Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as formas políticas desenvolvidas no Ocidente ao longo de sua história, assinale a alternativa CORRETA.
Com o surgimento das primeiras cidades – que remontam 12 mil anos atrás – na convivência social e política, começaram a se destacar algumas pessoas, grupos ou famílias em cargos de liderança, surgindo as primeiras instituições políticas, religiosas e administrativas com a função de coordenar os estoques de alimentos, as práticas e cultos religiosos e a defesa da cidade.
a) O significado da palavra democracia atualmente é o mesmo desde a Grécia antiga.
b) A democracia ateniense, diferente das democracias modernas, era excludente, pois, metecos, escravos, mulheres e crianças não eram considerados cidadãos.
c) A República romana se formou com a ascensão de Júlio Cesar ao cargo de imperador.
d) A construção da modernidade envolveu mudanças na maneira de pensar as relações de poder e a política. As teorias de Bodin e Hobbes defendiam um governo democrático e participativo.
e) Entre os séculos XVII e XVIII, alguns soberanos europeus, por ideologia e pelas crescentes pressões da população, adotaram como prática de governo, uma postura liberal e democrática.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada alternativa: a) O significado da palavra democracia atualmente é o mesmo desde a Grécia antiga. Falso, o conceito de democracia evoluiu ao longo do tempo. Na Grécia antiga, a democracia era restrita a uma pequena parte da população, enquanto hoje se entende como um sistema que deve incluir todos os cidadãos. b) A democracia ateniense, diferente das democracias modernas, era excludente, pois metecos, escravos, mulheres e crianças não eram considerados cidadãos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. A democracia ateniense era realmente excludente, limitando a cidadania a homens livres nascidos em Atenas. c) A República romana se formou com a ascensão de Júlio Cesar ao cargo de imperador. Falso, a República Romana foi estabelecida muito antes de Júlio César, em 509 a.C., e ele se tornou ditador, não imperador, e sua ascensão não marca a formação da República. d) A construção da modernidade envolveu mudanças na maneira de pensar as relações de poder e a política. As teorias de Bodin e Hobbes defendiam um governo democrático e participativo. Falso, tanto Bodin quanto Hobbes defendiam a ideia de um governo forte e centralizado, não necessariamente democrático e participativo. e) Entre os séculos XVII e XVIII, alguns soberanos europeus, por ideologia e pelas crescentes pressões da população, adotaram como prática de governo, uma postura liberal e democrática. Falso, embora houvesse movimentos em direção ao liberalismo, muitos soberanos ainda mantinham práticas absolutistas e não eram verdadeiramente democráticos. Com base nas análises, a alternativa correta é: b) A democracia ateniense, diferente das democracias modernas, era excludente, pois metecos, escravos, mulheres e crianças não eram considerados cidadãos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Preparativos bélicos que está fazendo, os colocam no caso da aliança comum estipulada no art. 15 do convênio de 29 de maio deste ano, contra aquele Governo, cuja existência se tem tornado incompatível com a paz, a segurança e o bem-estar dos Estados Aliados, acordaram estabelecer, em uma convenção especial, o modo e os meios de satisfazer os deveres dessa aliança, malogrando as intenções e disposições hostis do dito Governador.
Esse texto refere-se a qual guerra?
a) Guerra da Cisplatina.
b) Guerra do Paraguai.
c) Guerra do Prata, também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas.
d) Guerra do Chaco.
e) Guerra do Pacífico.

