Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a psicologia cognitiva, a mediação é uma experiência refletida e instrutiva, em que a pessoa, quando bem intencionada, ativa e experiente, insere-se entre um indivíduo e suas fontes de inspiração.
Sendo assim, o aluno pode aprender de que maneira(s) particular(es) e complementar(es)?
a. São duas. O confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução, ou então o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente.
b. São duas. A resolução da tarefa somente quando ocorre a ordem superior ou a alteração de valores quando em situação de provas e trabalhos.
c. É uma somente. O confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução.
d. São três as opções. Pode ocorrer o confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução. Ou então o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente. Pode acontecer, ainda, a resolução da tarefa somente quando ocorre a ordem superior.
e. É uma somente, em que o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à mediação na psicologia cognitiva. a) São duas. O confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução, ou então o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente. - Esta opção parece correta, pois menciona duas formas de aprendizado: a resolução individual e a mediação. b) São duas. A resolução da tarefa somente quando ocorre a ordem superior ou a alteração de valores quando em situação de provas e trabalhos. - Esta opção não se alinha com a ideia de mediação, pois não menciona a mediação de um adulto ou colega. c) É uma somente. O confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução. - Esta opção ignora a possibilidade de mediação, portanto, não é correta. d) São três as opções. Pode ocorrer o confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução. Ou então o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente. Pode acontecer, ainda, a resolução da tarefa somente quando ocorre a ordem superior. - Esta opção menciona três formas, mas a terceira não é uma forma de mediação, o que a torna incorreta. e) É uma somente, em que o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente. - Esta opção ignora a possibilidade do confronto direto com a tarefa, portanto, não é correta. A alternativa que melhor representa a ideia de mediação na psicologia cognitiva, considerando as duas formas de aprendizado, é a) São duas. O confronto direto com a tarefa, em que trabalhará sozinho na sua resolução, ou então o aluno se beneficia da mediação de um adulto ou colega mais experiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As aprendizagens que acontecem de forma não arbitrária tendem a ser profundas. Já, quando o estudante não tem condições de tirar conclusões ou fazer relações, as aprendizagens são mecânicas. Qual a consequência dessa aprendizagem mecânica para o estudante?
a. Não faz parte do seu esquema de conhecimento.
b. Favorece a formação de vários vínculos com outros conhecimentos.
c. Permanece para a vida.
d. Pode ser esquecida.
e. Tem grande significado para a sua vida.

A educação deve estimular a construção do saber e a formação do indivíduo pleno. Assim, após muitos debates e experiências vividas, educadores, não só do Brasil, mas do mundo, descobriram que a educação – como dinâmica –, deve ultrapassar os muros da escola. Logo, podemos afirmar que a alternativa que MELHOR expressa o sentido de "ultrapassar os muros da escola" é:
a. que somente os espaços fora das salas de aula favorecem ao aluno condições para a construção do saber.
b. utilizar novas tecnologias nas escolas, exclusivamente, da internet, que possibilita a inserção no mundo globalizado.
c. sair do ambiente de sala de aula e possibilitar aos alunos "ver" de forma assistêmica o mundo, através de práticas mais próximas da realidade do discente.
d. possibilitar aos alunos um fluxo maior de visitas a museus, teatros, cinemas e feiras culturais.
e. introduzir o mundo digital aos alunos, conectando-os ao mundo e às redes sociais, além de promover atividades fora do ambiente de sala de aula nas escolas.

O construtivismo possui uma série de princípios que apoiam a compreensão do processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Zabala (200, a concepção construtivista explica que a estrutura cognoscitiva está organizada por esquemas de conhecimentos. Como podemos definir esses esquemas de conhecimentos?
a. Resumos de conteúdos disciplinares.
b. Memorização dos conteúdos escolares conforme ano/série cursada.
c. Processo pelo qual o professor apoia a aprendizagem dos alunos.
d. Representações feitas em determinado momento sobre determinado objeto de conhecimento.
e. Representações futuras que podemos conquistar.

O aprendizado é uma atividade inerente à constituição do sujeito e, nesta perspectiva, todos somos aprendizes. Mas os vínculos entre educação e a formação humana não podem ser prescindidos de aspectos importantes como a emancipação e a autonomia dos sujeitos. Por isso, é mister considerar que cada um de nós é um agente ativo na construção dos saberes e não apenas um mero receptor. Relacionando, pois, estas ideias, com a educação formal, ofertada pelas diversas instituições de ensino, é possível considerar que:
a. A educação formal gera sujeitos emancipados, na medida em que os apresenta um modelo ideal de conduta e de comportamento.
b. A escola deve focar-se em seus objetivos, a saber, a sistematização dos conhecimentos e a transmissão de conteúdos.
c. Educar para a emancipação auxilia a organização social em prol da participação na construção de uma democracia efetiva.
d. Emancipar significa tornar o sujeito completamente livre dos condicionamentos impostos pela natureza e pela sociedade.
e. O vínculo entre formação e educação estabelece uma etapa da vida que só termina quando o indivíduo alcança a emancipação.

A importância de se pensar as sequências didáticas nas práticas pedagógicas e educacionais dos professores se torna primordial para a realização de trabalhos consistentes, principalmente quando se pensa aspectos associados aos objetivos de aprendizagem por parte dos alunos. É claro que existe uma miríade de variáveis metodológicas que demonstram a diversidade de maneiras e formas a serem aplicadas nos processos pedagógicos, algo que deve sempre estar claro ao profissional da Pedagogia. Levando-se em consideração as informações trabalhadas no texto e seus estudos sobre o tópico de sequências didáticas, é CORRETO afirmar acerca destas que:
a. Sistematizar os componentes da complexa prática educativa comporta um trabalho de esquematização homogênea das sequências didáticas.
b. A análise avaliativa das sequências didáticas só é possível levando-se em conta, única e exclusivamente, aspectos no âmbito da globalidade, já que o processo analítico em fases separadas não se torna possível.
c. A maneira de configurar as sequências de atividades é um dos traços menos objetivos que determinam as características homogêneas da prática educativa.
d. Constituem-se apenas de uma fase de intervenção pedagógica — o planejamento —, que envolve uma situação de reflexividade sobre as práticas educacionais inerentes à atitude profissional do professor.
e. São um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.

Leia o texto abaixo: "As sequências de atividades de ensino/aprendizagem, ou sequências didáticas, são uma maneira de encadear e articular as diferentes atividades ao longo de uma unidade didática. Assim, pois, poderemos analisar as diferentes formas de intervenção segundo as atividades que se realizam e, principalmente, pelo sentido que adquirem quanto a uma sequência orientada para a realização de determinados objetivos educativos. As sequências podem indicar a função que tem cada uma das atividades na construção do conhecimento ou da aprendizagem de diferentes conteúdos e, portanto, avaliar a pertinência ou não de cada uma delas, a falta de outras ou a ênfase que devemos lhes atribuir." (ZABALA, 2014)
A partir da leitura atenta do texto, marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma explicação sobre o mesmo:
a. Os 'buracos' e as falhas são passíveis de visualização pelos processos das sequências didáticas apenas em parte, acarretando problemas ao trabalho do professor.
b. A sequências didáticas são métodos atualmente superados do trabalho da docência e do profissional da Pedagogia.
c. Atividades de ensino/aprendizagem, muitas vezes, deixam o processo educacional estanque por delimitarem demais a prática pedagógica.
d. Diferentes formas de intervenção pedagógica somente se tornam possíveis a partir do momento em que as sequências didáticas são compreendidas como metodologias obsoletas.
e. O método de reflexão proporcionado pelas sequências didáticas constitui uma importante ferramenta para o professor em seu fazer pedagógico.

Mais conteúdos dessa disciplina