Logo Passei Direto
Buscar
Com o advento dos computadores e em particular da Internet, a noção de DiY (Do it yourself, Faça você mesmo) assumiu novas dimensões. Em primeiro lugar, agora é muito mais fácil compartilhar e falar sobre DiY de todos os tipos por meio de plataformas de comunidade online dedicadas. Em segundo lugar, mais e mais pessoas estão criando seus próprios produtos eletrônicos, hardware e software. Ambos os fatos resultam em uma acessibilidade crescente de tecnologia, disponibilizando ferramentas para que as pessoas melhorem a qualidade de vida.
Qual alternativa indica uma tarefa prioritária para começar o desenvolvimento de um projeto experimental de IoT?
Verificar quais dispositivos de hardware serão necessários.
Escolher o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).
Reunir uma equipe de desenvolvedores experientes.
Definir qual será o servidor de hospedagem do sistema web.
Adquirir as licenças de software e instalar os programas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para iniciar um projeto experimental de Internet das Coisas (IoT), é fundamental ter uma base sólida sobre o que será necessário para o desenvolvimento. A primeira etapa geralmente envolve a definição do hardware, pois os dispositivos de hardware são essenciais para a coleta de dados e a interação com o ambiente. Vamos analisar as alternativas: 1. Verificar quais dispositivos de hardware serão necessários. - Esta é uma tarefa prioritária, pois sem o hardware adequado, o projeto não poderá ser implementado. 2. Escolher o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). - Embora importante, isso geralmente vem após a definição do hardware e do que será coletado. 3. Reunir uma equipe de desenvolvedores experientes. - Ter uma equipe é importante, mas primeiro é necessário saber o que será desenvolvido. 4. Definir qual será o servidor de hospedagem do sistema web. - Isso é relevante, mas também vem após a definição do hardware e do escopo do projeto. 5. Adquirir as licenças de software e instalar os programas. - Isso é uma etapa posterior, após a definição do que será necessário. Portanto, a alternativa que indica uma tarefa prioritária para começar o desenvolvimento de um projeto experimental de IoT é: Verificar quais dispositivos de hardware serão necessários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: O código das etiquetas RFID fica gravado no chip, possibilita a leitura sem contato com o objeto e pode ser lido através de madeira, plástico, papel tecido, entre outros materiais. O sistema pode ler várias etiquetas simultaneamente, com maior distância e maior velocidade, o que resulta em maior produtividade. O uso mais avançado de etiquetas RFID depende muito de automação de diversos processos internos, como movimentação de materiais por esteiras e check points que fazem a leitura das etiquetas para a armazenagem ou distribuição de mercadorias. Ou seja, um dos principais pontos positivos é que não há necessidade de parar o fluxo de materiais para que uma pessoa faça a leitura das etiquetas, portanto, uma das aplicações mais comuns das etiquetas RFID é otimizar o fluxo de produtos com uma acuracidade de informações muito maior do que se teria com códigos de barras normais.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
I. As etiquetas RFID do tipo passivas são mais baratas, simples e de menor alcance, no entanto não se comunicam com outras etiquetas deste tipo.
II. Os circuitos eletrônicos das etiquetas RFID passivas recebem energia através de ondas eletromagnéticas pela antena do dispositivo leitor.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Analise as informações e a imagem a seguir: Sensores espalhados em plantações podem dar informações bastante precisas sobre temperatura, umidade do solo, probabilidade de chuvas, velocidade do vento e outras informações essenciais para o bom rendimento do plantio. De igual forma, sensores conectados aos animais conseguem ajudar no controle do gado: um chip colocado na orelha do boi pode fazer o rastreamento do animal, informar seu histórico de vacinas e assim por diante.
Considerando as informações fornecidas, avalie as afirmacoes abaixo:
I. O núcleo da Internet das Coisas é a própria Internet, suporte para que todos os dispositivos conectados se comuniquem.
II. Em um sistema IoT, os dispositivos são classificados como “inteligentes” quando a eles é agregado algum um serviço de TI.
III. Um usuário acionando um dispositivo inteligente por um comando de voz é um caso de uso de computação pervasiva.
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.

