Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O Direito Penal ou Direito Criminal define as infrações penais (crimes, delitos e contravenções), cominando pena na hipótese de descumprimento dos preceitos estabelecidos. Como Direito Público, sua atuação independe da vontade do ofendido, constituindo dever e função do Estado intervir e impor sanção, cabendo somente ao Estado a penalização.
Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sendo ramo do Direito Público, o Direito Penal tutela valores que interessam à coletividade e são indisponíveis. Nesse sentido, não pode o sujeito particular ofendido dispor da ação penal, desistindo ou mesmo perdoando o autor de um delito.
( ) Possui caráter secundário ou acessório, meramente sancionatório.
( ) É valorativo e imperativo, ou seja, valora condutas e impõe ao agente a obrigação de fazer ou deixar de fazer algo.
A V - V - F.
B F - V - F.
C V - F - V.
D F - V - V.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Direito Penal: ( ) Sendo ramo do Direito Público, o Direito Penal tutela valores que interessam à coletividade e são indisponíveis. Nesse sentido, não pode o sujeito particular ofendido dispor da ação penal, desistindo ou mesmo perdoando o autor de um delito. É verdadeira (V). O Direito Penal realmente protege interesses coletivos e, em muitos casos, a ação penal é pública, não podendo o ofendido desistir ou perdoar o autor do delito, pois a pena é uma questão de interesse do Estado. ( ) Possui caráter secundário ou acessório, meramente sancionatório. É falsa (F). O Direito Penal não é apenas sancionatório; ele também tem um caráter preventivo e educativo, além de ser um dos principais instrumentos de controle social. ( ) É valorativo e imperativo, ou seja, valora condutas e impõe ao agente a obrigação de fazer ou deixar de fazer algo. É verdadeira (V). O Direito Penal realmente valoriza condutas, estabelecendo o que é considerado crime e impondo obrigações e proibições aos indivíduos. Portanto, a sequência correta é: V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Direito Penal, enquanto saber científico, não é apenas mera contemplação ou memorização das normas penais, mas trata-se do campo de direito dinâmico e permanente inter-relação com outros campos da Ciência Jurídica.
Sobre a relação do Direito Penal com os demais ramos do Direito, analise as afirmativas a seguir: I- O Direito Penal contemporâneo deve ser assentado, portanto, em princípios fundamentais, próprios do Estado Democrático de Direito, e tem como base o expresso na Magna Carta. II- O Processo Penal é constituído por normas que definem condutas criminosas e cominam as sanções correspondentes, portanto, é o "instrumento" através do qual a pena é imposta. III- A responsabilidade penal e a administrativa são independentes, não sendo possível a condenação penal gerar efeitos na esfera administrativa.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa I está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.

A denominação Direito Penal Comum é utilizada para designar o Direito Penal aplicável pela justiça comum, de modo geral, a todas as pessoas, enquanto o Direito Penal Especial é aquele ramo do Direito Penal que se encontra sob a jurisdição especial que rege somente a conduta de um determinado grupo de pessoas.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I- O Direito Penal Comum tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei nº 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei nº 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), entre outras.
II- O Direito Penal Especial é relacionado aos recursos especiais interpostos em segunda instância.
III- Não se pode confundir Direito Penal Especial com Parte Especial do Direito Penal, que é aquela referenciada no próprio Código Penal, como o Direito Penal Econômico, Direito Penal Empresarial, Direito Penal do Consumidor etc.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.

A denominação Direito Penal Comum é utilizada para designar o Direito Penal aplicável pela justiça comum, de modo geral, a todas as pessoas, enquanto o Direito Penal Especial é aquele ramo do Direito Penal que se encontra sob a jurisdição especial que rege somente a conduta de um determinado grupo de pessoas.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Direito Penal Especial tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei no 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei no 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), entre outras.
( ) O Direito Penal Especial é aquele que se encontra sob a responsabilidade de justiça especializada. Em nosso ordenamento é o caso da chamada justiça castrense ou militar, a qual se incumbe de aplicar as normas previstas no Código Penal Militar (Decreto-Lei no 1.001/1969).
( ) Direito Penal Comum tem como fundamento o Código Penal e as diversas leis penais extravagantes, como a Lei Antidrogas (Lei no 11.343/2006), Código de Trânsito (Lei no 10.826/2003), Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), entre outras.
( ) O Direito Penal Especial constitui-se na Parte Especial do Direito Penal, que é aquela referenciada no próprio Código Penal, como o Direito Penal Econômico, Direito Penal Empresarial, Direito Penal do Consumidor etc.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.

O Direito Penal é um sistema normativo que valora bens e condutas humanas relevantes para a vida social e, portanto, interagindo de maneira dinâmica com os valores éticos e sociais, positivando-os e dando sentido jurídico, com a finalidade de protegê-los.
Sobre a relação entre a Criminologia e o Direito Penal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A função da Criminologia é fornecer elementos para ações públicas de prevenção geral (ações de bem-estar social e individual, reorientação do sistema de educação, planejamento urbano e habitacional etc.) e sociais, tomando por objeto o sistema punitivo. ( ) O Direito Penal contemporâneo é resultado das concepções iluministas europeias do século XVIII, que passaram a tratar a questão do crime essencialmente como ente jurídico, buscando integrar o agir delitivo com a previsão legal processual, situando a Criminologia distante do Direito Penal, privilegiando o último. ( ) Criminologia pode ser definida como saber acerca da questão do crime, suas causas, características, natureza, bem como fatores relacionados com o criminoso e a criminalização.
A F - F - F.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

A Constituição em um Estado Democrático de Direito se de um lado consagra direitos fundamentais e estabelece limites ao poder político, instituindo princípios básicos de proteção do indivíduo perante o Estado, por outro fixa diretrizes, com a finalidade de promover valores e ações de cunho social.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A Dogmática Penal não possui uma função relevante no Estado Democrático de Direito, pois não contribui na garantia de proteção dos direitos fundamentais do cidadão frente ao poder arbitrário do Estado. II- Os direitos fundamentais constituem, neste sentido, o núcleo central de legitimação e limite de ação do Estado, que deve obedecer aos princípios políticos e jurídicos da ordem democrática. III- O Direito Penal contemporâneo deve ser assentado, portanto, em princípios fundamentais, próprios do Estado Democrático de Direito, e tem como base o expresso na Magna Carta.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

O Direito Penal inegavelmente é um instrumento de controle social que padroniza e molda comportamentos. Por sua natureza, o Direito Penal não possui uma perspectiva causal-explicativa do crime, encontrando na Criminologia a fonte de compreender criticamente as condições de criminalização e as funções do sistema punitivo - social, cultural e político - e penal - Direito Penal, Política Criminal e Poder Judiciário.
Sobre Direito Penal e Criminologia, assinale a alternativa CORRETA:
a) A função da Criminologia é fornecer elementos para ações públicas de prevenção geral.
b) Para o Direito Penal, o problema do crime não se encerra com a aplicação e execução da pena.
c) A criminologia constrói uma legitimidade técnica racional para imputar a responsabilidade penal.
d) A Criminologia, ao contrário do Direito penal, não é uma ciência empírica do crime.

O Direito Penal é definido como o ramo do Direito Público composto por um conjunto de normas jurídicas que regulam o poder punitivo do Estado. Ocupa-se em estudar: os valores fundamentais sobre os quais se assentam as bases de convivência social (bens jurídicos), os fatos e/ou condutas que os violam e as normas jurídicas (princípios e regras jurídicas) destinadas a proteger e garantir tais valores através da imposição de penas e medidas de segurança.
Sobre bens jurídicos, analise as afirmativas a seguir: I- Bens jurídicos são circunstâncias dadas ou finalidades que são úteis para o indivíduo, considerando tais bens a finalidade maior da vida social. II- Pode-se considerar como bens jurídicos valores e/ou interesses relevantes e significativos para a vida humana, tanto individual como coletiva. III- A religião e a moral são bens jurídicos relevantes e também protegidos, logo não é vedado ao Direito em geral, e ao Penal em particular, a intervenção no âmbito moral, religioso e ético, e todas as demais esferas da vida íntima das pessoas, determinando condutas morais e/ou religiosas. IV- O controle social é exercido por um conjunto de instituições (escola, igrejas, associações, entre outras), estratégias (aceitação, valorização pessoal, entre outras) e ações (formas específicas de agir) que objetivam estabelecer limites e padrões de comportamento social, criando normas e aplicando sanções (não jurídicas) para os "desvios" em relação aos padrões estabelecidos.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina