Logo Passei Direto
Buscar
Durante a gestação, o sistema cardiovascular sofre alterações progressivas que resultam em adaptações hemodinâmicas com a finalidade de garantir o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Com base nas mudanças do sistema cardiovascular da gestante, assinale a alternativa CORRETA:
A) O processo de hemodiluição é proveniente da maior retenção de líquidos para formação do líquido amniótico, o que influencia no controle e recomendação de necessidade hídrica gestacional.
B) Devido à hipervolemia gestacional, o organismo materno sofre uma intensa produção de hemácias que compensa e equilibra os valores sanguíneos de hemoglobina, hematócrito e albumina, prevenindo a deficiência desses compostos.
C) O débito e frequência cardíaca permanecem inalterados no decorrer de toda a gestação e caso haja algumas intercorrências nos exames de rotina da gestante, deve-se realizar o encaminhamento ao cardiologista.
D) Para garantir a vascularização adequada do útero e a reserva sanguínea para compensar as perdas do parto, ocorre a hipervolemia que é caracterizada pelo aumento de aproximadamente 50% do volume de sangue na gestação.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Prova 1
5 pág.

UNIASSELVI

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação às mudanças do sistema cardiovascular durante a gestação: A) O processo de hemodiluição é proveniente da maior retenção de líquidos para formação do líquido amniótico, o que influencia no controle e recomendação de necessidade hídrica gestacional. - Esta afirmação não está totalmente correta, pois a hemodiluição ocorre principalmente devido ao aumento do volume plasmático, não apenas pela retenção de líquidos para o líquido amniótico. B) Devido à hipervolemia gestacional, o organismo materno sofre uma intensa produção de hemácias que compensa e equilibra os valores sanguíneos de hemoglobina, hematócrito e albumina, prevenindo a deficiência desses compostos. - Embora haja hipervolemia, a produção de hemácias não é suficiente para manter os níveis de hemoglobina e hematócrito, que geralmente diminuem devido à hemodiluição. C) O débito e frequência cardíaca permanecem inalterados no decorrer de toda a gestação e caso haja algumas intercorrências nos exames de rotina da gestante, deve-se realizar o encaminhamento ao cardiologista. - Esta afirmação é incorreta, pois tanto o débito cardíaco quanto a frequência cardíaca aumentam durante a gestação. D) Para garantir a vascularização adequada do útero e a reserva sanguínea para compensar as perdas do parto, ocorre a hipervolemia que é caracterizada pelo aumento de aproximadamente 50% do volume de sangue na gestação. - Esta afirmação está correta, pois realmente ocorre um aumento significativo do volume sanguíneo durante a gestação, que é essencial para a saúde da mãe e do bebê. Portanto, a alternativa correta é: D) Para garantir a vascularização adequada do útero e a reserva sanguínea para compensar as perdas do parto, ocorre a hipervolemia que é caracterizada pelo aumento de aproximadamente 50% do volume de sangue na gestação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Prova 1
5 pág.

UNIASSELVI

Mais perguntas desse material

O ganho de peso adequado durante a gestação está associado a desfechos fetais satisfatórios, sendo que o crescimento fetal normal é uma função positiva do ganho de peso gestacional, modificado pelo estado nutricional pré-gestacional.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O ganho de peso recomendado na gestação depende do estado nutricional materno pré - gestacional, sendo que mulheres em baixo peso devem ganhar entre 12,5 e 18 kg e mulheres obesas precisam obter 5 a 9 kg.
II- Os recém-nascidos de gestantes em desnutrição nascem com baixo peso e relativamente menores em estatura do que bebês de mães com excesso de peso.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Os hormônios desempenham um papel muito importante na indução e manutenção da gestação, sendo que a maior parte desses hormônios é secretada pela própria placenta e atuam nas adaptações físicas do corpo materno e preparam para a fase de amamentação.
Sobre a ação hormonal na gestação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O organismo materno na gestação, por razões fisiológicas, apresenta um estado de resistência à insulina aumentando o risco de diabetes gestacional.
II- Os hormônios gestacionais como progesterona, hormônio lactogênio placentário e prolactina atuam como antagonistas à ação da insulina.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A gestação é um período de constantes modificações físicas, psíquicas e sociais na vida da mulher e dos que a cercam. As principais modificações da fisiologia materna ocorrem no sistema cardiovascular, respiratório e gastrintestinal. Essas alterações provocam desconfortos, traduzidas por sinais e sintomas que afetam o bem-estar da mulher.
Com base nas mudanças orgânicas e metabólicas da gestação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em relação ao paladar, a gestante costuma apresentar apetite para alimentos específicos, fica muito sensível a presença de sal e açúcar e diminui sua ingestão alimentar por esse motivo. ( ) O relaxamento do tônus esfincteriano gastroesofágico inferior associado ao volume uterino aumentado, gera o refluxo dos alimentos no sistema gastrointestinal seguido de pirose. ( ) A taxa de metabolismo basal diminui em larga escala na gestante, fator pelo qual ocorre o ganho de peso e acúmulo de gordura corporal.
A V - V - F.
B F - F - V.
C F - V - F.
D V - F - V.

Durante a gestação, especialmente no último trimestre, a gestante está mais propensa a desenvolver anemia. O diagnóstico ocorre por meio de exame laboratoriais e análise dos valores de hematócrito e hemoglobina, sendo que a prevalência de anemia gestacional é de cerca de 35%.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A maior parte dos casos de anemia gestacional está diretamente relacionado à hemodiluição, que é decorrente do aumento de cerca de 50% no volume sanguíneo, não acompanhado pela elevação em apenas 20% da quantidade de hemácias e hemoglobina.
II- O organismo, dessa forma, favorece a perfusão uterina e hipervascularização e minimiza as possíveis perdas na hora do parto.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A saúde materno-infantil durante a gestação depende de uma nutrição adequada, a qual irá garantir desenvolvimento e diferenciação dos diversos órgãos fetais e otimizar o crescimento e o desenvolvimento cerebral do feto. Com base nas recomendações nutricionais na gestação, analise as sentenças a seguir:
I- A ingestão de alimentos crus ou malcozidas é totalmente contraindicada, visto que pode aumentar o risco de toxoplasmose, que, por sua vez, gera complicação como hidrocefalia, convulsões, alterações oculares, entre outros.
II- Na gestação, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser suspenso, porque o álcool pode reduzir o transporte de oxigênio ao feto e levar ao espectro de desordens fetais alcoólicas.
III- Para o alívio da pirose que ocorre nos últimos meses da gestação, é indicado que a gestante se deite após as refeições e ingira líquidos juntamente com as refeições para facilitar a digestão.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina