Logo Passei Direto
Buscar
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem como objetivo definir metas intermediárias para que o Brasil consiga melhorar o desempenho escolar dos estudantes, de modo a atingir a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no PISA. O IDEB é composto por:
O IDEB é composto por:
A - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Ciências, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
B - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
C - Resultados das provas de Ciências e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de abandono.
D - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de aprovação.
E - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Redação, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para determinar a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), precisamos considerar quais provas são utilizadas e qual indicador de desempenho é considerado. O IDEB é calculado com base nos resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática, que são aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além de considerar a taxa de reprovação dos alunos. Analisando as alternativas: A - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Ciências, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação. (Incorreta, pois Ciências não faz parte do cálculo do IDEB) B - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação. (Correta, pois inclui as provas corretas e a taxa de reprovação) C - Resultados das provas de Ciências e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de abandono. (Incorreta, pois Ciências não é uma das provas e a taxa de abandono não é utilizada) D - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de aprovação. (Incorreta, pois considera a taxa de aprovação em vez da taxa de reprovação) E - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Redação, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação. (Incorreta, pois Redação não é uma das provas do IDEB) Portanto, a alternativa correta é: B - Resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica e taxa de reprovação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os indicadores sociais brasileiros revelam grande número de jovens e adultos privados do acesso à educação e à profissionalização, o que levou o Governo Federal a implantar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), por meio do Decreto n. 5.840 em 13 de julho de 2006. Sobre a importância das avaliações para definição de ações do PROEJA, é correto afirmar:
Sobre a importância das avaliações para definição de ações do PROEJA, é correto afirmar:
A - Somente poderá ser adotado pelas instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais, uma vez que as avaliações sociais indicam a falta de condição financeira de pagar instituições privadas.
B - Esse programa abrange: Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores; Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior, uma vez que as avaliações revelam o desinteresse pelos sistemas formativos tradicionais dos jovens que precisam trabalhar.
C - Os cursos técnicos de nível médio desenvolvidos no âmbito do PROEJA terão validade diferente da dos cursos técnicos de nível médio regulares, sendo definidos pelos números das avaliações construídas pelo IDEB e definição em que segmentos precisam ter investimentos.
D - Os cursos e programas do PROEJA deverão ser oferecidos a partir da construção prévia de projeto integrado único, inclusive quando envolver articulações interinstitucionais ou intergovernamentais, analisando os dados de Censo Escolar, Avaliações, Evasão Escolar, entre outros índices.
E - Os cursos e programas do PROEJA poderão ser articulados ao Ensino Médio de forma sequencial, em conformidade, inclusive, com o Decreto n. 5.154/2004, não passando por processos avaliativos.

Mais conteúdos dessa disciplina