Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Diante das informações presentes no texto, analise e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
Municípios com população inferior a 25 mil habitantes possuem pouca complexidade em sua dinâmica, o que os isenta de problemas ligados a oferta de serviços e infraestrutura básica.
Municípios com população inferior a 25 mil habitantes, o quadro de mobilidade urbana é menos complexo (se comparado aos grandes centros).
Municípios cuja população é menor que 25 mil habitantes devem integrar uma região para que ela seja considerada região metropolitana (RM).
Municípios considerados “satélites” possuem população máxima de 25 mil habitantes, ausência de relação com polos de desenvolvimento (no quesito mobilidade urbana) e exclusão das políticas contidas no Estatuto da Metrópole.
Municípios com população inferior a 25 mil habitantes, apresentam o aumento demográfico desassociado à demanda por melhoria das infraestruturas e a oferta de emprego.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa correta é: "Municípios com população inferior a 25 mil habitantes, o quadro de mobilidade urbana é menos complexo (se comparado aos grandes centros)." Essa afirmação é geralmente verdadeira, pois municípios menores tendem a ter uma dinâmica de mobilidade urbana menos complexa em comparação com grandes centros urbanos, onde a demanda por transporte e infraestrutura é muito maior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento da sociedade, das tecnologias construtivas e da economia, resultou em áreas urbanas dotadas de escalas desproporcionais, com grandes distâncias, prédios altos e arquitetura rápida. Em contraponto às cidades do passado, foram construídas a partir de escalas adaptadas aos sentidos e potencial do ser humano. Trata-se de um período de transformação e que resultou em agrupamentos de edifícios isolados e aleatórios, entre estacionamentos e grandes vias.
No que se refere ao planejamento das cidades contemporâneas, é correto afirmar que:
O urbanismo tático é um movimento que possui grande força entre a sociedade civil organizada, mas que esbarra na impossibilidade de parcerias público-privadas, o que inviabiliza sua efetividade.
O urbanismo tático representa a visão modernista do planejamento, cujo resultado foi a produção de cidades dotadas de grandes escalas, impessoais e incapazes de estimular a sociabilidade.
O urbanismo tático é a personificação da gestão monocrática do planejamento, com as ações de intervenção concentradas na mão do poder público.
O urbanismo tático representa um resgate a alguns conceitos básicos de construção da cidade (como a pessoalidade dos espaços), mas demanda grandes intervenções, o que dificulta sua efetividade.
O urbanismo tático representa uma nova visão do planejamento urbano, compatível com conceitos emergentes como cidades saudáveis, e possui o potencial de estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de transformação das cidades.

As cidades constituem o cenário das contradições econômicas, sociais e políticas. Seu sistema viário é um espaço em constante disputa entre distintos atores, tais como pedestres, usuários e condutores de bicicletas, automóveis, caminhões, ônibus e motos. Os principais problemas relacionados à mobilidade urbana são: congestionamentos; conflitos entre modalidades de transporte; redução na segurança viária; eliminação de parte de áreas verdes vistas à ampliação de espaços para circulação e estacionamentos de veículos; aumento do número de acidentes de trânsito e dos níveis de poluição sonora e atmosférica. Tais impactos afetam, de alguma forma, a sustentabilidade e o conforto espacial e ambiental, comprometendo a qualidade de vida da população.
A partir das informações apresentadas no texto avalie as afirmacoes a seguir, em relação a mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade.
I. A acessibilidade é entendida como uma equiparação das oportunidades de acesso ao que a vida urbana oferece (estudo, trabalho, lazer, bem-estar social e econômico, entre outros).
II. A mobilidade urbana é compreendida como a facilidade de deslocamentos de pessoas e de bens de um espaço urbano.
III. A mobilidade urbana sustentável envolve a construção de espaços públicos dotados de conforto ambiental e vitalidade para pedestres.
IV. A sustentabilidade urbana representa as cidades compactas, densas e multifuncionais, de modo a promover a expansão urbana.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina