Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Lalande (1999), por indução deve-se entender a operação mental que remonta certo número de proposições indutoras e uma proposição ou um pequeno número de proposições chamadas de induzidas, que, por sua vez, implicam todas as proposições indutoras. Podemos concluir que o método indutivo parte da observação de premissas para alcançar uma conclusão construída com informações sobre fatos não observados, ou seja, uma conclusão cujo conteúdo é mais amplo do que o das premissas que a fundaram.
Sobre os tipos de raciocínio indutivo, assinale a alternativa incorreta.
a. Quando um argumento aponta que duas coisas são parecidas sob determinados aspectos, elas são igualmente similares sob outros aspectos. Tal argumento vale-se de um raciocínio indutivo analógico.
b. Na indução enumerativa, a força do argumento da conclusão depende da quantidade de amostragem.
c. A indução enumerativa é utilizada quando se alcança uma conclusão após a observação de apenas alguns membros de um grupo.
d. A indução hipotética parte da observação de alguns dos membros de um dado grupo para chegar a uma generalização sobre um grupo de coisas.
e. Na indução analógica, o raciocínio lógico surge da observação e constatação de similaridade entre duas coisas, e, sob certos aspectos, amplia-se a outros aspectos.
User badge image
Perguntas sobre Metodologia Científica

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta sobre os tipos de raciocínio indutivo: a) Quando um argumento aponta que duas coisas são parecidas sob determinados aspectos, elas são igualmente similares sob outros aspectos. Tal argumento vale-se de um raciocínio indutivo analógico. - Esta afirmação está correta, pois descreve bem o raciocínio indutivo analógico. b) Na indução enumerativa, a força do argumento da conclusão depende da quantidade de amostragem. - Esta afirmação também está correta, já que a indução enumerativa realmente depende da quantidade de dados observados. c) A indução enumerativa é utilizada quando se alcança uma conclusão após a observação de apenas alguns membros de um grupo. - Esta afirmação é verdadeira, pois a indução enumerativa pode ser feita com uma amostra limitada. d) A indução hipotética parte da observação de alguns dos membros de um dado grupo para chegar a uma generalização sobre um grupo de coisas. - Esta afirmação é incorreta, pois a indução hipotética não se baseia apenas na observação de alguns membros, mas sim em hipóteses que podem ser testadas. e) Na indução analógica, o raciocínio lógico surge da observação e constatação de similaridade entre duas coisas, e, sob certos aspectos, amplia-se a outros aspectos. - Esta afirmação está correta e descreve bem o raciocínio indutivo analógico. Portanto, a alternativa incorreta é: d) A indução hipotética parte da observação de alguns dos membros de um dado grupo para chegar a uma generalização sobre um grupo de coisas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Educação a Distância (EaD) é uma forma de ensino-aprendizagem mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que permite o processo cognitivo entre o professor e o estudante, apesar de estarem em ambientes físicos diferentes. Isso significa que, em vez de todos se encontrarem em uma sala de aula, com dia e hora marcados, cada um estuda em um horário diferente e onde quiser – por exemplo, em casa, na biblioteca, no trabalho etc. (COSTA, 2017). A Educação a Distância, no entanto, não ocorre apenas em função do professor. O estudo a distância valoriza a autonomia do aluno, que se torna protagonista de seu próprio aprendizado. Nesse caso, o professor deixa de exercer o papel de mero transmissor do conhecimento, passando a desempenhar funções diversas. No caso da EaD, essas diversas funções são distribuídas entre vários perfis docentes, como: (I) Tutor. (II) Professor formador (ou conteudista). (III) Professor ator (ou apresentador). (IV) Mentor. Claro que, dependendo da instituição de ensino, outras funções podem entrar em cena, como tutor guardião, tutor de processo, entre outros. Desse modo, preencha as lacunas a seguir com o número correspondente ao perfil profissional docente que mais se enquadra nas respectivas descrições seguintes.
( ) Em algumas situações, o trabalho de acompanhamento do aluno é dividido com esse profissional, que se atém a orientar o aluno em sua organização pessoal para o processo de autoestudo e, em algumas instituições de ensino, disponibiliza-se para orientação vocacional e encaminhamento para o mercado de trabalho.
( ) Figura como protagonista em vídeos e/ou podcasts, transmitindo parte do conteúdo a ser estudado pelo aluno.
( ) É o responsável pelo conteúdo disponibilizado para o aluno, estando à disposição para elucidar dúvidas específicas sobre esse conteúdo de estudo. Dependendo da instituição, suas funções podem se limitar à autoria e/ou curadoria do conteúdo de estudo do aluno.
( ) Tem como principal função o acompanhamento das atividades de estudo do aluno, estando sempre à disposição para elucidar dúvidas quanto ao uso do ambiente virtual de aprendizagem, entre outras questões técnicas.
a. IV, III, II, I.
b. IV, I, III, II.
c. I, II, III, IV.
d. III, II, IV, I.
e. II, I, IV, III.

Mais conteúdos dessa disciplina