Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Sobre a diluição do ácido sulfúrico em água, o químico e escritor Primo Levi afirma que, “está escrito em todos os tratados, é preciso operar às avessas, quer dizer, verter o ácido na água e não o contrário, senão aquele líquido oleoso de aspecto tão inócuo está sujeito a iras furibundas: sabem-no até os meninos do ginásio”.
O alerta dado por Levi justifica-se porque a
a) diluição do ácido libera muito calor.
b) mistura de água e ácido é explosiva.
c) água provoca a neutralização do ácido.
d) mistura final de água e ácido separa-se em fases.
e) água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A afirmação de Primo Levi destaca a importância de se adicionar o ácido à água e não o contrário. Isso se deve ao fato de que a diluição do ácido sulfúrico em água é uma reação exotérmica, ou seja, libera uma quantidade significativa de calor. Se o ácido for adicionado à água, a liberação rápida de calor pode causar a ebulição violenta da mistura, resultando em respingos de ácido concentrado, o que é extremamente perigoso. Analisando as alternativas: a) diluição do ácido libera muito calor - Esta é a razão correta para o alerta de Levi. b) mistura de água e ácido é explosiva - Embora a mistura possa ser perigosa, não é exatamente explosiva. c) água provoca a neutralização do ácido - Isso não é o foco da afirmação. d) mistura final de água e ácido separa-se em fases - Isso não ocorre. e) água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido - Não é a razão principal. Portanto, a alternativa correta é: a) diluição do ácido libera muito calor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Alguns profissionais burlam a fiscalização quando adicionam quantidades controladas de solução aquosa de hidróxido de sódio a tambores de leite de validade vencida. Assim que o teor de acidez, em termos de ácido lático, encontra-se na faixa permitida pela legislação, o leite adulterado passa a ser comercializado. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido lático pode ser representada pela equação química: CH3CH(OH)COOH (aq) + NaOH (aq) -> CH3CH(OH)COONa (aq) + H2O (l)
A consequência dessa adulteração e o(a)
a) aumento do pH do leite.
b) diluição significativa do leite.
c) precipitação do lactato de sódio.
d) diminuição da concentração de sais.
e) aumento da concentração de íons H+.

O esmalte dos dentes é constituido de hidroxiapatita (Ca5(PO4)3OH), um mineral que sofre desmineralização em meio ácido, de que acordo com a equação química: Ca5(PO4)3OH (s) ↔ 5 Ca2+ (aq) + 3 PO43- (aq) + OH- (aq)
Das bebidas listadas na tabela, aquela com menor potencial de desmineralização dos dentes é o
a) Chá
b) Café
c) Vinho
d) Refrigerante
e) Suco de limão

Os tubos de PVC, material organoclorado sintético, são normalmente utilizados como encanamento na construção civil. Ao final da sua vida útil, uma das formas de descarte desses tubos pode ser a incineração. Nesse processo libera-se cloreto de hidrogênio, dentre outras substâncias. Assim, é necessário um tratamento para evitar o problema da emissão desse poluente.
Entre as alternativas possíveis para o tratamento, é apropriado canalizar e borbulhar os gases provenientes da incineração em
a) água dura.
b) água de cal.
c) água salobra.
d) água destilada.
e) água desmineralizada.

Pesquisadores avaliaram a qualidade da água potável distribuída em cidades brasileiras. Entre as várias substâncias encontradas, destacam-se as apresentadas no esquema. A presença dessas substâncias pode ser verificada por análises químicas, como uma reação ácido-base, mediante a adição de hidróxido de sódio.
Apesar de não ser perceptível visualmente, por causa das condições de diluição, essa análise apresentará resultado positivo para o(a):
a) cafeína.
b) atrazina.
c) triclosan.
d) benzo[a]pireno.
e) dipirona sódica.

Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.
Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira. Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?
a) Álcool ou sabão.
b) Suco de limão ou álcool.
c) Suco de limão ou vinagre.
d) Suco de limão, leite ou sabão.
e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.

A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
a) HNO3 e HNO2.
b) H2SO4 e H2SO3.
c) H2SO3 e HNO2.
d) H2SO4 e HNO3.
e) H2CO3 e H2SO3.

Mais conteúdos dessa disciplina