Logo Passei Direto
Buscar
Um enunciado é uma tautologia quando não puder ser falso, um exemplo é:
a) Está fazendo sol e não está fazendo sol.
b) Está fazendo sol.
c) Se está fazendo sol, então não está fazendo sol.
d) não está fazendo sol.
e) Está fazendo sol ou não está fazendo sol.
User badge image
Portuguesando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar a tautologia, precisamos entender que um enunciado é considerado uma tautologia quando ele é sempre verdadeiro, independentemente das circunstâncias. Vamos analisar as alternativas: a) Está fazendo sol e não está fazendo sol. - Este enunciado é uma contradição, pois não pode ser verdadeiro ao mesmo tempo. b) Está fazendo sol. - Este enunciado pode ser verdadeiro ou falso, dependendo das condições climáticas. c) Se está fazendo sol, então não está fazendo sol. - Este enunciado também é uma contradição, pois não pode ser verdadeiro. d) Não está fazendo sol. - Assim como a alternativa (b), este enunciado pode ser verdadeiro ou falso. e) Está fazendo sol ou não está fazendo sol. - Este enunciado é uma tautologia, pois cobre todas as possibilidades: se está fazendo sol, é verdadeiro; se não está fazendo sol, também é verdadeiro. Portanto, a alternativa correta é: e) Está fazendo sol ou não está fazendo sol.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se o valor lógico de uma proposição é falso e o valor lógico de outra proposição é verdade, então o valor lógico do condicional entre eles, nessa ordem, é:
a) verdadeiro
b) falso
c) falso ou verdadeiro
d) impossível de determinar

Considerando que P seja a proposição “Se os seres humanos soubessem se comportar, haveria menos conflitos entre os povos”, julgue os itens seguintes. Se a proposição “Os seres humanos sabem se comportar” for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “Há menos conflitos entre os povos”.

Julgue o item que se segue, relacionado à lógica proposicional. A sentença “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” é uma proposição lógica simples.

Julgue os itens que se seguem, relacionados à lógica proposicional. A sentença “A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem os caminhos para a busca de seus direitos, assegurados na Constituição” é uma proposição lógica simples.

Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que NÃO caracteriza uma proposição.
a) 107 - 1 é divisível por 5.
b) Sócrates é estudioso.
c) 3 - 1 > 1.
d) √8 < 4 e 3 < √8.
e) Este é um número primo.

Dê o somatório dos itens verdadeiros: (1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem. (2) Todas as sentenças contraditórias são equivalentes. (4) A sentença ~ P ∧ P é uma tautologia. (8) Existem duas sentenças tautológicas que não são equivalentes.
a) 3
b) 7
c) 11
d) 14
e) 15

Observe a tabela-verdade a seguir. P Q ~Q ↔ P V V F V F X F F Z. Os valores lógicos que devem substituir x, y e z são, respectivamente:
a) V, F e F
b) F, V e V
c) F, F e F
d) V, V e F

Julgue os itens que se seguem, considerando a proposição P a seguir: Se o tribunal entende que o réu tem culpa, então o réu tem culpa. Se a proposição “O tribunal entende que o réu tem culpa” for verdadeira, então a proposição P também será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “o réu tem culpa”.

Mais conteúdos dessa disciplina