Logo Passei Direto
Buscar
A escolha de bons testes diagnósticos é uma etapa essencial no controle de qualidade do laboratório clínico, que têm a responsabilidade de sempre oferecer resultados confiáveis aos seus clientes. Dentre os parâmetros de qualidade avaliados durante a validação intrínseca dos testes, destacam-se sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo.
Considerando o conteúdo estudado acerca dos parâmetros de qualidade, assinale a alternativa que corresponde corretamente à definição de VPN:
Proporção de indivíduos que apresentam a doença cujo teste é positivo.
Proporção de indivíduos sadios dentre todos os resultados negativos.
Proporção de indivíduos com teste negativo que apresentam a doença.
Proporção de falsos negativos dentre todos os indivíduos testados.
Proporção de indivíduos sadios dentre todos os resultados positivos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O Valor Preditivo Negativo (VPN) é definido como a proporção de indivíduos sadios dentre todos os resultados negativos. Portanto, a alternativa correta é: Proporção de indivíduos sadios dentre todos os resultados negativos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os profissionais que atuam em todas as etapas da rotina do laboratório de análises clínicas estão sujeitos à exposição diária a diversos tipos de fatores de risco, que incluem agentes físicos, químicos, ergonômicos e biológicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biossegurança laboratorial, assinale a alternativa que apresenta somente fatores de risco químico:
manutenção de longas jornadas diárias de trabalho e manipulação de reagentes tóxicos na rotina.
uso de temperaturas elevadas na manipulação da autoclave e contato com vapores inaláveis na coloração de lâminas.
contato com freezer de temperatura ultrabaixa e movimentos repetitivos na execução de tarefas diárias.
contato com vapores inaláveis na coloração de lâminas e uso de reagentes tóxicos facilmente absorvíveis pela pele.
manipulação de amostras biológicas de elevado risco e contato com temperaturas extremas na rotina.

Leia o trecho a seguir: “As micobactérias são outro grupo de bactérias não formadoras de endósporos que exibem uma resistência maior que o normal aos biocidas químicos. Esse grupo inclui o Mycobacterium tuberculosis, o patógeno que causa a tuberculose. A parede celular desse organismo, e de outros membros desse gênero, possui um componente céreo e rico em lipídeos.” Fonte: TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Considerando o conteúdo estudado acerca da classificação do risco biológico dos microrganismos, pode-se afirmar que as micobactérias causadoras de tuberculose e hanseníase são consideradas de risco III, pois:
representam baixíssimo risco individual ou coletivo e causam doenças transmitidas por objetos inanimados chamados de fômites.
apresentam risco leve a moderado tanto individual quanto coletivo e causam doenças transmissíveis por meios ainda desconhecidos.
representam risco elevado tanto individual quanto comunitário, além de causarem doenças tratáveis que podem ser transmitidas de pessoa a pessoa.
representam risco elevado tanto individual quanto coletivo e causam doenças sem tratamentos e medidas eficazes de prevenção conhecidas.
têm baixo risco individual e coletivo, mas causam doenças infecciosas para as quais não há medidas efetivas de tratamento e prevenção.

Leia o trecho a seguir: “Anticorpos são proteínas globulínicas (imunoglobulinas) que reagem especificamente com o antígeno que estimulou a sua produção. Eles perfazem cerca de 20% do total de proteínas no plasma sanguíneo [...]. Existem cinco classes de anticorpos: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE. Os anticorpos são divididos nessas classes de acordo com as diferenças em suas cadeias pesadas.” Fonte: LEVINSON, W. Microbiologia Médica e Imunologia. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 494.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as imunoglobulinas humanas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A estrutura básica de uma imunoglobulina apresenta formato semelhante à letra Y, com duas cadeias polipeptídicas leves e duas cadeias pesadas.
II. ( ) As regiões variáveis das cadeias leves e pesadas são importantes para o reconhecimento dos antígenos.
III. ( ) A classe de imunoglobulina predominante no soro humano é a IgM, que atua na neutralização e opsonização de patógenos e ativação do complemento.
IV. ( ) As imunoglobulinas da classe IgA atuam na proteção de superfícies mucosas e podem ser encontradas na lágrima, no suor e no leite materno.
V. ( ) O soro dos recém-nascidos apresenta predomínio de anticorpos da classe IgM, que são os únicos capazes de atravessar a placenta.
F, V, F, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, F, V, F.
V, F, F, V, F.
V, F, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Antígenos são moléculas que reagem com anticorpos, ao passo que imunógenos são moléculas que induzem uma resposta imune. Na maioria das vezes, antígenos são imunógenos, e os termos são usados indiscriminadamente.” Fonte: LEVINSON, W. Microbiologia Médica e Imunologia. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. p. 470.
Considerando o trecho acima e o conteúdo estudado a respeito dos conceitos de imunologia básica, analise as afirmativas a seguir:
I. Regiões pequenas e delimitadas do antígeno que se ligam aos anticorpos são chamadas de epítopos ou determinantes antigênicos.
II. Antígenos com um único epítopo são denominados monovalentes; já antígenos com vários epítopos iguais são ou mult i ou polivalentes.
III. Antígenos sem capacidade de desencadear uma resposta imunológica são denominados de haptenos.
IV. A diferença entre haptenos e imunógenos é que os haptenos se ligam de modo mais fraco às moléculas do MHC.
I, II e III.
II e IV.
I e III.
II, III e IV.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A intoxicação causada pelo veneno das serpentes é usualmente apresentada por manifestações locais, alterações hemorrágicas, nefrotoxicidade e neurotoxicidade. O envolvimento cardíaco é raro, e os poucos casos descritos ocorrem em pacientes sem maiores fatores de risco cardiovascular ou doença cardíaca conhecida.” Fonte: GOMES, R. A. F. Myocardial infarction after snake bite. International Journal of Cardiovascular Science, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, 2018.
O tratamento de indivíduos afetados por picadas de cobra com uso de soro antiofídico é um exemplo clássico de imunização passiva. Em relação ao conteúdo estudado acerca da imunização passiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A administração de soro homólogo é um processo de imunização passiva natural, já o uso de soro heterólogo é exemplo de imunização passiva artificial.
II. Soros heterólogos são obtidos do sangue de diversas espécies de animais inoculados com o antígeno para qual se quer obter o anticorpo de interesse.
III. Os soros homólogos são aqueles que apresentam maior risco de transmissão de doenças.
IV. A vantagem dos soros heterólogos para imunização passiva é o baixo risco de reações de hipersensibilidade e ausência de transmissão de doenças.
I, II e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
I e II.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPCs) são importantes elementos de contenção primária que devem ser empregados com o intuito de reduzir, ou até mesmo eliminar, os potenciais riscos aos quais os profissionais são expostos durante suas atividades laborais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de EPIs e EPCs no ambiente laboratorial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O fornecimento de EPIs deve ser feito pelo empregador, que também é responsável pelas orientações e treinamentos dos funcionários para seu uso correto.
II. ( ) Os funcionários têm a obrigação de guardar seus EPIs de forma adequada e comunicar aos empregadores quando necessitarem de reposição.
III. ( ) Luvas descartáveis e jaleco de manga longa são os únicos EPIs necessários para profissionais que trabalham com manipulação de amostras biológicas.
IV. ( ) Os tipos de EPIs e EPCs exigidos em um laboratório dependem do nível de biossegurança ao qual o laboratório pertence.
V. ( ) O único nível de biossegurança que exige o uso de capelas de segurança biológica com filtro HEPA é o NB-4.

Mais conteúdos dessa disciplina