Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
As lesões celulares são classificadas em reversíveis e irreversíveis. No entanto, quando não há interrupção do estímulo nocivo, a lesão persistente ou excessiva se torna uma lesão irreversível que resulta em morte celular. Todavia, existem duas formas comuns de morte celular: a necrose e a apoptose (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). A respeito da classificação morfológica das necroses, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – Necrose caseosa é característica de foco tuberculoso, sua aparência é semelhante a queijo com coloração branco-amarelada.
II – Necrose de coagulação é o tipo mais comum de necrose. É característica de infartos, devido a presença de áreas de necrose isquêmica, por ser causada pela obstrução de artéria sem ramificações, levando a falta de irrigação sanguínea.
III – Necrose gangrenosa é um tipo específico de morte celular, que ocorre devido à perda de suprimento sanguíneo de um membro.
IV – Necrose gordurosa a causa possível desse tipo de necrose é a pancreatite aguda, neoplasias, acidentes com esmagamento pancreático e depósitos de complexos antígenos-anticorpos nas paredes arteriais. Caracteriza-se pela aparência de áreas brancas visíveis a olho nu.
V - Necrose liquefativa é o tipo de necrose é observada em infecções bacterianas ou fúngicas, sendo o estado liquefeito uma consequência do acúmulo de células inflamatórias e as enzimas lisossomais que digerem o tecido, o transformando em uma massa viscosa líquida. É conhecido como pus, quando presente em infecção bacteriana.
a. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, III e V estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas I, II, III e V estão corretas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I – Necrose caseosa é característica de foco tuberculoso, sua aparência é semelhante a queijo com coloração branco-amarelada. Verdadeiro, essa descrição está correta. II – Necrose de coagulação é o tipo mais comum de necrose. É característica de infartos, devido à presença de áreas de necrose isquêmica, por ser causada pela obstrução de artéria sem ramificações, levando à falta de irrigação sanguínea. Verdadeiro, essa descrição também está correta. III – Necrose gangrenosa é um tipo específico de morte celular, que ocorre devido à perda de suprimento sanguíneo de um membro. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a necrose gangrenosa está relacionada à falta de suprimento sanguíneo. IV – Necrose gordurosa: a causa possível desse tipo de necrose é a pancreatite aguda, neoplasias, acidentes com esmagamento pancreático e depósitos de complexos antígenos-anticorpos nas paredes arteriais. Caracteriza-se pela aparência de áreas brancas visíveis a olho nu. Verdadeiro, essa descrição está correta. V - Necrose liquefativa é o tipo de necrose observada em infecções bacterianas ou fúngicas, sendo o estado liquefeito uma consequência do acúmulo de células inflamatórias e das enzimas lisossomais que digerem o tecido, transformando-o em uma massa viscosa líquida. É conhecido como pus, quando presente em infecção bacteriana. Verdadeiro, essa descrição também está correta. Agora, como todas as assertivas (I, II, III, IV e V) estão corretas, a alternativa correta é: b) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas (MINISTÉRIO DA SAÚD 2022). Considerando as adaptações celulares referentes ao tecido respiratório, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre ela.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O tabagismo promove uma irritação crônica e persistente no tecido epitelial respiratório, resultando na substituição de um tipo de tecido celular por outro, essa adaptação celular é chamada de hiperplasia.
II. A exposição persistente aos agentes nocivos causadores da adaptação celular, pode levar à modificação dos tipos celulares predispondo a transformação maligna do epitélio respiratório, originando um tipo de câncer de pulmão, que se forma através de células escamosas malignas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A inflamação é definida como uma resposta orgânica local, cuja função protetora destrói ou neutraliza agentes nocivos causadores do dano celular, sendo uma resposta visível a uma reação imune mediada por células do hospedeiro, vasos sanguíneos, proteínas mediadores inflamatórios. Sobre as características do processo inflamatório, analise as seguintes assertivas:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) A resposta inflamatória é identificada pela ocorrência de sinais clássicos, sendo eles: calor, rubor, tumor, dor e perda de função.
( ) A inflamação aguda possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de linfócitos e macrófagos.
( ) A inflamação aguda possui curta duração e rápida resolução, em decorrência da dilatação, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da permeabilidade vascular com infiltrado de neutrófilos, sendo o tipo de infiltrado celular a única característica que difere da inflamação crônica.
( ) A inflamação crônica apresenta maior tempo de duração, podendo ser causada por exposição prolongada ao agente nocivo, doenças autoimunes e infecção persistente. A presença de granulomas é de ocorrência obrigatória e surge como consequência da ação dos macrófagos que circunda o agente nocivo formando agregados.
( ) A inflamação crônica caracteriza-se por três alterações, são elas: 1) Infiltração de celular com presença de macrófagos, linfócitos e plasmócitos; 2) destruição tecidual induzida pelos produtos das células inflamatórias e 3) reparo tecidual, angiogênese e fibrose.
a. V, V, F, F, V
b. V, F, F, F, V
c. V, F, V, V, F
d. V, F, V, F, V
e. V, V, V, F, F

Mais conteúdos dessa disciplina