Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que corresponde a práticas de envolvimento pela família na prática inclusiva segundo Sasaki, 1998.
a) Os pais participam nas reuniões da equipe escolar. Assim as famílias são reconhecidas pela escola como parceiros plenos junto à equipe escolar.
b) As prioridades da família são utilizadas como uma base para o preenchimento do Plano Individualizado de Educação (PIE) do seu filho, base essa que não será completada com partes do conteúdo curricular.
c) Os pais recebem todas as informações relevantes; os direitos dos pais, práticas educativas atuais, notícias da escola, contudo não ficam sabendo do planejamento da escola.
d) Não existe um canal de comunicação entre escola e os pais, assim fica difícil oferecer serviços de apoio à família.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre as práticas de envolvimento da família na prática inclusiva segundo Sasaki, 1998, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Os pais participam nas reuniões da equipe escolar. Assim as famílias são reconhecidas pela escola como parceiros plenos junto à equipe escolar. - Esta alternativa destaca a participação ativa dos pais e o reconhecimento deles como parceiros, o que é fundamental na prática inclusiva. b) As prioridades da família são utilizadas como uma base para o preenchimento do Plano Individualizado de Educação (PIE) do seu filho, base essa que não será completada com partes do conteúdo curricular. - Embora a participação da família seja importante, essa alternativa parece limitar a inclusão do conteúdo curricular, o que não é uma prática ideal. c) Os pais recebem todas as informações relevantes; os direitos dos pais, práticas educativas atuais, notícias da escola, contudo não ficam sabendo do planejamento da escola. - Essa alternativa sugere uma falta de comunicação sobre o planejamento, o que não é uma prática de envolvimento efetiva. d) Não existe um canal de comunicação entre escola e os pais, assim fica difícil oferecer serviços de apoio à família. - Esta alternativa claramente descreve uma situação negativa e não representa uma prática de envolvimento. Analisando as opções, a alternativa que melhor corresponde a práticas de envolvimento pela família na prática inclusiva, segundo Sasaki, é: a) Os pais participam nas reuniões da equipe escolar. Assim as famílias são reconhecidas pela escola como parceiros plenos junto à equipe escolar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na perspectiva da Educação Inclusiva, outras racionalidades estão surgindo sobre a aprendizagem. Fazendo uso da concepção Vygotskyana principalmente, entende que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos. Este entendimento está baseado no conceito da Zona de desenvolvimento proximal.
Assinale a alternativa que não se relacione com conceito de Zona de desenvolvimento proximal.
a) Zona de conhecimento a ser conquistada, por meio da mediação do outro, seja este o professor ou os próprios colegas.
b) Trata-se da distância entre: nível de desenvolvimento atual, que é a capacidade de solução de problemas, sem ajuda e o nível de desenvolvimento potencial que é a solução de problemas sob a orientação ou em colaboração com as crianças mais experientes.
c) É por meio do conceito de zona de desenvolvimento potencial ou proximal é possível que a criança possa compreender funções de desenvolvimento que estão a caminho de se completar.
d) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação inativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.

Na década de 90 foi possível estabelecer que um sistema educacional que só pode ser considerado inclusivo quando abarca determinados termos, segundo o Seminário Internacional do Consórcio da Deficiência e do Desenvolvimento realizado em março de 1998 em Agra, na Índia.
Assinale a alternativa incorreta.
a) reconhece que todas as crianças podem aprender e respeita diferenças nas crianças: idade, sexo, etnia, língua, deficiência/inabilidade, classe social, mas sem considerar o estado de saúde (i.e. HIV, TB, hemofilia, hidrocefalia ou qualquer outra condição);
b) permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam as necessidades de todas as crianças;
c) faz parte de uma estratégia mais abrangente de promover uma sociedade inclusiva; é um processo dinâmico que está em evolução constante;
d) não deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas nem por falta de recursos materiais.

Como são os casos das APAEs e Pestalozzi. A educação especial trata-se da integração das crianças com necessidades especiais em escolas especiais, com apoio especializado, em geral fora do ensino regular.
Em relação a Educação Especial, assinale a alternativa CORRETA:
a) As escolas especiais não podem ser desenvolvidas como centros de excelência, pois não estão focadas nas insuficiências específicas de cada criança e não desenvolvem programas especializados de reabilitação.
b) No que se refere a relação professor – aluno na educação especial, o modelo não permite que cada criança receba atenção individualizada e mais direcionada a sua necessidade.
c) No Brasil o ensino especial foi, na sua origem, um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular, baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares.
d) Os custos da educação especial no Brasil são considerados muito baixo. Cada vez mais, aqueles que trabalham no ensino especial estão percebendo que não há necessidade de laços com o ensino regular, para que se possa ter práticas mais inclusivas.

A abordagem inclusiva se diferencia da abordagem tradicional (integrativa), entre outras coisas, em seu conceito de adequação curricular (inclusiva) em oposição ao de adaptação curricular (tradicional).
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As adaptações curriculares criadas há mais de 30 anos não retiram do currículo conteúdos que necessitariam ser alterados em razão de especificidades e necessidades especiais de alunos com deficiência.
b) A adequação curricular consiste em um currículo flexível que possibilita a adequação às especificidades e necessidades especiais de cada aluno (gênero, etnia, raça, idioma/dialeto, cultura, condição socioeconômica, orientação sexual, faixa etária, deficiência, etc.)
c) A adequação curricular criada da proposta inclusivista, trata-se da elaboração de um currículo variado e específico para os alunos com dificuldade e deficiência.
d) As adaptações curriculares surgiram, separadamente, para alunos cegos, surdos e com deficiência intelectual ou física. Essa prática deu origem a um único currículo o 'adaptado'.

Com o decreto nº 5.296/04, surgiu o Programa Brasil Acessível. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo do decreto.
a) Estimular e apoiar os governos municipais e estaduais a desenvolver ações que garantam a acessibilidade para pessoas com restrição de mobilidade aos sistemas de transportes, equipamentos urbanos e a circulação em áreas públicas.
b) Inclui, no processo de construção das cidades, uma nova visão que considere o acesso universal ao espaço público
c) A acessibilidade, tanto no tocante à eliminação de barreiras arquitetônicas, como das barreiras de comunicação das Universidades, é um dos requisitos que devem ser observados para fins de autorização e credenciamento das instituições de ensino superior, bem como para sua renovação, nos termos constantes da Portaria do Ministério da Educação nº 1.679/99.
d) O cumprimento de tais direitos deve ser cobrado e eventuais denúncias podem ser encaminhados aos Ministérios Públicos, estadual, caso refira-se a espaços e prédios públicos de responsabilidade do Estado ou do Município e espaços privados, ao Federal, quanto a espaços e prédios públicos de responsabilidade da Administração Pública Federal.

De acordo com o decreto nº 5.296/04, Art. 8º, considera-se o termo acessibilidade, condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Em relação à acessibilidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Oferecer ao deficiente o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de acesso físico, e de equipamentos, não se traduz ao direito a acessibilidade.
b) Outras legislações reconhecem e garantem a acessibilidade como é o caso do Plano de Desenvolvimento da Educação que coloca como eixos a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, a implantação de salas de recursos multifuncionais e a formação docente para o atendimento educacional especializado.
c) As salas de recursos e a formação dos professores são tão importantes quanto aos recursos arquitetônicos, desta forma são fundamentais para a acessibilidade.
d) O termo 'acessibilidade' representa ao usuário disponibilidade de comunicação dando-lhe o direito de acessar também toda a rede de informações, programas adequados, de conteúdo e apresentação das visuais etc.

Quanto aos aspectos citados abaixo quais se enquadram nas resistências em se conseguir uma efetiva inclusão? Assinale uma alternativa correta:
a) No desconhecimento e ou as informações equivocadas a respeito do paradigma da inclusão por toda sociedade e barreiras atitudinais.
b) Nas autoridades educacionais de todos os níveis, entre os professores comuns e especiais e nas políticas públicas.
c) No preconceito entre famílias e alunos com e sem deficiências.
d) Todas as alternativas acima estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina