha que essa placa foi obtida pela união de duas placas triangulares ABC e ACD. Considerando essas placas e os conhecimentos relativos à determinação do centro de massa de figuras planas, assinale o que for correto.
01) Os centros de massa das placas triangulares ABC e ACD são formados pelos seus baricentros, que são, respectivamente, os pontos 2 1, 3       e 5 1, . 3 3      
02) A massa da chapa triangular ACD é o triplo da massa da chapa triangular ABC.
04) O centro de massa da chapa ABCD deve estar sobre a reta vertical 3 x , 2 = pois essa reta é um eixo de simetria da chapa.
08) Em qualquer quadrilátero, o centro de massa é dado pelo ponto de interseção de suas diagonais.
16) O centro de massa de uma chapa plana formada pela união de duas outras chapas planas é sempre o ponto médio do segmento de reta que une seus respectivos centros de massa.

Construídas no mesmo sistema de coordenadas cartesianas, as inequações 2 2x y 4+ < e y x 1< + delimitam uma região no plano.
O número de pontos que estão no interior dessa região e possuem coordenadas inteiras é
a) 5.
b) 6.
c) 7.
d) 8.
e) 9.

Considere as retas r, s e t no plano cujas equações são r : x + y =1, s : 2x + y = 0 , t : x − 2y =1.
Sobre essas retas, assinale o que for correto.
01) A interseção das retas r e s é o ponto (−1,2), das retas r e t é o ponto (1,0) e das retas s e t é o ponto (1/5,− 2/5).
02) As retas s e t são perpendiculares.
04) O ponto de interseção das retas r e t está a uma distância igual a 2 5 5 da reta s.
08) A área do triângulo delimitado por essas retas é 6/5.
16) A tangente do ângulo agudo formado pelas retas r e s é 3.

No gráfico acima, estão indicados os pontos A(1,0), B(2,1) e C(0,1), que são fixos, e os pontos P e Q, que se movem simultaneamente. O ponto P se desloca no segmento de reta de C até A, enquanto o ponto Q se desloca no segmento de A até B. Nesses deslocamentos, a cada instante, a abscissa de P é igual à ordenada de Q.
Determine a medida da maior área que o triângulo PAQ pode assumir.

Os pontos ( )A 3, 2− e ( )C 1,4− do plano cartesiano são vértices de um quadrado ABCD cujas diagonais são AC e BD. A reta suporte da diagonal BD intercepta o eixo das ordenadas no ponto de ordenada:
a) 2/3
b) 3/5
c) 1/2
d) 1/3
e) 0

Analise as proposições abaixo e classifique-as em V - verdadeiras ou F - falsas.
( ) O triângulo ABC é equilátero e seu perímetro é 12cm. Sabendo que temos uma circunferência inscrita e outra circunscrita ao triângulo ABC, então, a razão entre a área da circunferência inscrita e a área da circunferência circunscrita é 1.4.
( ) Uma das diagonais de um quadrado está contida na reta x y 4 0.− − =. Sabendo que a reta suporte da outra diagonal passa pelo ponto de coordenadas (5, 3),− pode-se concluir que o perímetro desse quadrado, em unidades de comprimento, é igual a 16 2.
( ) Na figura abaixo, ABCD, é um quadrado inscrito num triângulo PRQ. Sendo RQ 36cm= e a altura relativa a essa base igual a 24cm, então, a área da região hachurada vale, aproximadamente, 225cm2.
a) V - V - F
b) V - F - V
c) V - F - F
d) F - F - V

Mais conteúdos dessa disciplina