Logo Passei Direto
Buscar
Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
(A) a oração “Expressando a busca de coerência entre o discurso e a prática”, que abre o terceiro parágrafo, pode ser reescrita, preservando-se o sentido do texto original, sem que ocorra erro gramatical, da seguinte maneira: “Conquanto expresse a busca de coerência entre o discurso e a prática”.
(B) na oração “Expressando a busca de coerência entre o discurso e a prática”, que abre o terceiro parágrafo, se a palavra destacada for substituída por “por”, haverá intensificação da ideia de empenho ou esforço no ato de buscar.
(C) no terceiro parágrafo, as palavras “coerência”, “prática”, “Código”, “Ética”, “também” e “princípios” foram acentuadas de acordo com a mesma regra.
(D) a oração “fazer valer estes princípios em práticas concretas cotidianas”, do terceiro parágrafo, não pode ser reescrita da seguinte maneira, de acordo com as regras da gramática normativa: “fazer estes princípios valerem em práticas concretas cotidianas”.
(E) se quisermos, na frase “fazer valer estes princípios em práticas concretas cotidianas”, do terceiro parágrafo, substituir o termo destacado por pronome, utilizaremos, obrigatoriamente, um pronome pessoal do caso reto, já que o termo exerce a função de sujeito da segunda oração.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: (A) A reescrita proposta altera a estrutura da oração, mas "Conquanto" é uma conjunção que pode não manter o mesmo sentido. Portanto, essa opção pode não ser correta. (B) A substituição da palavra "expressando" por "por" não necessariamente intensifica a ideia de empenho ou esforço. Essa opção parece incorreta. (C) As palavras mencionadas podem ter regras de acentuação diferentes, então essa afirmação pode não ser verdadeira. (D) A reescrita "fazer estes princípios valerem em práticas concretas cotidianas" é gramaticalmente correta, portanto, a afirmação de que não pode ser reescrita dessa forma é falsa. (E) A afirmação de que devemos usar um pronome pessoal do caso reto não é correta, pois o pronome que substitui "fazer valer" pode ser um pronome oblíquo, como "os", por exemplo. Após essa análise, a alternativa que parece mais correta é a (A), pois a reescrita proposta pode ser considerada válida, embora a interpretação do sentido possa variar. Portanto, a resposta correta é: (A).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Para responder às questões de 1 a 6, leia o texto abaixo, escrito por José Sergio Gabrielli de Azevedo, Presidente da Petrobras; trata-se do texto de apresentação do Código de Ética do Sistema Petrobras, disponível no site oficial da Liquigás.
Assinale a alternativa que contenha afirmacoes coerentes com as apresentadas no texto de José Sergio Gabrielli de Azevedo.
(A) Dentre outros aspectos, o Código de Ética da Petrobras se destaca porque, desde sua primeira versão, foi formulado com a participação de seus colaboradores, por meio de um processo participativo e representativo.
(B) Empresas como a Petrobras acreditam que práticas associadas ao desenvolvimento sustentável e iniciativas que promovem o desenvolvimento ambiental, social, cultural e ético das sociedades precedem os interesses meramente econômicos e a obtenção de lucros.
(C) Por meio do Código de Ética do Sistema Petrobras, aspira-se à coerência entre discurso e prática; o documento é um compromisso público do Sistema Petrobras, por mais que revele a vontade da corporação em fazer valer estes princípios em práticas concretas cotidianas.
(D) O direito de compor o Índice Mundial Dow Jones de Sustentabilidade e a adesão da Petrobras, em outubro de 2003, aos Princípios do Pacto Global da ONU são indicadores claros de seu compromisso com valores como a responsabilidade social e ambiental.
(E) A publicação da mais nova versão do Código de Ética do Sistema Petrobras faz que a empresa seja líder no que diz respeito às melhores práticas de empresas do setor no mercado internacional.

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
(A) na oração “que se empenham pelo desenvolvimento sustentável e comprometem-se em fazer dos empreendimentos econômicos”, do quarto parágrafo, os verbos destacados são pronominais, mas a supressão dos pronomes não terá implicações semânticas.
(B) na oração “que se empenham pelo desenvolvimento sustentável e comprometem-se em fazer dos empreendimentos econômicos”, do quarto parágrafo, as formas verbais destacadas foram flexionadas no plural de acordo com o termo “melhores práticas”, antecedente do pronome relativo “que”.
(C) o trecho “comprometem-se em fazer dos empreendimentos econômicos iniciativas que também promovam o desenvolvimento ambiental”, do quarto parágrafo, pode ser reescrito, preservando-se o sentido do texto original, sem que ocorra erro gramatical, da seguinte maneira: “comprometem-se em fazer que os empreendimentos econômicos sejam iniciativas que também promovam o desenvolvimento ambiental”.
(D) o trecho “Este compromisso ético levou a Petrobras a conquistar, em setembro de 2006, o direito de compor o Índice Mundial Dow Jones”, do quarto parágrafo, pode ser reescrito, preservando-se o sentido do texto original, sem que ocorra erro gramatical, da seguinte maneira: “Este compromisso ético levou a Petrobras a conquista, em setembro de 2006, do direito de compor o Índice Mundial Dow Jones”.
(E) nos trechos “promovam o desenvolvimento ambiental, social, cultural e ético das sociedades” e “parâmetro para análise dos investidores sócio e ambientalmente responsáveis”, do quarto parágrafo, as palavras destacadas são adjetivos.

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que (A) a oração “Tais noções, que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante –, podem também ser associadas”, do quarto parágrafo, pode ser reescrita, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, da seguinte maneira: “Essas noções que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante – podem também ser associadas”. (B) na oração “os anglo-saxões empreenderam uma das maiores mobilizações sócio-religiosas de que se tem notícia”, do quarto parágrafo, a palavra destacada tem sido grafada, nos dicionários, da seguinte maneira: sociorreligiosas. (C) na oração “os anglo-saxões empreenderam uma das maiores mobilizações sócio-religiosas de que se tem notícia”, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada deveria ter sido flexionada no plural: “têm”. (D) no fragmento “Em sociedades pouco escolarizadas, ao contrário, é onde se encontram mais frequentemente fatalistas avessos à noção republicana de espaço público”, do quinto parágrafo, a supressão da expressão sublinhada, mesmo com o pronome “se” em posição enclítica, prejudicaria sensivelmente o sentido do texto original e resultaria em erro gramatical. (E) a oração “é onde se encontram mais frequentemente fatalistas avessos à noção republicana de espaço público”, do quinto parágrafo, pode ser reescrita, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, da seguinte maneira: “é onde mais frequentemente são encontrados fatalistas avessos à noções republicanas de espaço público”.

Mais conteúdos dessa disciplina