Logo Passei Direto
Buscar

Medicina Legal

UNIFATECIE
Marcela, 23 anos, procurou atendimento médico devido a alguns sintomas que vem apresentando nos últimos dias. Dentre eles, destacam-se a febre, a dor de cabeça e a inflamação da garganta. O médico realizou o exame físico e constatou que, além de todos esses sintomas, ela também apresentava aumento de alguns linfonodos cervicais. Sendo assim, o médico solicitou que fosse colhido um hemograma da paciente para poder avaliá-la melhor. De acordo com os achados no exame clínico e seus conhecimentos nas células da imunidade, assinale a assertiva que apresenta a célula que estará aumenta no hemograma da paciente: a. Osteócitos. b. Queratinócitos. c. Linfócitos. d. Eritrócitos. e. Hepatócitos.
User badge image
rosa bandeira

há 7 meses

User badge image
rosa bandeira

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar a situação apresentada. Marcela apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, inflamação da garganta e aumento de linfonodos cervicais. Esses sinais são típicos de uma resposta imunológica, geralmente associada a infecções. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Osteócitos - Células do tecido ósseo, não estão relacionadas à resposta imunológica. b) Queratinócitos - Células da epiderme, também não estão diretamente ligadas à resposta imunológica. c) Linfócitos - Células do sistema imunológico que aumentam em resposta a infecções, especialmente em casos de infecções virais ou algumas bacterianas. d) Eritrócitos - Células vermelhas do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio, não estão relacionadas à resposta imunológica. e) Hepatócitos - Células do fígado, não estão diretamente envolvidas na resposta imunológica. Diante disso, a célula que estará aumentada no hemograma da paciente, devido à resposta imunológica à infecção, é: c) Linfócitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A resistência antimicrobiana (RAM) põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas. A RAM ocorre quando microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) sofrem alterações quando expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos, por exemplo). Os microrganismos resistentes à maioria dos antimicrobianos são conhecidos como ultrarresistentes. (...) A cada ano, 480 mil pessoas desenvolvem tuberculose multidroga resistente e a resistência aos medicamentos também está começando a complicar a luta contra o HIV e a malária.
Com relação à resistência bacteriana aos antibióticos, assinale a assertiva correta:
a. O mundo caminha para uma era pós-antibiótico na qual infecções correntes e feridas menores poderão ser curadas com facilidade, sem incorrer em risco de morte, restando aos profissionais e autoridades de saúde a preocupação com as superinfecções.
b. O primeiro antibiótico a ser caracterizado e sintetizado em larga escala, foi a vancomicina, na década de 1890.
c. A maioria das superbactérias origina-se pela infecção de pacientes imunocomprometidos, como no caso daqueles que contraíram a infecção por HIV.
d. Desde sua descoberta, os antibióticos podem ser considerados um dos pilares da saúde mundial e uma forma de fazer com que as pessoas vivam saudáveis por mais tempo.
e. A venda de antibióticos sem receita e o acesso livre da população geral a eles não tem correlação direta com o aumento dos casos de bactérias multirresistentes.

Mais conteúdos dessa disciplina