Logo Passei Direto
Buscar
Houve um famoso filósofo que fez uma colocação muito importante para o tempo em que vivia, o qual perguntou ao seu discípulo Hermógenes: “Suponha que nós não tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos-mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?” Hermógenes respondeu: “Como poderia ser de outra maneira?” (CRATYLUS P. DE. discípulo e cronista, 368 a.C. apud VELOSO & FILHO, 2009, p. 27).
A qual filosofo pertence esta colocação?
A Hermógenes
B Aristóteles
C Platão
D Sócrates
User badge image
Perguntas sobre Projetos de Ensino

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A citação apresentada é uma referência ao diálogo "Cratilo", que é uma obra de Platão. Nesse diálogo, Platão discute a natureza da linguagem e como os seres humanos se comunicam, incluindo a ideia de que, na ausência de voz, a comunicação poderia ocorrer através de gestos. Analisando as alternativas: A) Hermógenes - É o discípulo mencionado, não o filósofo. B) Aristóteles - Embora tenha contribuído muito para a filosofia, não é o autor dessa colocação. C) Platão - É o filósofo que fez a colocação sobre a comunicação e os gestos. D) Sócrates - Embora tenha sido uma figura central na filosofia, não é o autor dessa citação específica. Portanto, a resposta correta é: C) Platão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta: A) Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança. B) Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário. C) Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito. D) O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.

O Decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005, em seu Art. 2 dispõe sobre o sujeito surdo e o sujeito com deficiência auditiva. Com base nas informações trazidas no decreto, responda V para verdadeiro e F para falso nas opções a seguir.
Escolha a sequência que responde ao questionamento acima.
( ) Considera-se pessoa surda aquela que nasceu surda, compreende e interage com o mundo por meio da leitura labial, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de gestos.
( ) Considera-se pessoa deficiente auditiva apenas a perda congênita, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 2.000Hz, 3.000Hz, 4.000Hz e 5.000Hz.
( ) O sujeito surdo é aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais - Libras.
( ) O Deficiente auditivo tem que usar obrigatoriamente os aparelhos de amplificação sonora, não podendo fazer uso da Libras, pois não se encaixa em sua cultura.
( ) Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
( ) Existem quatro classificações de perda auditiva: normalística, leve, severa e profunda.
A F – F – V – V – V – V.
B V – F – F – V – F – F.
C F – F – V – F – V – F.
D F – F – F – F – V – V.

Com o aumento do uso indiscriminado da internet, alguns auxílios específicos para surdos têm sido desenvolvidos. Os surdos usuários de Libras fazem uso de diferentes estratégias visuais para conseguir efetivar uma busca na internet, muito mais do que uma abordagem semântica para tomar decisões sobre navegação. Vídeos em língua de sinais podem de acordo com o texto estudado:
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Facilitar o uso da internet para as pessoas surdas.
B) A internet seja a principal e única ferramenta para o desenvolvimento do surdo.
C) Auxiliar na eficácia da navegação de buscas por surdos sinalizadores, ou seja, quando os sites possuem tradução em língua de sinais e não apenas textos.
D) Fazer com que o Surdo sinta-se incluído na sociedade ouvinte.

Mais conteúdos dessa disciplina