Logo Passei Direto
Buscar
Nos casos de gastrite crônica, devido à redução da secreção do ácido gástrico pelo uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBPs), é comum algumas deficiências.
Sobre gastrite crônica e o refluxo gastroesofágico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite. ( ) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico. ( ) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola reduzem a pressão sob o esfíncter esofágiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B V - F - V.
C V - V - F.
D F - V - V.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre gastrite crônica e refluxo gastroesofágico: ( ) Embora existam muitos fatores causais para o desencadeamento da gastrite crônica, há alguns que se destacam como a infecção por H. pylori. Ela coloniza a submucosa gástrica humana e estabelece infecção crônica que está fortemente associada à gastrite. É verdadeira (V). A infecção por H. pylori é um dos principais fatores associados à gastrite crônica. ( ) A colonização do estômago por H. pylori induz a gastrite crônica e está relacionada com o surgimento de úlceras gástricas e duodenais, carcinoma gástrico e linfoma gástrico. É verdadeira (V). A presença de H. pylori está, de fato, associada a várias complicações, incluindo úlceras e câncer gástrico. ( ) Outro fator etiológico são as bebidas alcoólicas que estimulam o ácido gástrico exacerbando a secreção ácida. Os refrigerantes à base de cola reduzem a pressão sob o esfíncter esofágiano inferior, ocorrendo o refluxo gastroesofágico. É verdadeira (V). O consumo de álcool e refrigerantes pode contribuir para o aumento da secreção ácida e para o refluxo gastroesofágico. Portanto, a sequência correta é: V - V - V. No entanto, essa opção não está disponível nas alternativas. Vamos revisar as opções: A) F - F - V. B) V - F - V. C) V - V - F. D) F - V - V. A única alternativa que apresenta a sequência correta para as duas primeiras afirmações (V - V) e a terceira como falsa (F) é a opção C) V - V - F. Assim, a resposta correta é: C) V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A dieta ocidental favorece a inflamação, piorando o quadro das doenças inflamatórias intestinais (DII). Sobre ajustes na dietoterapia objetivando controlar e manter a remissão das DII, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Fase ativa.
II- Fase de remissão.
( ) Preferir temperos naturais (cebola, alho e ervas), evitar condimentos picantes e molhos prontos.
( ) Reduzir alimentos crus e ricos em fibras.
( ) Dieta rica em antioxidantes e fibras e com gorduras monoinsaturadas.
( ) Assegurar a ingestão de líquidos (água sem gás, chás naturais sem cafeína, bebidas isotônicas e água de coco são bem toleradas) em casos de diarreia.
( ) Reintroduzir alimentos menos tolerados, mantendo a dieta balanceada e saudável sem comprometer o estado nutricional.
A I - II - II - II - I.
B II - I - I - I - II.
C II - II - I - II - I.
D I - I - II - I - II.

Para que a absorção de nutrientes ocorra, eles devem ser digeridos nas suas menores partes, através da digestão mecânica (mastigação, movimentos de mistura e peristálticos) e química (enzimas e ácido clorídrico), para que possam ser transportados da luz dos compartimentos do sistema digestório (principalmente intestino delgado) para a circulação sistêmica.
Sobre a digestão e a absorção, assinale a alternativa CORRETA:
A A absorção de todas as classes de nutrientes ocorre em todos os compartimentos do sistema digestório, desde a boca até o intestino grosso.
B Absorção é o processo de passagem dos nutrientes já digeridos, do sistema digestório para a circulação sistêmica ou sistema linfático.
C Digestão é o processo de passagem dos nutrientes já digeridos, dos compartimentos do sistema digestório para a circulação sistêmica ou sistema linfático.
D O ácido clorídrico, presente no estômago, digere todas as classes de nutrientes, lipídeos, proteínas e carboidratos.

Os inibidores da bomba de prótons (IBP) são os mais potentes na supressão da secreção de ácido gástrico e amplamente utilizados no tratamento de patologias gástricas, como o refluxo gastroesofágico e a úlcera péptica. Sobre os IBP, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Uma importante função dos IBP é matar microrganismos, como a H. pylori, por exemplo.
II- Os IBP aumentam a secreção de ácido gástrico, que combatem a H. Pylori e auxiliam na digestão e absorção de nutrientes.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Uma alimentação balanceada é importante no tratamento da úlcera péptica (UP), dado que os alimentos podem prevenir, tratar ou até mesmo aliviar os sintomas que envolvem o desenvolvimento dessa patologia. Sobre as recomendações dietoterápicas na UP, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Leite, queijos magros, iogurtes e leite fermentado são alimentos permitidos para pacientes com UP, enquanto os queijos gordurosos devem ser consumidos com moderação.
II- Alimentos fritos, chocolate, café, chá preto, pimentas picantes estão na relação de alimentos proibidos aos indivíduos com UP.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

As duas principais formas de doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Sobre as características clínicas dessas doenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A doença de Crohn tipicamente envolve o reto e o cólon de forma segmentar, com áreas saudáveis entrepostas; já a colite ulcerativa é geralmente um processo de doença contínuo que envolve o intestino delgado e grosso e progride por comprimentos variáveis do cólon.
( ) A doença de Crohn e a colite ulcerativa compartilham algumas características clínicas, incluindo febre, diarreia, perda de peso, anemia e intolerâncias alimentares.
( ) Estudos sugerem que pacientes com colite ulcerativa apresentam um aumento da permeabilidade do epitélio intestinal, que levam a uma diminuição da função de barreira que contribuem para a patogênese das doenças inflamatórias intestinais (DII), pois permitem uma maior exposição a antígenos e ativação do sistema imunológico.
A F - V - V.
B V - V - F.
C F - F - F.
D V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina