Logo Passei Direto
Buscar
Na junção neuromuscular, o estímulo elétrico causa um potencial de placa terminal e na fibra muscular (unidade motora), gerando uma onda de propagação do estímulo elétrico, desencadeando na despolarização de estruturas tubulares, permitindo a saída de cálcio do retículo sarcoplasmático.
Assim, o que acontece dentro da célula muscular para que aconteça a contração muscular mediante o acoplamento entre os filamentos de actina e miosina que resulta na teoria dos filamentos deslizantes? Escolha a alternativa que contenha a informação correta de forma completa.
Acoplamento de íons de cálcio nos filamentos de troponina, causando interação actino-miosina e quebra de ATP pela ação da enzima ATPase.
Lei do tudo ou nada.
Acoplamento de íons de potássio nos filamentos de miosina, causando interação actina-miosina e o consumo de ATP pela ação da enzima ATPase (hidrólise).
Acoplamento de íons de sódio nos filamentos de miosina, causando interação actino-miosina e a quebra de ATP pela ação da enzima ATPase.
Liberação de acetilcolina pela fenda sináptica e a identificação de seus receptores de adrenalina.
User badge image
Matematicamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A alternativa correta é: Acoplamento de íons de cálcio nos filamentos de troponina, causando interação actino-miosina e quebra de ATP pela ação da enzima ATPase. Esse processo é fundamental para a contração muscular, pois a ligação do cálcio à troponina provoca uma mudança na conformação da tropomiosina, permitindo que os filamentos de actina e miosina interajam, resultando na contração muscular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina