Logo Passei Direto
Buscar
Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
(A) o fragmento “No caso do Brasil, apesar da mistura de raças”, do início do segundo parágrafo, pode ser reescrito, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, por: “No caso do Brasil, apesar de haverem raças misturadas”.
(B) segundo as afirmações apresentadas pelo autor no segundo parágrafo, no Brasil, ocorrem o fatalismo religioso católico, a visão familista e a falta de espírito público devido à herança portuguesa.
(C) o fragmento “a idéia de que o espaço público não é de ninguém” pode ser reescrito, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, por: “a idéia do espaço público não ser de ninguém”.
(D) na oração “Há grande contraste com a matriz social anglo-saxã de origem protestante”, do início do terceiro parágrafo, o termo sublinhado é sujeito, o que levou o verbo “haver” à terceira pessoa do singular.
(E) na oração “A predestinação calvinista fez com que povos como o norte-americano agissem no mundo”, do terceiro parágrafo, a palavra sublinhada não pode ser suprimida, sem que ocorra erro gramatical.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: (A) "No caso do Brasil, apesar da mistura de raças” pode ser reescrito como “No caso do Brasil, apesar de haverem raças misturadas”. Aqui, o uso de "haverem" está incorreto, pois o verbo "haver" no sentido de existir deve ser usado na forma impessoal, ou seja, "haver raças misturadas". Portanto, essa alternativa está errada. (B) Segundo as afirmações do autor, é correto afirmar que no Brasil ocorrem o fatalismo religioso católico, a visão familista e a falta de espírito público devido à herança portuguesa. Se isso está de acordo com o texto, essa alternativa pode ser correta, mas depende do conteúdo do texto que não foi fornecido. (C) O fragmento “a ideia de que o espaço público não é de ninguém” pode ser reescrito como “a ideia do espaço público não ser de ninguém”. Essa reescrita altera a estrutura da frase e pode não preservar o sentido original, então essa alternativa está errada. (D) Na oração “Há grande contraste com a matriz social anglo-saxã de origem protestante”, o termo "Há" é uma forma do verbo "haver" que indica existência e, portanto, está na terceira pessoa do singular. Essa afirmação está correta. (E) Na oração “A predestinação calvinista fez com que povos como o norte-americano agissem no mundo”, a palavra "que" é uma conjunção integrante e não pode ser suprimida sem alterar o sentido da frase. Essa afirmação é verdadeira. Com base na análise, a alternativa correta é a (D), pois descreve corretamente a função do verbo "haver" na frase.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Levando em consideração as afirmações do texto e as orientações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que (A) a oração “Tais noções, que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante –, podem também ser associadas”, do quarto parágrafo, pode ser reescrita, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, da seguinte maneira: “Essas noções que podem ser atribuídas ao molde religioso – católico versus protestante – podem também ser associadas”. (B) na oração “os anglo-saxões empreenderam uma das maiores mobilizações sócio-religiosas de que se tem notícia”, do quarto parágrafo, a palavra destacada tem sido grafada, nos dicionários, da seguinte maneira: sociorreligiosas. (C) na oração “os anglo-saxões empreenderam uma das maiores mobilizações sócio-religiosas de que se tem notícia”, do quarto parágrafo, a forma verbal destacada deveria ter sido flexionada no plural: “têm”. (D) no fragmento “Em sociedades pouco escolarizadas, ao contrário, é onde se encontram mais frequentemente fatalistas avessos à noção republicana de espaço público”, do quinto parágrafo, a supressão da expressão sublinhada, mesmo com o pronome “se” em posição enclítica, prejudicaria sensivelmente o sentido do texto original e resultaria em erro gramatical. (E) a oração “é onde se encontram mais frequentemente fatalistas avessos à noção republicana de espaço público”, do quinto parágrafo, pode ser reescrita, sem que ocorra erro gramatical, preservando-se o sentido do texto original, da seguinte maneira: “é onde mais frequentemente são encontrados fatalistas avessos à noções republicanas de espaço público”.

Mais conteúdos dessa disciplina