Logo Passei Direto
Buscar
O Decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005, em seu Art. 2 dispõe sobre o sujeito surdo e o sujeito com deficiência auditiva. Com base nas informações trazidas no decreto, responda V para verdadeiro e F para falso nas opções a seguir.
Escolha a sequência que responde ao questionamento acima.
( ) Considera-se pessoa surda aquela que nasceu surda, compreende e interage com o mundo por meio da leitura labial, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de gestos.
( ) Considera-se pessoa deficiente auditiva apenas a perda congênita, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 2.000Hz, 3.000Hz, 4.000Hz e 5.000Hz.
( ) O sujeito surdo é aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais - Libras.
( ) O Deficiente auditivo tem que usar obrigatoriamente os aparelhos de amplificação sonora, não podendo fazer uso da Libras, pois não se encaixa em sua cultura.
( ) Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
( ) Existem quatro classificações de perda auditiva: normalística, leve, severa e profunda.
A F – F – V – V – V – V.
B V – F – F – V – F – F.
C F – F – V – F – V – F.
D F – F – F – F – V – V.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações com base no Decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005: ( ) Considera-se pessoa surda aquela que nasceu surda, compreende e interage com o mundo por meio da leitura labial, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de gestos. É falsa (F). A definição de pessoa surda não se limita à leitura labial e à língua de gestos, mas envolve a interação por meio de experiências visuais e o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). ( ) Considera-se pessoa deficiente auditiva apenas a perda congênita, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 2.000Hz, 3.000Hz, 4.000Hz e 5.000Hz. É falsa (F). A definição de deficiência auditiva não se restringe apenas à perda congênita e abrange diferentes graus e tipos de perda auditiva. ( ) O sujeito surdo é aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais - Libras. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois descreve adequadamente o sujeito surdo. ( ) O Deficiente auditivo tem que usar obrigatoriamente os aparelhos de amplificação sonora, não podendo fazer uso da Libras, pois não se encaixa em sua cultura. É falsa (F). O uso de aparelhos auditivos não é obrigatório e a Libras pode ser utilizada por deficientes auditivos, pois faz parte da cultura surda. ( ) Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. É verdadeira (V). Essa definição está correta e é uma das formas de classificar a deficiência auditiva. ( ) Existem quatro classificações de perda auditiva: normalística, leve, severa e profunda. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois existem diferentes classificações para a perda auditiva. Agora, organizando as respostas: F - F - V - F - V - V Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: D) F – F – F – F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta: A) Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança. B) Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário. C) Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito. D) O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.

Com o aumento do uso indiscriminado da internet, alguns auxílios específicos para surdos têm sido desenvolvidos. Os surdos usuários de Libras fazem uso de diferentes estratégias visuais para conseguir efetivar uma busca na internet, muito mais do que uma abordagem semântica para tomar decisões sobre navegação. Vídeos em língua de sinais podem de acordo com o texto estudado:
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Facilitar o uso da internet para as pessoas surdas.
B) A internet seja a principal e única ferramenta para o desenvolvimento do surdo.
C) Auxiliar na eficácia da navegação de buscas por surdos sinalizadores, ou seja, quando os sites possuem tradução em língua de sinais e não apenas textos.
D) Fazer com que o Surdo sinta-se incluído na sociedade ouvinte.

O intérprete de Libras – língua portuguesa tem a importante função de mediar a comunicação entre os surdos e ouvintes, esse profissional pode se formar em nível superior e em nível médio. Sobre a formação do Intérprete de Libras – língua portuguesa assinale V para verdadeiro e F para Falso: A ( ) A formação do tradutor e intérprete de Libras - língua portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de língua portuguesa e cursos de interpretação de 180h, habilitado pela Secretaria de Cultura. B ( ) Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, a formação de tradutor e intérprete de Libras - língua portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de: cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária; e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas pela Secretaria de Educação. C ( ) Nos próximos quinze anos, a partir da publicação deste decreto, a formação de tradutor e intérprete de Libras - língua portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de: cursos de educação profissional; cursos de extensão universitária; e cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação. D ( ) A formação do tradutor e intérprete de Libras - língua portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - língua portuguesa. Escolha a alternativa que representa a sequência CORRETA.
A F – V – F – V.
B V – V – V – V.
C V – V – F – F.
D F – F – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina