Logo Passei Direto
Buscar
Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
(A) na oração “Nos países anglo-saxões, o indivíduo tudo pode”, do terceiro parágrafo, devido à inversão dos termos da oração, deveria haver uma vírgula depois do termo destacado.
(B) segundo o autor do texto, no terceiro parágrafo, os laços afetivos dos anglo-saxões são tão frágeis que, entre esses povos, a mobilidade geográfica é encarada como indício de falta de fatalismo.
(C) uma inferência possível a partir das afirmações do terceiro parágrafo é a de que a diferença de significado entre community e comunidade é reveladora de diferenças culturais de brasileiros e povos anglo-saxões.
(D) a expressão “Tais noções”, do início do quarto parágrafo, refere-se ao fatalismo religioso católico, à visão familista e à falta de espírito público.
(E) na oração “Tais noções, que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante –, podem também ser associadas”, do quarto parágrafo, é incorreto o uso da vírgula após a segunda ocorrência do travessão.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: (A) "Nos países anglo-saxões, o indivíduo tudo pode” - A afirmação sobre a necessidade de uma vírgula após o termo destacado é discutível, mas a inversão dos termos não necessariamente exige uma vírgula. Portanto, essa opção pode não ser correta. (B) A afirmação sobre os laços afetivos dos anglo-saxões e a mobilidade geográfica é uma interpretação que pode ser verdadeira, mas não temos certeza sem o contexto do texto. (C) A inferência sobre a diferença de significado entre "community" e "comunidade" revelando diferenças culturais é uma análise válida e pode ser uma interpretação correta, dependendo do texto. (D) A expressão “Tais noções” referindo-se ao fatalismo religioso católico, à visão familista e à falta de espírito público pode ser correta, mas depende do contexto do texto. (E) A afirmação sobre o uso da vírgula após a segunda ocorrência do travessão pode ser uma questão de estilo, mas não é necessariamente incorreta segundo a gramática normativa. Diante da análise, a alternativa que parece mais segura e que pode ser considerada correta, dependendo do contexto do texto, é a (C), pois a diferença de significado entre "community" e "comunidade" realmente pode refletir diferenças culturais. Portanto, a resposta correta é: (C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que (A) a oração “Tais noções, que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante –, podem também ser associadas”, do quarto parágrafo, pode ser reescrita, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, da seguinte maneira: “Essas noções que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante – podem também ser associadas”. (B) na oração “os anglo-saxões empreenderam uma das maiores mobilizações sócio-religiosas de que se tem notícia”, do quarto parágrafo, a palavra destacada tem sido grafada, nos dicionários, da seguinte maneira: sociorreligiosas. (C) na oração “os anglo-saxões empreenderam uma das maiores mobilizações sócio-religiosas de que se tem notícia”, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada deveria ter sido flexionada no plural: “têm”. (D) no fragmento “Em sociedades pouco escolarizadas, ao contrário, é onde se encontram mais frequentemente fatalistas avessos à noção republicana de espaço público”, do quinto parágrafo, a supressão da expressão sublinhada, mesmo com o pronome “se” em posição enclítica, prejudicaria sensivelmente o sentido do texto original e resultaria em erro gramatical. (E) a oração “é onde se encontram mais frequentemente fatalistas avessos à noção republicana de espaço público”, do quinto parágrafo, pode ser reescrita, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, da seguinte maneira: “é onde mais frequentemente são encontrados fatalistas avessos à noções republicanas de espaço público”.

Mais conteúdos dessa disciplina