Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
Considerando o contexto apresentado pelo texto e pela tabela, analise as seguintes afirmativas:
É correto o que se afirma em:
I. Em determinadas situações, como doenças, crescimento e gestação, as quantidades sintetizadas de cisteína e glutamina não são suficientes para atender às necessidades do organismo, o que exige um suprimento adicional por meio da alimentação.
II. A capacidade de biossíntese de aminoácidos comuns pelo organismo depende da natureza química da cadeia lateral do aminoácido.
III. Os aminoácidos metionina, triptofano e fenilalanina não são sintetizados pelo organismo, por isso são classificados em essenciais. Nesse caso, é necessário obtê-los da alimentação.
a. II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. III, apenas.
d. II, apenas.
e. I e III, apenas.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Em determinadas situações, como doenças, crescimento e gestação, as quantidades sintetizadas de cisteína e glutamina não são suficientes para atender às necessidades do organismo, o que exige um suprimento adicional por meio da alimentação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois em situações específicas, o organismo pode não conseguir sintetizar aminoácidos suficientes, necessitando de aporte externo. II. A capacidade de biossíntese de aminoácidos comuns pelo organismo depende da natureza química da cadeia lateral do aminoácido. Falso, a biossíntese de aminoácidos não depende apenas da natureza química da cadeia lateral, mas também de outros fatores, como a presença de precursores e a via metabólica envolvida. III. Os aminoácidos metionina, triptofano e fenilalanina não são sintetizados pelo organismo, por isso são classificados em essenciais. Nesse caso, é necessário obtê-los da alimentação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois esses aminoácidos são considerados essenciais e devem ser obtidos através da dieta. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: e) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O paciente J.S.C., 56 anos, está internado na UTI após complicações com o infarto agudo do miocárdio. Como se encontra intubado e sob ventilação mecânica, é necessário acompanhar os parâmetros ventilatórios e químicos do paciente. Para isso, amostras de sangue arterial são coletadas e analisadas no exame de gasometria. No último exame, os resultados foram pH = 7,27; pCO2 = 18 mmHg; pO2 = 81 mmHg; sO2 = 95%; [HCO3-] = 8 mM.
Baseado nos resultados do último exame de gasometria do paciente J.S.C., assinale a alternativa correta.
a. Devido à acidemia e à hipocapnia, a equipe interpretou o quadro do paciente como acidose respiratória. Para corrigir esse desequilíbrio ácido-base, a frequência respiratória do paciente foi reduzida para aumentar a pCO2.
b. Com o infarto agudo do miocárdio, houve um consumo do CO2 para neutralizar o excesso de ácido láctico produzido pelo miocárdio em anóxia. Por isso, a redução de pCO2 presente na gasometria.
c. Baseando-se nos resultados da gasometria, a equipe interpretou que o paciente apresentava um quadro de acidose metabólica, como pode ser visto pelas reduções da pCO2 e da [HCO3-].
d. O paciente J.S.C. apresenta um quadro de alcalemia, em um processo de alcalose metabólica, pois a produção de ácido láctico durante o infarto agudo do miocárdio induziu uma produção excessiva de íon bicarbonato.
e. A equipe interpretou os resultados da gasometria como um processo de alcalose respiratória, pois o paciente apresenta reduções da pCO2 e da concentração plasmática de íons bicarbonato.

Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos. Como cada um desses aminoácidos tem uma cadeia lateral com propriedades químicas características, esse grupo de 20 moléculas precursoras pode ser considerado o alfabeto no qual a linguagem da estrutura proteica é lida. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica. De maneira notável, as proteínas se dobram espontaneamente em estruturas tridimensionais, determinadas pela sequência de aminoácidos no polímero proteico. Portanto, as proteínas são a personificação da transição de um mundo unidimensional de sequências para um mundo tridimensional de moléculas capazes de realizar diversas funções.
Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. A estrutura tridimensional não é importante para as proteínas exercerem as suas diversas funções no organismo.
II. As proteínas são cadeias formadas por 20 tipos de aminoácidos que estão ligados entre si por ligações covalentes chamadas de ligações peptídicas.
III. As sequências lineares de aminoácidos não interferem no padrão de dobramento das proteínas.
a. II e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I, apenas.
d. I e III, apenas.
e. III, apenas.

Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos. Como cada um desses aminoácidos tem uma cadeia lateral com propriedades químicas características, esse grupo de 20 moléculas precursoras pode ser considerado o alfabeto no qual a linguagem da estrutura proteica é lida. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica. Para todos os aminoácidos comuns, exceto a glicina, o carbono central está ligado a quatro grupos diferentes: grupo carboxila, grupo amino, cadeia lateral e átomo de hidrogênio.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação de trechos do texto na Coluna A com suas respectivas definições, apresentadas na Coluna B.
I. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica.
II. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes.
III. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos.
IV. Para todos os aminoácidos comuns, exceto a glicina, o carbono central está ligado a quatro grupos diferentes.
a. I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2.
b. I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2.
c. I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.
d. I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.
e. I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.

As enzimas, que são catalisadores dos sistemas biológicos, atuam como notáveis dispositivos moleculares, que determinam os padrões das transformações químicas. Elas também medeiam a transformação de uma forma de energia em outra. Cerca de 25% dos genes do genoma humano codificam enzimas, o que testemunha a sua importância para a vida. As características mais notáveis das enzimas consistem em seu poder catalítico e sua especificidade. A catálise ocorre em determinado local da enzima, denominado sítio catalítico. As proteínas, como classe de macromoléculas, são catalisadoras altamente efetivos para uma grande diversidade de reações químicas, em virtude de sua capacidade de ligar-se especificamente a uma variedade muito ampla de moléculas. Ao utilizar o repertório completo de forças intermoleculares, as enzimas aproximam os substratos em uma orientação ideal, que constitui o prelúdio para a formação e a quebra de ligações químicas. Elas catalisam reações ao permitir a redução da energia de ativação da reação química e, com isso, estabilizar os estados de transição, as formas químicas de maior nível de energia nas vias das reações. Ao estabilizar seletivamente um estado de transição, uma enzima determina qual das várias reações químicas potenciais deve realmente acontecer.
Tomando como referência as enzimas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) As enzimas fazem parte de uma classe de proteínas que está envolvida na redução da energia de ativação das reações químicas que ocorrem no organismo.
( ) As enzimas oferecem as duas condições necessárias para uma reação química, colisão dos substratos em um orientação ideal e redução da energia de ativação.
( ) As enzimas agem como catalisadores biológicos, interagindo de forma inespecífica com os substratos, o que resulta em redução da energia de ativação da reação química.
( ) As enzimas possuem estrutura tridimensional, o que determina um formato específico para o sítio catalítico e, portanto, determina a especificidade enzimática.
a. V – F – F – V
b. F – F – F – V
c. V – V – V – V
d. F – V – V – F
e. V – V – F – V

A atividade enzimática pode ser interrompida ou reduzida pela ação de substâncias chamadas de inibidores. Esses inibidores interagem com as enzimas, alterando os parâmetros da cinética química, como a velocidade máxima da reação química e a constante de Michaelis. Os inibidores são importantes para a regulação de vias metabólicas, como também na prática clínica, pois muitos fármacos e substâncias tóxicas atuam na inibição de enzimas. A inibição da enzima pode ser reversível ou irreversível. Os tipos mais comuns de inibição reversível são a competitiva e a não competitiva.
Tomando como referência os inibidores enzimáticos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Na inibição competitiva, o valor da constante de Michaelis é aumentado, pois para alcançar a metade da velocidade máxima da reação química, é necessária uma quantidade maior de substrato para competir com os inibidores competitivos pelos sítios catalíticos.
( ) Os inibidores não competitivos, por não competirem pelos mesmos sítios de ligação dos substratos, reduzem o valor da constante de Michaelis. Portanto, esses inibidores sempre aumentam a afinidade da enzima pelo substrato.
( ) Com o aumento da concentração de substratos, é possível anular a inibição competitiva. Na inibição não competitiva, esse efeito não ocorre. Por isso, na inibição não competitiva, não há alteração do valor da constante de Michaelis.
( ) O ácido acetilsalicílico é um inibidor irreversível da enzima ciclo-oxigenase (COX), cujo substrato é o ácido araquidônico. Se aumentarmos a concentração de ácido araquidônico, é possível deslocar o ácido acetilsalicílico do sítio catalítico da COX.
a. V – V – F – V.
b. F – F – V – V.
c. V – F – V – F.
d. F – V – V – F.
e. V – F – F – V.

