Logo Passei Direto
Buscar

Direito Constitucional

Colégio Objetivo
De acordo com o texto da Constituição da República de 1988 e com a doutrina de Direito Administrativo, o mandado de segurança é:
A) ação de fundamento constitucional pela qual se torna possível proteger o direito líquido e certo do interessado contra ato do Poder Público ou de agente de pessoa privada no exercício de função delegada;
B) remédio constitucional cabível quando houver falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
C) meio processual previsto na Constituição para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
D) instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão que visa a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural;
E) demanda de ordem constitucional à disposição de qualquer cidadão para a restituição da verdade sobre fato juridicamente relevante com a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
User badge image
Estudando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o mandado de segurança, conforme a Constituição de 1988 e a doutrina de Direito Administrativo. A) Ação de fundamento constitucional pela qual se torna possível proteger o direito líquido e certo do interessado contra ato do Poder Público ou de agente de pessoa privada no exercício de função delegada. - Esta definição está correta, pois o mandado de segurança realmente visa proteger direitos líquidos e certos contra atos ilegais ou abusivos. B) Remédio constitucional cabível quando houver falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. - Esta definição não se aplica ao mandado de segurança, mas sim a outros instrumentos. C) Meio processual previsto na Constituição para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. - Esta descrição se refere mais à Lei de Acesso à Informação, não ao mandado de segurança. D) Instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão que visa a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. - Esta definição se refere a ações populares, não ao mandado de segurança. E) Demanda de ordem constitucional à disposição de qualquer cidadão para a restituição da verdade sobre fato juridicamente relevante com a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. - Esta opção não se relaciona com o mandado de segurança. Após essa análise, a alternativa correta é a) Ação de fundamento constitucional pela qual se torna possível proteger o direito líquido e certo do interessado contra ato do Poder Público ou de agente de pessoa privada no exercício de função delegada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O habeas corpus é cabível
a) para discutir excessivo valor exigido a título de alimentos em decisão que tenha decretado a prisão civil do devedor. b) em favor de pessoa jurídica, pois tem como objetivo fazer cessar todo e qualquer constrangimento ilegal. c) contra a aplicação de pena de multa em sentença penal condenatória, pois a pena pecuniária pode ser convertida em prisão. d) para afastar pena acessória de perda de cargo público imposta em sentença penal condenatória. e) em casos de flagrante ilegalidade da prisão civil por dívida de alimentos.
a) para discutir excessivo valor exigido a título de alimentos em decisão que tenha decretado a prisão civil do devedor.
b) em favor de pessoa jurídica, pois tem como objetivo fazer cessar todo e qualquer constrangimento ilegal.
c) contra a aplicação de pena de multa em sentença penal condenatória, pois a pena pecuniária pode ser convertida em prisão.
d) para afastar pena acessória de perda de cargo público imposta em sentença penal condenatória.
e) em casos de flagrante ilegalidade da prisão civil por dívida de alimentos.

Sobre o Habeas Corpus, é correto afirmar que:
a) é cabível para discutir o mérito das decisões disciplinares militares. b) pode ser impetrado por pessoa que não tem capacidade postulatória. c) não é cabível contra ato de particular. d) a ordem não pode ser concedida de ofício pelo julgador. e) não pode ser concedido contra ato de Comissão de Inquérito Parlamentar.
a) é cabível para discutir o mérito das decisões disciplinares militares.
b) pode ser impetrado por pessoa que não tem capacidade postulatória.
c) não é cabível contra ato de particular.
d) a ordem não pode ser concedida de ofício pelo julgador.
e) não pode ser concedido contra ato de Comissão de Inquérito Parlamentar.

Quanto ao habeas corpus, assinale a alternativa correta.
a) É gratuito. b) É cabível em relação a qualquer punição disciplinar militar. c) Concede-se para proteger direito líquido e certo. d) Assegura o conhecimento de informações pessoais. e) Exige sigilo processual.
a) É gratuito.
b) É cabível em relação a qualquer punição disciplinar militar.
c) Concede-se para proteger direito líquido e certo.
d) Assegura o conhecimento de informações pessoais.
e) Exige sigilo processual.

Considerando o disposto na Constituição Federal e nas súmulas do Supremo Tribunal Federal sobre o habeas corpus, assinale a alternativa correta.
a) É cabível o habeas corpus, ainda que extinta a pena privativa de liberdade, se o autor demonstrar interesse subjetivo no seu resultado. b) Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, exceto no processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada. c) Sentença de primeira instância concessiva de habeas corpus, em caso de crime praticado em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, não está sujeita a recurso ex officio. d) É cabível recurso de habeas corpus cujo objeto seja resolver sobre o ônus das custas, ainda que não esteja mais em causa a liberdade de locomoção. e) O assistente do Ministério Público não pode recorrer, extraordinariamente, de decisão concessiva de habeas corpus.
a) É cabível o habeas corpus, ainda que extinta a pena privativa de liberdade, se o autor demonstrar interesse subjetivo no seu resultado.
b) Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, exceto no processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
c) Sentença de primeira instância concessiva de habeas corpus, em caso de crime praticado em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, não está sujeita a recurso ex officio.
d) É cabível recurso de habeas corpus cujo objeto seja resolver sobre o ônus das custas, ainda que não esteja mais em causa a liberdade de locomoção.
e) O assistente do Ministério Público não pode recorrer, extraordinariamente, de decisão concessiva de habeas corpus.

O habeas corpus é uma ação constitucional de grande importância na história jurídico-constitucional do Brasil. Sob a vigência da Constituição de 1891, por exemplo, segundo MENDES e BRANCO (2017), […] a formulação ampla do texto constitucional deu ensejo a uma interpretação que permitia o uso do habeas corpus para anular até mesmo ato administrativo que determinara o cancelamento de matrícula de aluno em escola pública, para garantir a realização de comícios eleitorais, o exercício da profissão, dentre outras possibilidades. MENDES, Gilmar; BRANCO, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 12a. ed. São Paulo: Saraiva, 2017, p. 431 Hoje, o Supremo Tribunal Federal detém importante papel na definição do seu cabimento. Assim, afirma-se que
a) o Supremo Tribunal Federal não admite habeas corpus para questionamento de razoável duração do processo. b) é cabível mesmo que não haja, nem por via reflexa, constrangimento à liberdade de locomoção. c) cabe habeas corpus contra a aplicação de pena de multa. d) segundo o Supremo Tribunal Federal, cabe habeas corpus contra pena pecuniária passível de conversão em privativa de liberdade. e) segundo a Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal, aplicada rigorosamente pela Corte, o habeas corpus não é cabível contra decisão de relator em tribunal superior que indefere a liminar.
a) o Supremo Tribunal Federal não admite habeas corpus para questionamento de razoável duração do processo.
b) é cabível mesmo que não haja, nem por via reflexa, constrangimento à liberdade de locomoção.
c) cabe habeas corpus contra a aplicação de pena de multa.
d) segundo o Supremo Tribunal Federal, cabe habeas corpus contra pena pecuniária passível de conversão em privativa de liberdade.
e) segundo a Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal, aplicada rigorosamente pela Corte, o habeas corpus não é cabível contra decisão de relator em tribunal superior que indefere a liminar.

À luz da jurisprudência do STF, assinale a opção correta acerca de habeas corpus.
a) O habeas corpus é instrumento viável para a revisão de súmulas de tribunais se o teor da súmula atentar abstratamente contra o direito à liberdade de locomoção. b) A utilização do habeas corpus como mecanismo judicial para salvaguarda do direito à liberdade de locomoção é limitada no tempo, sujeitando-se a preclusão e decadência. c) A inadmissibilidade de impetração sucessiva de habeas corpus, ou seja, de apreciação de um segundo habeas corpus quando ainda não definitivamente julgado o anteriormente impetrado, é relativizada se se tratar de ilegalidade flagrante e prontamente evidente. d) O habeas corpus é meio idôneo para impugnar ato de sequestro ou confisco de bens em processo criminal. e) O afastamento de cargo público é impugnável por habeas corpus.
a) O habeas corpus é instrumento viável para a revisão de súmulas de tribunais se o teor da súmula atentar abstratamente contra o direito à liberdade de locomoção.
b) A utilização do habeas corpus como mecanismo judicial para salvaguarda do direito à liberdade de locomoção é limitada no tempo, sujeitando-se a preclusão e decadência.
c) A inadmissibilidade de impetração sucessiva de habeas corpus, ou seja, de apreciação de um segundo habeas corpus quando ainda não definitivamente julgado o anteriormente impetrado, é relativizada se se tratar de ilegalidade flagrante e prontamente evidente.
d) O habeas corpus é meio idôneo para impugnar ato de sequestro ou confisco de bens em processo criminal.
e) O afastamento de cargo público é impugnável por habeas corpus.

Quando alguém se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder.
À hipótese acima, pode-se relacionar qual espécie de habeas corpus?
a) Preventivo (salvo-conduto).
b) Repressivo.
c) Propositivo.
d) Pleno.
e) Limitado.

O habeas corpus
a) pode ser impetrado por qualquer pessoa, mas somente em seu favor. b) pode ser preventivo. c) não pode ser concedido de ofício. d) não pode ser impetrado pelo Ministério Público, por falta de interesse de agir. e) pode ser impetrado em defesa da sociedade, para rever decisão injusta.
a) pode ser impetrado por qualquer pessoa, mas somente em seu favor.
b) pode ser preventivo.
c) não pode ser concedido de ofício.
d) não pode ser impetrado pelo Ministério Público, por falta de interesse de agir.
e) pode ser impetrado em defesa da sociedade, para rever decisão injusta.

No tocante ao habeas corpus, considere:
I. A legitimidade ativa do habeas corpus está afeta a qualquer pessoa em seu favor ou de outrem. II. A constitucionalização do habeas corpus somente veio com a Constituição Federal de 1937. III. A competência para julgamento do habeas corpus contra ato praticado pelo Promotor de Justiça é do Tribunal de Justiça competente. IV. O estrangeiro também poderá impetrar habeas corpus, exceto o não residente no Brasil.
a) Apenas I está correta.
b) I e II estão corretas.
c) I, II e III.
d) I e III.
e) II, III e IV.

Contra a denegação de habeas corpus por Tribunal Superior prevê a Constituição da República remédio jurídico expresso, consistente em:
a) recurso extraordinário; b) recurso especial; c) recurso ordinário; d) mandado de segurança; e) habeas corpus.
a) recurso extraordinário;
b) recurso especial;
c) recurso ordinário;
d) mandado de segurança;
e) habeas corpus.

Mais conteúdos dessa disciplina