Logo Passei Direto
Buscar
Nos termos do Regime Geral da Previdência Social, período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício.
Neste sentido, dependem de período de carência os benefícios de
a) auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.
b) pensão por morte e salário-maternidade para empregada doméstica.
c) salário-família e auxílio-doença.
d) auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
e) aposentadoria especial e aposentadoria por idade.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender quais benefícios do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) dependem de um período de carência. Vamos analisar as alternativas: a) auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez - O auxílio-acidente não depende de carência, mas a aposentadoria por invalidez depende. b) pensão por morte e salário-maternidade para empregada doméstica - A pensão por morte não depende de carência, mas o salário-maternidade depende. c) salário-família e auxílio-doença - O salário-família não depende de carência, mas o auxílio-doença depende. d) auxílio-reclusão e auxílio-acidente - O auxílio-reclusão depende de carência, mas o auxílio-acidente não depende. e) aposentadoria especial e aposentadoria por idade - Ambas as aposentadorias dependem de carência. Dessa forma, a alternativa que apresenta benefícios que dependem de período de carência é a e) aposentadoria especial e aposentadoria por idade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sidney é segurado especial da Previdência Social. Em sua propriedade rural em Resende - RJ, além da atividade agropecuária, ele passou também a explorar a atividade turística, inclusive com hospedagem. Considerando que a exploração turística com hospedagem ocorre apenas nos meses de Dezembro e Janeiro, em razão das festas Natalinas, segundo a Lei no 8.212/91, esta exploração
a) descaracteriza a condição de segurado especial em razão do turismo com hospedagem, tendo em vista que a dupla atividade é permitida na modalidade do turismo simples. b) descaracteriza a condição de segurado especial em razão da dupla atividade desenvolvida. c) não descaracteriza a condição de segurado especial, desde que a hospedagem não ultrapasse 120 dias ao ano. d) não descaracteriza a condição de segurado especial, desde que a hospedagem não ultrapasse 180 dias ao ano. e) descaracteriza a condição de segurado especial porque a hospedagem ultrapassou os 30 dias ao ano permitido na legislação.

Os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social classificam-se como segurados e dependentes. Nos termos da legislação previdenciária é correto afirmar que:
a) É segurado obrigatório o maior de 12 (doze) anos que se filiar ao Regime Geral da Previdência Social, mediante contribuição. b) Dependentes são pessoas que, por contribuírem para a previdência social, podem ser beneficiários. c) Os filhos e a esposa, por serem dependentes da classe diferente, não concorrem em igualdade para o benefício. d) O segurado facultativo mantém a qualidade de segurado, independente de contribuições, até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições. e) A existência de dependentes de uma classe exclui do benefício os das classes seguintes.

A respeito dos dependentes no regime geral de previdência social, é correto afirmar:
a) A dependência de cônjuges e filhos deve ser comprovada, e a de companheira (o) é presumida. b) A dependência econômica de cônjuges e filhos é presumida, e a de companheira (o) deve ser comprovada. c) A existência de pais exclui do direito às prestações os irmãos do segurado. d) A dependência da esposa é presumida e a do marido deve ser comprovada por atestado de invalidez perante a perícia médica oficial. e) A dependência do filho estudante de curso universitário cessa aos 24 (vinte e quatro) anos de idade.

Após o falecimento de Isis, seus familiares procuraram a Previdência Social a fim de requerer os benefícios como dependentes do de cujus. Nessa situação, a dependência econômica não será presumida, devendo ser comprovada para
a) filho não emancipado de 19 anos. b) cônjuge. c) filho inválido com 30 anos. d) companheiro que mantinha união estável com a segurada. e) enteado menor de 21 anos.

João fora casado com Maria, com quem teve três filhos, João Junior, de 22 anos e universitário; Marília, com 18 anos e Renato com 16 anos, na data do óbito de João, ocorrido em dezembro de 2011. João se divorciara de Maria que renunciou ao direito a alimentos para si. Posteriormente, João veio a contrair novas núpcias com Norma, com quem manteve união estável até a data de seu óbito. Norma possui uma filha, Miriam, que mora com a mãe e foi por João sustentada. Nessa situação, são dependentes de João, segundo a legislação previdenciária:
a) Maria, João Junior, Marília, Renato e Norma. b) João Junior, Marília, Renato, Maria, Norma e Miriam. c) João Junior, Marília e Renato. d) João Junior, Maria, Marília, Renato e Norma. e) Marília, Renato, Miriam e Norma.

De acordo com a Lei n.º 8.213/91, independe de carência a concessão das seguintes prestações do Regime Geral de Previdência Social:
a) pensão por morte, reabilitação profissional, aposentadoria por tempo de serviço e auxílio moradia. b) auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio alimentação. c) auxílio-reclusão, serviço social, aposentadoria por idade e auxílio-funeral. d) salário-maternidade, pensão por morte, salário-família e aposentadoria especial. e) pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente.

De acordo com a Lei nº 8.213/1991, a concessão da pensão por morte e do auxílio reclusão
a) dependem do período de carência de 6 meses. b) dependem do período de carência de 12 meses. c) dependem do período de carência de 12 e 3 meses, respectivamente. d) dependem do período de carência de 3 e 12 meses, respectivamente. e) independem de carência.

Mais conteúdos dessa disciplina