As enzimas, que são catalisadores dos sistemas biológicos, atuam como notáveis dispositivos moleculares, que determinam os padrões das transformações químicas. Elas também medeiam a transformação de uma forma de energia em outra. Cerca de 25% dos genes do genoma humano codificam enzimas, o que testemunha a sua importância para a vida. As características mais notáveis das enzimas consistem em seu poder catalítico e sua especificidade. A catálise ocorre em determinado local da enzima, denominado sítio catalítico.
Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a. A catálise enzimática depende apenas da interação entre o sítio catalítico e os substratos. Concentração de substratos, temperatura e pH não interferem na atividade enzimática.
b. A especificidade da interação entre os sítios catalíticos e os substratos não depende da estrutura tridimensional da enzima. Por isso, mesmo com a desnaturação, a enzima mantém a sua capacidade catalítica.
c. A especificidade das enzimas está relacionada com a sua capacidade catalítica, pois determina os substratos que se ligam aos sítios catalíticos e, portanto, determina a reação química que será catalisada.
d. As enzimas, parte de uma classe especial de proteínas, catalisam o metabolismo do organismo por meio do aumento da energia de ativação das reações químicas.
e. O estado de transição da reação química não é obtido por aproximação dos substratos em uma orientação ideal, pois as enzimas não possuem sítios para a interação com os substratos.

A hemoglobina é uma proteína encontrada nos eritrócitos, responsável pelo transporte de gás oxigênio e gás carbônico no sangue. Essa proteína é essencial para disponibilizar o oxigênio para as necessidades metabólicas das células.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O gás oxigênio, sendo uma molécula apolar, não se dissolve bem no meio aquoso do plasma, visto que água é uma molécula polar. Por isso, é fundamental a presença da hemoglobina que interage com o oxigênio e permite a sua oferta às células do organismo.
II. A protoporfirina é convertida em bilirrubina nos macrófagos. Em seguida, é transportada pela albumina no sangue até os hepatócitos, onde será conjugada com duas moléculas de ácido glicurônico. Assim, a bilirrubina se torna solúvel em água para ser excretada pela bile.
III. O grupo heme, associado a cada cadeia polipeptídica da hemoglobina, não é fundamental para a interação com o gás oxigênio. Pois, o oxigênio interage com as globinas, as cadeias polipeptídicas, por meio de ligações de van der Waals.
IV. A forma ferrosa do ferro tem grande afinidade pelo oxigênio, enquanto a forma férrica não tem afinidade. A protoporfirina é uma molécula orgânica que envolve o ferro e impede a oxidação do íon ferroso a íon férrico, mantendo a função do ferro no transporte de oxigênio.
a. II, III e IV, apenas.
b. I, II e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I, III e IV, apenas.

Os limites de todas as células são estabelecidos por membranas biológicas. Essas barreiras impedem que as moléculas produzidas dentro da célula escapem e também impedem que as moléculas indesejadas do lado de fora se difundam para dentro. As membranas são estruturas dinâmicas, nas quais as proteínas flutuam em um mar de lipídeos. Os componentes lipídicos da membrana formam a barreira de permeabilidade, enquanto os componentes proteicos atuam como sistema de transporte de bombas e canais, que possibilitam a entrada e a saída da célula de moléculas selecionadas.
Com base na estrutura das membranas biológicas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A membrana biológica separa dois meios, o intracelular e o extracelular, ambos são soluções aquosas. A estrutura dessa membrana é dinâmica, com maior liberdade de movimento dos lipídeos constituintes. Dessa maneira, as proteínas flutuam nesse mar de lipídeos, essencial para as atividades celulares. Essa estrutura de membrana plasmática é descrita pelo modelo do mosaico fluido.
Os lipídeos constituintes da membrana biológica possuem porções polares e apolares. As porções polares interagem por meio de ligações de hidrogênio com as moléculas de água dos meios intracelular e extracelular. As porções apolares interagem entre si por ligações de van der Waals, o que permite a estabilidade da membrana biológica. Porém, essas ligações são muito fracas, o que permite maior liberdade de movimento para os lipídeos dentro da membrana, o que explica a fluidez da estrutura.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não justifica a I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos. Como cada um desses aminoácidos tem uma cadeia lateral com propriedades químicas características, esse grupo de 20 moléculas precursoras pode ser considerado o alfabeto no qual a linguagem da estrutura proteica é lida. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica. Para todos os aminoácidos comuns, exceto a glicina, o carbono central está ligado a quatro grupos diferentes.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação de trechos do texto na Coluna A com suas respectivas definições, apresentadas na Coluna B.
I. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica.
II. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes.
III. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos.
IV. Para todos os aminoácidos comuns, exceto a glicina, o carbono central está ligado a quatro grupos diferentes.
a. I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2.
b. I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2.
c. I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.
d. I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.
e. I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.

Mais conteúdos dessa disciplina