Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Quando as pilhas, que contêm metais pesados, são descartadas no lixo comum, pode ocorrer o rompimento de sua blindagem e a liberação de seu conteúdo para o meio ambiente. Ao atingir o solo, um metal pesado pode ficar retido nas camadas superiores por três processos: reação com moléculas orgânicas que possuam oxigênio ou nitrogênio em sua estrutura, adsorção em argilas e minerais e reação com grupamento hidroxila, sulfeto ou metil, formando precipitado insolúvel.
Com bases nas informações apresentadas, são suscetíveis de serem formados no solo os compostos:
A CdS e Zn(OH)2
B Pb(OH)2 e Na2S
C Ni(OH)2 e Cr(C2H5)2
D CdSO4 e Pb(CH3CO2)2
E Hg(CH3)2 e Ca(CH3CO2)2
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as opções de compostos que podem ser formados a partir da interação de metais pesados com os grupos mencionados no enunciado. 1. A: CdS e Zn(OH)2 - CdS (sulfeto de cádmio) pode ser formado pela reação do cádmio com sulfetos. Zn(OH)2 (hidróxido de zinco) pode ser formado pela reação do zinco com grupos hidroxila. Ambas as reações são possíveis. 2. B: Pb(OH)2 e Na2S - Pb(OH)2 (hidróxido de chumbo) pode ser formado, mas Na2S (sulfeto de sódio) não é um composto que se forma diretamente no solo a partir de metais pesados. 3. C: Ni(OH)2 e Cr(C2H5)2 - Ni(OH)2 (hidróxido de níquel) pode ser formado, mas Cr(C2H5)2 não é um composto típico que se forma no solo a partir de metais pesados. 4. D: CdSO4 e Pb(CH3CO2)2 - CdSO4 (sulfato de cádmio) pode ser formado, mas Pb(CH3CO2)2 (acetato de chumbo) não é um composto que se forma diretamente no solo a partir de metais pesados. 5. E: Hg(CH3)2 e Ca(CH3CO2)2 - Hg(CH3)2 (metilmercúrio) é um composto orgânico de mercúrio, mas Ca(CH3CO2)2 (acetato de cálcio) não é um composto relacionado a metais pesados. Analisando as opções, a alternativa A (CdS e Zn(OH)2) é a que apresenta compostos que podem ser formados a partir da interação de metais pesados com os grupos mencionados no enunciado. Portanto, a resposta correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de
a) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera um sensação de dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.
Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a
a) reação entre etanol e água libera calor, intensificando o ardor.
b) solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção.
c) permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo.
d) solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.
e) ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.

As emissões de dióxido de carbono (CO2) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO2, a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente. Em uma viagem de férias, um indivíduo percorreu 600 km em um veículo que consome um litro de gasolina a cada 15km de percurso.
Considerando que o conteúdo de carbono em um litro dessa gasolina é igual a 0,6 kg, a massa de CO2 emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a
a) 24 kg.
b) 33 kg.
c) 40 kg.
d) 88 kg.
e) 147 kg.

O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.
São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 ºC:
a) Butano, etanol e metano.
b) Etanol, metanol e octano.
c) Metano, metanol e octano.
d) Metanol e metano.
e) Octano e butano.

A balança de braços iguais (balança A) faz a medição por meio da comparação com massas de referência colocadas em um dos pratos. A balança de plataforma (balança B) determina a massa indiretamente pela força de compressão aplicada pelo corpo sobre a plataforma. As balanças A e B são usadas para determinar a massa de um mesmo corpo. O procedimento de medição de calibração foi conduzido em um local da superfície terrestre e forneceu o valor de 5,0 kg para ambas as balanças. O mesmo procedimento de medição é conduzido para esse corpo em duas situações.
Em relação ao resultado do procedimento de calibração, os resultados esperados para a situação 1 e 2 são, respectivamente,
a) m1 = 5,0 kg e m2 < 5,0 kg; m3 = 5,0 kg e m4 > 5,0 kg.
b) m1 = 5,0 kg e m2 = 5,0 kg; m3 = 5,0 kg e m4 = 5,0 kg.
c) m1 < 5,0 kg e m2 < 5,0 kg; m3 = 5,0 kg e m4 = 5,0 kg.
d) m1 = 5,0 kg e m2 = 5,0 kg; m3 < 5,0 kg e m4 < 5,0 kg.
e) m1 < 5,0 kg e m2 = 5,0 kg; m3 > 5,0 kg e m4 = 5,0 kg.

O odor que permanece nas mãos após o contato com alho pode ser eliminado pela utilização de um “sabonete de aço inoxidável”, constituído de aço inox (74%), cromo e níquel. A principal vantagem desse “sabonete” é que ele não se desgasta com o uso. Considere que a principal substância responsável pelo odor de alho é a alicina (estrutura I) e que, para que o odor seja eliminado, ela seja transformada na estrutura II.
Na conversão de I em II, o “sabonete” atuará como um:
a) ácido.
b) redutor.
c) eletrólito.
d) tensoativo.
e) catalisador.

Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.
Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
a) substitui gradativamente as espécies cultiváveis por espécies arbóreas.
b) intensificada a fertilização do solo com o uso de técnicas apropriadas e biocidas.
c) promove maior diversidade de vida no solo com o aumento da matéria orgânica.
d) favorece a dispersão das sementes cultivadas pela fauna residente nas áreas florestais.
e) cria condições para o estabelecimento de espécies pioneiras com a diminuição da insolação sobre o solo.

Mais conteúdos dessa disciplina