Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao financiamento do Sistema Único de Saúde, é correto dizer que:
(A) depende da contribuição direta dos usuários;
(B) é de responsabilidade única do orçamento dos municípios;
(C) depende unicamente do orçamento dos estados;
(D) depende majoritariamente da CPMF;
(E) é de responsabilidade das três esferas de governo e cada uma deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à pergunta sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), é importante entender como ele é estruturado no Brasil. O SUS é financiado por diferentes esferas de governo: federal, estadual e municipal. Cada uma dessas esferas tem a responsabilidade de garantir recursos para o sistema de saúde. Analisando as alternativas: (A) depende da contribuição direta dos usuários; - Incorreto, pois o SUS é financiado principalmente por impostos e não pela contribuição direta dos usuários. (B) é de responsabilidade única do orçamento dos municípios; - Incorreto, já que o financiamento é compartilhado entre os três níveis de governo. (C) depende unicamente do orçamento dos estados; - Incorreto, pois também envolve o governo federal e os municípios. (D) depende majoritariamente da CPMF; - Incorreto, a CPMF foi uma contribuição que não é mais aplicada e o financiamento do SUS não depende exclusivamente dela. (E) é de responsabilidade das três esferas de governo e cada uma deve assegurar o aporte regular de recursos ao respectivo fundo de saúde. - Correto, pois reflete a realidade do financiamento do SUS. Portanto, a alternativa correta é: (E).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a afirmativa correta:
A) É necessário que o campo de atividade da farmacovigilância se expanda e evolua, pois ainda não incluem as plantas medicinais, produtos derivados do sangue e vacinas.
B) Segundo a Organização Mundial da Saúde, a farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos.
C) No Brasil ainda não existem pressupostos legais referentes à farmacovigilância, incluindo-a nas atribuições da Vigilância Sanitária e nas competências do Sistema Único de Saúde (SUS).
D) As reações adversas graves a medicamentos como óbitos, riscos de morte, hospitalização, prolongamento da hospitalização, anomalia congênita e incapacidade persistente ou permanente e reações não descritas na bula, devem ser notificadas à Vigilância Sanitária. Em tais casos, é necessário ter certeza de que o medicamento é causa da reação adversa, a suspeita não é suficiente para que se notifique.
E) A farmacovigilância tem a finalidade de identificar os riscos relacionados aos problemas que envolvem os produtos farmacológicos no mercado, não se preocupando com a perda da eficácia e com o uso indevido ou abuso de medicamentos.

Qual questão não está relacionada com às compras/atividades?
A) Realizar a pesquisa de suprimentos a respeito do estudo de mercado, especificações de materiais, análise de custos e financeiras, desenvolvimento de novos fornecedores.
B) Realizar a administração de materiais-objetivos como evitar excesso de estoque, melhorar o giro de estoque e elaborar relatórios.
C) A respeito do sistema de aquisição deve negociar contratos, efetivar compras, analisar cotação, verificar recebimento de materiais e conferir faturas de compra.
D) Deve-se ter informações básicas sobre preços, compras, controle e registro de fornecedores e especificações de estoque.
E) Realizar a logística farmacêutica, que é um dos fatores de maior importância no processo de aquisição no ciclo da AF.

Qual das alternativas não faz parte do método de avaliação?
A) Tempo médio de provisão dos estoques.
B) Demandas atendidas x não atendidas.
C) Gastos mensais com medicamentos por unidade solicitante.
D) Conhecimentos e habilidades específicas quanto aos quesitos comportamental e técnico.
E) Quantidade de unidades atendidas naquele período (semana, quinzena, mês e ano).

Com isso é correto afirmar que:
I- O SUS possibilitou o exercício pleno das atividades preconizadas neste importante segmento farmacêutico.
II- No Brasil, desde os primeiros protótipos de AF implantados, nunca houve um questionamento sobre a necessidade de estandardização dos modelos, isto é, não era preciso copiar os modelos internacionais ou desenvolver seus próprios métodos.
III- Com o passar do tempo, o Brasil consolidou a sua própria AF, originando outros importantes serviços, entre eles a Atenção Farmacêutica (ATF).
A) Apenas III está correta.
B) Apenas II está correta.
C) I e III estão corretas.
D) Todas estão corretas.
E) I e II estão corretas.

Assinale a alternativa que contempla a sequência correta das etapas do ciclo de operações da Assistência Farmacêutica.
A) Distribuição, dispensação, programação, seleção, aquisição e armazenamento.
B) Dispensação, programação, seleção, aquisição, armazenamento e distribuição.
C) Armazenamento, distribuição, dispensação, programação, seleção e aquisição.
D) Programação, seleção, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.
E) Seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.

Assinale a alternativa que apresenta A ORDEM CORRETA do ciclo da assistência farmacêutica:
A) Programação - aquisição - seleção - distribuição - armazenamento - dispensação.
B) Seleção - programação - aquisição - armazenamento - distribuição - dispensação.
C) Seleção - aquisição - programação - distribuição - armazenamento - dispensação.
D) Programação – informação – distribuição – armazenamento – seleção – dispensação.
E) Programação - seleção - aquisição - armazenamento - distribuição - dispensação.

Considere as seguintes proposições sobre o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos e assinale a alternativa correta.
I. Também chamado de Hiperdia, o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, destina-se ao credenciamento e acompanhamento de portadores dessas duas doenças atendidos pelo SUS.
II. Dentre os benefícios do programa Hiperdia, pode-se citar: orientação para os gestores do SUS na adoção de estratégias de intervenção e conhecimento do perfil epidemiológico da hipertensão arterial, do diabetes e de dislipidemias na população mundial.
III. O papel do farmacêutico no Hiperdia é integrar a equipe multidisciplinar do programa e desempenhar atividades para a promoção de hábitos de vida saudáveis com impacto na resolutividade das doenças.
A) Apenas as proposições I e III estão corretas.
B) Apenas a proposição III está correta.
C) Apenas a proposição I está correta.
D) Apenas a proposição II está correta.
E) As proposições I, II e III estão corretas.

Com relação à assistência farmacêutica na atenção básica à saúde, julgue os próximos itens:
I - É atribuição da Comissão de Farmácia e Terapêutica emitir parecer técnico e relatório dos processos de compras relacionados aos produtos sob sua responsabilidade.
II - O levantamento da situação de saúde nos estados e municípios pode gerar dados epidemiológicos que sirvam de base para a implementação dos planos de ação da assistência farmacêutica.
III - Captopril e hidroclorotiazida são bloqueadores beta-adrenérgicos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde para tratamento da hipertensão arterial e para profilaxia da enxaqueca.
A) V-F-V
B) F-F-V
C) F-V-F
D) V-V-F
E) V-V-V

Julgue as proposições abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) à respeito das modalidades de licitação:
( ) Concorrência: modalidade entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem ter os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto.
( ) Tomada de preços: modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados pela administração.
( ) Convite: modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa.
( ) Concurso: modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico-científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.
( ) Leilão: modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para o Estado, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o melhor lance, igual ou superior ao de uma avaliação prévia.

Mais conteúdos dessa disciplina