Analise as figuras a seguir: Figura 1. Arquivo JSON Para a intercomunicação de dispositivos, o uso de arquivos JSON, como da Figura 1, é uma boa opção por ser leve e facilmente transportado pela rede.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
A troca de dados entre dispositivos em um sistema IoT ocorre via computação em nuvem, de modo que, não importa o formato de arquivo, seja JSON ou HTML.
O carregamento dos dados do arquivo HTML (Figura 2) depende de conectividade à Internet e de um navegador instalado, tornando o sistema mais lento.
Tanto para seres humanos, como para máquinas, a facilidade de leitura dos arquivos JSON (Figura 1) e HTML (Figura 2) é a mesma.
Para a leitura pelos seres humanos, o arquivo HTML é a melhor opção, pois não é necessário o uso de navegadores nem programas adicionais para o abrir.

Leia o texto a seguir: A gestão da armazenagem é um fator crítico para o sucesso de um processo logístico. Ao armazenar produtos, é fundamental que haja o efetivo controle da informação sobre o que está disponível no estoque, o que está faltando, como são administrados os itens perecíveis, que tipo de transporte será utilizado e de que forma a demanda do cliente será atendida.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
RFID é uma tecnologia de análise de dados para orçamento base zero.
RFID é uma tecnologia capaz de emitir uma onda de rádio que é capturada, revelando as informações de rastreabilidade de itens.
RFID é uma tecnologia capaz de realizar a previsão orçamentária da empresa, a gestão de competências ou a escolha do tipo de orçamento.
RFID é uma tecnologia específica para fazer leitura em etiquetas de código de barras.
RFID é um sistema de avaliação de competências e habilidades na gestão de pessoas.

Leia o texto a seguir: A Internet das Coisas é composta por uma estrutura que dispõe de diversas tecnologias para o transporte e o gerenciamento de grande volume de dados. Essa comunicação, chamada de hiperconectividade entre máquinas (M2M – machine to machine), permite criar diversas aplicações em diversos tipos de setores da economia e o desenvolvimento de recursos tecnológicos para facilitar a vida das pessoas.
Assinale a alternativa correta a respeito do IPV6, que é uma dessas tecnologias utilizadas para a conectividade IoT.
Permite maior número de endereçamento, cujo padrão é o TCP/IP de 128 bits.
É um sinal de radiofrequência por difusão a curtas distâncias, com flexibilidade e alta qualidade.
Apresenta sinal de radiofrequência por difusão, flexível, de alta qualidade e médias distâncias.
Identifica e rastreia etiquetas em objetos a partir de campos magnéticos.
Possui protocolos mais apropriados para mobilidade e longo alcance.

Leia o texto a seguir: O Big Data representa ativos de informação caracterizados por alto volume, velocidade e variedade, que requerem tecnologias e métodos de análise específicos para serem transformados em valor.
A respeito do volume de Big Data, assinale a opção correta.
consiste na mudança constante dos dados.
tem relação à produção de dados veloz, seja em monitoramento, por meio de sensores, ou nos dados que as próprias pessoas produzem.
trata-se da multiplicidade de tipos de arquivos dentro do Big Data, como mensagem de texto, áudio, vídeo e imagem.
é uma referência ao tamanho dos dados produzidos e à necessidade de serem armazenados.
é parte característica da qualidade de dados e da melhoria contínua.

Analise o gráfico a seguir: Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
O crescimento da Internet das Coisas é justificado devido à melhoria dos recursos que garantem a privacidade dos dados dos usuários.
Os usuários finais estão mais dispostos em adquirir sistemas ligados à IoT devido ao aumento do interesse em soluções ligadas ao uso doméstico.
As empresas demandam cada vez mais sistemas IoT, na maioria dos casos, como reação aos empreendimentos dos concorrentes.
O aumento de gastos previstos na aquisição de sistemas IoT é resultado do crescimento do comércio eletrônico e da infraestrutura das empresas digitais.
Conforme a crise climática se desenvolve, surgem mais aplicações IoT ligadas ao uso racional de energia, economia de água e consumo responsável.

Leia o texto a seguir: “As placas de prototipagem são placas que facilitam o trabalho de quem está desenvolvendo uma ideia e necessita de recursos previamente prontos, ou seja, elas irão otimizar o tempo gasto com o projeto, uma vez que você não vai precisar programar tudo do zero. Muitos dos recursos estão disponíveis para download pela Internet”.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
I. Para o desenvolvimento de protótipos de sistemas IoT, podem ser utilizadas placas como Arduino e o kit Make Controller, que indicam erros no código-fonte a fim de prevenir falhas de software.
II. Lilypad é uma plataforma de hardware baseada em Arduino utilizada para prototipação de sistemas vestíveis, onde podem ser conectados sensores e outros componentes eletrônicos à roupa do usuário.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina