Logo Passei Direto
Buscar
Tecnologias assistivas são recursos e equipamentos que permitem a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência em atividades da vida diária, trabalho, lazer, educação, entre outros.
Podem ser consideradas tecnologias assistivas
I) Leitores de tela: softwares que convertem texto em voz, permitindo que pessoas com deficiência visual acessem conteúdo digital
II) Joysticks e dispositivos de apontamento: dispositivos que permitem que pessoas com deficiência motora controlem o cursor na tela do computador
III) Ampliadores de tela: softwares que permitem ampliar o tamanho do texto e das imagens na tela do computador ou dispositivo móvel, ajudando pessoas com baixa visão.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre tecnologias assistivas: I) Leitores de tela: softwares que convertem texto em voz, permitindo que pessoas com deficiência visual acessem conteúdo digital. Verdadeiro, essa é uma tecnologia assistiva reconhecida. II) Joysticks e dispositivos de apontamento: dispositivos que permitem que pessoas com deficiência motora controlem o cursor na tela do computador. Verdadeiro, também é uma tecnologia assistiva importante. III) Ampliadores de tela: softwares que permitem ampliar o tamanho do texto e das imagens na tela do computador ou dispositivo móvel, ajudando pessoas com baixa visão. Verdadeiro, essa é outra tecnologia assistiva válida. Todos os itens I, II e III estão corretos e representam tecnologias assistivas. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma universidade possui, entre seus usuários de serviços, os vinculados, como professores, técnicos e alunos, e os não vinculados, a comunidade. Os usuários vinculados podem ter um único vínculo ou mais, simultaneamente. Considerando as regras padronizadas de marcação das ferramentas gráficas (botão de rádio e caixa de seleção múltipla - checkbox),
assinale a alternativa que apresenta a interface gráfica mais adequada, em função de sua usabilidade e simplicidade, que permite a identificação inequívoca dos vínculos dos usuários e que não permite marcações inconsistentes.

Usabilidade de software pode ser conceituada como a qualidade do uso do sistema para a realização de uma atividade. Softwares com problemas de usabilidade geram aborrecimentos aos usuários, perda de tempo, baixa produtividade etc. Para evitar estas consequências, surge a necessidade de se realizar constantemente medições quanto à qualidade do software. De acordo com os autores do livro Ergonomia e Usabilidade (2015), a norma ISO 9241:11 estabelece medidas para avaliação da qualidade do software.
Quais são elas?
Design, Velocidade e Interoperabilidade.
Custo, Eficiência e Escalabilidade.
Custo, Eficácia e Velocidade.
Eficiência, Custo e Produtividade.
Eficiência, Eficácia e Satisfação.

Existem 3 tipos de problemas que podem ser encontrados pelos usuários durante o uso do software. São eles: Barreiras, Obstáculos e Ruídos.
A melhor definição para Ruído é:
Tipo de problema que impossibilita que os usuários executem seu trabalho.
Tipo de problema mais simples. Não atrapalha nem atrasa a execução do trabalho do usuário.
Tipo de problema que atrasa a execução do trabalho por parte do usuário.
Tipo de problema que os usuários não conseguem superar sem ajuda externa.
Tipo de problema que os usuários conseguem resolver após algumas tentativas.

A usabilidade é um termo utilizado para definir a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa. No ambiente de software, os sistemas são as ferramentas utilizadas para a execução de tarefas pelo usuário e encontramos na usabilidade o momento do diálogo entre o usuário e a interface do software.
Avaliação de usabilidade pode ser entendida como:
Estratégia adotada pelo arquiteto de software para excluir o usuário de emitir opiniões.
O procedimento para aquisição de informações sobre a usabilidade ou potencial usabilidade de um sistema, a fim de aprimorar recursos em uma interface em desenvolvimento.
Uma ferramenta geral aplicada no estágio final do projeto, excluindo a prototipagem.
Técnica realizada com os desenvolvedores de um sistema, visando maximizar o seu desempenho.
Estudo do diálogo humano-computador que busca economia de tempo, diminuição da carga cognitiva e rapidez de decisões.

No que se refere à Interface Homem-Máquina, um termo é definido como a qualidade que um produto apresenta de poder ser utilizado por usuários específicos para atingir determinadas metas com eficiência, eficácia e satisfação num contexto de uso específico. Em resumo, os sistemas devem ser flexíveis e fáceis de usar e aprender. Além disso, devem despertar uma boa atitude nas pessoas.
Esse termo é denominado:
design.
acessibilidade.
interatividade.
usabilidade.
facilidade.

Existem vários tipos de testes que podem ser realizados e que se aplicam a diferentes propósitos durante um projeto de software.
Selecione o tipo de teste que tem como propósito verificar se as porções menores, testadas anteriormente, têm condições de funcionar em conjunto, formando um sistema.
Teste de integração
Teste de caixa branca
Teste de caixa preta
Teste de performance
Teste de regressão

Affordance é um conceito básico ligado ao estudo das interações humano-computador e suas interfaces.
Affordance é um conceito originado na:
área de engenharia semiótica e descreve como o desenvolvedor deverá projetar interfaces gráficas fáceis de utilizar mesmo dentro dos usuários portadores de necessidades especiais.
área de engenharia de software e lista o conjunto das melhores práticas para o projeto e desenvolvimento de interfaces gráficas de sistemas que irão executar em dispositivos móveis ubíquos.
área de engenharia de software e prega que sua adoção por parte dos usuários é fundamental para definir a aceitabilidade, usabilidade e corretude de um sistema rico em interfaces gráficas.
sociologia e diz respeito à baixa qualidade exibida pelos atuais sistemas baseados em código aberto cuja interfaces e interações não são fáceis de manejar e executar mesmo pelos usuários especialistas.
psicologia e diz respeito ao conjunto de características dos objetos de interface que determinam ou sugerem ao usuário de um sistema quais tipos de ações/usos se podem fazer com os objetos.

Qual a função do componente 'Agentes de Usuário' quando uma pessoa cega acessa um texto alternativo com imagens com apoio de um software leitor de tela:
Promovem a disseminação do conhecimento.
Definem como implementar atributos assistivos.
Fornecem uma interface visual para o texto alternativo com diferentes formas de apresentação.
Fornecem uma interface humana e de máquina para o texto alternativo.
Ajudam a verificar se existe erro semântico.

Mais conteúdos dessa disciplina