Logo Passei Direto
Buscar
Conforme a discussão de Mizukami (1985), um aspecto do processo de ensino-aprendizagem são as abordagens tradicional, comportamentalista, a humanista, a cognitivista e a abordagem sociocultural.
Das alternativas abaixo, qual melhor identifica uma abordagem tradicional?
A professora Lúcia Helena acredita que os fatores sociais dos estudantes são elementos importantes na sala de aula, estabelecendo pontes entre os conteúdos e essas realidades.
O professor Dimas estimula a criatividade de seus alunos e entende que a liberdade é um elemento necessário para o processo de ensino-aprendizagem.
O professor Richard mobiliza métodos que reforçam o diálogo, as ideias e as palavras dos estudantes durante suas aulas.
A professora Lélia faz uso prioritário de aula expositivas em que suas ideias e discussões são colocadas como ideias únicas, nesse contexto seus alunos tem pouco espaço de fala e diálogo.
A professora Risoleta dá aulas há 30 anos e entende que os estudantes devem ser aproximados de métodos e técnicas atuais com a predominância de recursos tecnológicos.
User badge image
Matematicamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a abordagem tradicional no contexto do ensino-aprendizagem, precisamos considerar as características dessa abordagem, que geralmente envolve aulas expositivas, foco no professor como detentor do conhecimento e pouco espaço para a participação ativa dos alunos. Analisando as alternativas: 1. A professora Lúcia Helena: Ela acredita que os fatores sociais dos estudantes são importantes, o que indica uma abordagem mais humanista ou sociocultural. 2. O professor Dimas: Estimula a criatividade e a liberdade dos alunos, o que é característico de abordagens mais modernas e progressistas. 3. O professor Richard: Mobiliza métodos que reforçam o diálogo e a participação dos estudantes, o que também não se alinha com a abordagem tradicional. 4. A professora Lélia: Faz uso prioritário de aulas expositivas, onde suas ideias são apresentadas como únicas e os alunos têm pouco espaço para fala e diálogo. Isso se encaixa perfeitamente na abordagem tradicional. 5. A professora Risoleta: Embora tenha experiência, ela busca métodos e técnicas atuais, o que não é característico da abordagem tradicional. Portanto, a alternativa que melhor identifica uma abordagem tradicional é: A professora Lélia faz uso prioritário de aulas expositivas em que suas ideias e discussões são colocadas como ideias únicas, nesse contexto seus alunos têm pouco espaço de fala e diálogo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(IDIB - 2020 - Prefeitura de Araguaína - TO - Professor - Zona Urbana- Adaptada) O objeto de estudo da didática é o processo de ensino que é o campo principal da educação escolar.
Dessa forma, pode-se considerar que o processo de ensino inclui:
as crenças particulares de cada aluno.
os conteúdos dos programas e dos livros didáticos.
as diretrizes que regulam e orientam a mídia brasileira.
as crenças particulares do docente.
os métodos e as formas organizativas do ensino na Europa.

Leia o trecho que segue: “A abordagem que envolve o processo de ensino-aprendizagem promove questionamentos que só são respondidos, quando refletidos e definidos na própria prática de ensinar e no ato de aprender.
Na sequência, identifique a alternativa correta que dialoga com a ideia de construção do processo de ensino-aprendizagem.
A coordenadora pedagógica Marisa, de Paracuru (CE), avalia que no ensino fundamental não é possível perceber o processo de ensino-aprendizagem, sendo ele mais perceptível no Ensino Médio.
A pedagoga Helena, de Barcelos (AM), avalia que o conceito de ensino-aprendizagem deve ser aprimorado somente com a intensificação do processo de ensinar, sendo a aprendizagem menor nesse fenômeno didático.
A professora Josi, de Teotônio Vilela (AL), faz pesquisas no campo da educação mas não nota a necessidade de conectar essas questões com a sua docência.
O professor José Mauro, de Macapá (AP), preocupado com o processo de ensino-aprendizagem, está realizando levantamentos sobre a situação socioeconômica e cultural de seus estudantes por meio de discussões em sala de aula e com base em uma análise dos registros de matrícula dos estudantes.
O pedagogo Mayke, de Guanambi (BA), entende que o contexto pedagógico está exclusivamente dado no livro didático.

O conceito de educação tem se ampliado na contemporaneidade. A diversificação das atividades educativas na sociedade tem ocasionado mudanças na ação pedagógica, nas esferas política, cultural e econômica.
Tendo isso em mente, assinale a afirmativa correta.
A Pedagogia, por meio de conhecimentos filosóficos, científicos e técnico-profissionais, pesquisa a realidade educacional em transformação, portanto cabe a ela investigar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na sociedade do conhecimento e da informação.
A “sociedade do conhecimento” é eminentemente pedagógica. Nela, os vínculos entre educação e economia são estreitos, pois a tarefa central da Pedagogia consiste em propor as melhores formas de preparar os sujeitos para o mercado de trabalho.
A educação é uma prática que só pode ser entendida dentro da desigualdade social. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma subordinada aos interesses econômicos das elites.
A educação é uma prática social que só pode ser entendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma independente e insubordinada a interesses econômicos, político-partidários, ideológicos e culturais.
A Pedagogia deve abandonar a formação de sujeitos racionais pela razão crítica, pois cabe a ela retomar o sentido da busca da autonomia e da valorização de uma ciência não absolutizada ou ideológica, conectada ao contexto social, político e cultural.

Mais conteúdos dessa disciplina