Fenômeno político que ocorreu entre os anos de 1930, o populismo, como ideologia política, se caracterizou por um discurso de libertação nacional, anti-imperialista e críticas moderadas ao sistema capitalista. Na América Latina, de maneira geral, a sua forma de atuação política foi baseada na relação direta entre o Estado e as massas populares, por intermédio de um líder popular e carismático.
Sobre a prática política populista do governo de Getúlio Vargas, assinale a alternativa CORRETA.
a) O nacionalismo foi amplamente utilizado pelos governos populistas com base em um discurso voltado contra a dominação do capital estrangeiro e a favor da defesa dos interesses nacionais. No Brasil, por exemplo, em 1953, a campanha “O Petróleo é nosso” e a proposta do governo da lei de lucros extraordinários, são exemplos desse caráter nacionalista.
b) Getúlio Vargas foi o um ponto de coesão e referência sociopolítica, demonstrando notável capacidade de mobilização popular e o seu governo se legitimou nas suas práticas políticas tendo como referência a elite agroexportadora, cujos interesses dizia combater.
c) Como os governos populistas se utilizavam muito da propaganda para reforçar a imagem do grande líder, eles permitiam que a imprensa, assim como os demais meios de comunicação de massa, atuasse de forma livre.
d) O discurso nacionalista e desenvolvimentista utilizado por Getúlio Vargas desagradou, tanto a elite burguesa urbana e industrial, quanto às massas operárias. Tanto que o ato de cometer suicídio pode ser considerado como confirmação desse fracasso.
e) Do ponto de vista econômico-financeiro, o governo provisório de Getúlio Vargas mostrou-se preocupado com a situação da produção industrial brasileira voltada para a exportação, importante para chegar a um equilíbrio na balança comercial. Para isso, em fevereiro de 1931, criou o Conselho Nacional da Indústria e do Emprego com o objetivo de regularizar, proteger e expandir a produção industrial.

A tabela abaixo sintetiza dados sobre a produção cafeeira no Brasil, no Mundo (em milhares de sacas) e a participação relativa do país em relação à produção mundial.
Sobre a importância do café na economia brasileira da primeira metade do século XX, é INCORRETO afirmar que
a) pela importância que tinha na produção mundial, as safras de café brasileiro impactavam diretamente no preço do produto no mercado internacional, fazendo com que políticas ativas de manutenção de preço fossem empreendidas desde o Império.
b) a diminuição da participação relativa do Brasil no mercado mundial de café derivou tanto do estabelecimento de novos polos produtores mundiais (como o Sudeste asiático), como da diversificação da pauta de exportações brasileiras, que incorporou novos produtos como minérios e bens industriais.
c) a importância do café na economia brasileira traduziu-se na hegemonia política das elites dos estados produtores durante a segunda metade do Império e na República Velha.
d) a política de queima dos estoques de café, realizada principalmente pelo primeiro governo Vargas (1930-1945), visava a diminuição da dependência que o Brasil tinha desse produto, pois a diminuição de sua oferta possibilitou uma maior participação de outros bens e produtos na balança comercial nacional.
e) a industrialização pioneira da cidade de São Paulo e região, no início do século XX, tem relação com a riqueza acumulada pela produção e pela exportação cafeeira no interior do estado.

Nas primeiras décadas do século XX, a utilização da dupla “higiene-eugenia” como promotora da saúde no Brasil foi recorrente no discurso de médicos e educadores. O novo panorama urbano dos grandes centros brasileiros, marcados nesse início de século pelo rápido crescimento e aumento populacional notável, criou uma demanda por soluções de caráter higiênico que permitissem um novo encaminhamento para as questões urbanas e sociais. No início do século XX, no Brasil, a “demanda por soluções de caráter higiênico que permitissem um novo encaminhamento para as questões urbanas e sociais” foi colocada em prática pelo governo federal em ações como:
a. A reurbanização da capital nacional com o melhoramento de medidas sanitárias, demolição de cortiços e deslocamento de trabalhadores para vilas operárias.
b. A demolição de cortiços e de alguns morros na cidade do Rio de Janeiro, além de campanhas de conscientização e de vacinação voluntária.
c. A reforma da cidade do Rio de Janeiro inspirada em Paris, com o alargamento de ruas e aprimoramento do fornecimento de água e esgoto.
d. A obrigatoriedade da coleta de lixo pública, a vacinação opcional e a expansão da iluminação pública nas grandes cidades.
e. O início do ensino de medidas sanitárias nas escolas públicas, a fiscalização das casas e dos cortiços na capital federal e multas para aqueles que não se enquadrassem na nova legislação.

Esse texto expõe atitudes polêmicas de Nero que teriam sido direcionadas contra.
Leia abaixo o trecho escrito por Tácito acerca do Império Romano.
a) escravos, mortos em lutas de gladiadores e outros espetáculos públicos dentro de sua nova política de pão e circo, como forma de alienar a população de seus problemas cotidianos.
b) povos bárbaros, que continuavam a adorar seus deuses familiares e não aceitavam o culto ao imperador e aos deuses do panteão romano.
c) estrangeiros, vistos como uma ameaça pelos romanos graças às constantes invasões e saques que proporcionavam contra o império.
d) rebeldes, cidadãos romanos que foram condenados por delitos contra os órgãos estatais e punidos exclusivamente com a violência pública como forma de expirar seus crimes.
e) cristãos, perseguidos por não aceitarem a divindade do imperador e por recusarem o uso da escravidão, tão importante dentro do sistema econômico romano.

A relação de dependência em que uma nação mais forte e rica impõe sobre outra sua supremacia econômica, industrial e tecnológica é denominada imperialismo ou neocolonialismo.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a dominação imperialista no continente africano.
a) A partilha da África, segundo os interesses das potências imperialistas, reorganizou a economia agrícola africana, que era predominantemente voltada para o mercado externo, buscando atender às necessidades dos países europeus, inclusive com a exportação de grande contingente de mão de obra escravizada.
b) A Revolução Industrial valorizou o continente africano, sobretudo por sua potencialidade pouco explorada de matérias-primas e pelo possível mercado consumidor dos artigos industrializados.
c) A dominação europeia sobre o continente africano trouxe grandes benefícios à população local devido aos investimentos financeiros feito pelos países europeus no continente.
d) A maioria dos africanos não se opôs ao domínio europeu, pois, a presença estrangeira significava desenvolvimento.
e) O imperialismo europeu sobre o continente africano foi marcado pela desagregação das populações locais devido ao grande número de escravizados que foram vendidos para as Américas.

Sobre os conflitos mundiais do período, assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto a seguir.
a) Em 1923, Hitler renomeou o partido do qual fazia parte, que passou a ser denominado Partido Nacional-Socialista Operário Alemão. Essa mudança no nome do partido tinha como objetivo aproximar a ideologia partidária alemã da ideologia socialista implantada por Lênin na União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS).
b) A decisão de Hitler de invadir a União Soviética, contrariando Pacto Germano-Soviético de Não Agressão assinado com Stalin, em 1939, é considerado pelos historiadores como o estopim que deu início à Segunda Guerra Mundial.
c) Em fevereiro de 1945, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Winston Churchill se reuniram com Stalin na Conferência de Yalta, com o objetivo de criar o Tribunal de Nüremberg – para julgar os crimes de guerra cometidos pelos nazistas e a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) – uma entidade supranacional cujo objetivo deveria ser o de impedir o surgimento de novas guerras e regimes políticos totalitários.
d) O período anterior à Primeira Guerra Mundial caracterizou-se por tensões, conflitos e divergências, aumentando as rivalidades entre países europeus. Dos principais focos de tensão, destacam-se as rivalidades imperialistas entre Inglaterra, Alemanha, França, Rússia e Império Austro-húngaro; os nacionalismos e a questão balcânica.
e) Após a vitória dos aliados na Segunda Guerra, o mundo acompanhou a ascensão de três grandes potências: EUA, URSS e China. Entretanto, a rivalidade e o constante estado de tensão marcaram as relações entre essas potências, inaugurando um período no qual todo o mundo temia a eclosão de uma nova guerra mundial.

Leia o trecho da entrevista feita por Fernanda da Escóssia, jornalista da BBC Brasil, ao diplomata Alberto Costa e Silva sobre seus estudos sobre a História da África e considere as afirmacoes a seguir.
São CORRETAS apenas as afirmações:
I. No trecho apresentado da entrevista é possível destacar a necessidade de um aprofundamento da história africana para uma melhor compreensão da história brasileira.
II. Para Alberto Costa e Silva, de um modo geral, a história brasileira não tem considerado os africanos como introdutores de técnicas de produção agrícola e de exploração de ouro.
III. O diplomata Alberto Costa e Silva não apresenta nenhum exemplo de documento histórico para firmar o ponto de vista que defende na entrevista.
IV. Segundo os estudos de Alberto Costa e Silva, é possível vincular as técnicas de extração de ouro em Minas Gerais no período colonial às técnicas usadas na exploração desse mesmo minério na Costa da Mina africana.
a) I, II e IV.
b) I.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I, II, III e IV.

A partir da leitura do texto, é possível afirmar:
Está(ão) CORRETA(S):
I. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os brasileiros tiveram mais acesso aos produtos ingleses.
II. As mudanças ocorridas nos modos e na moda no contexto do período Imperial brasileiro foram bastante sutis.
III. Roupas, acessórios e joias são itens supérfluos que pouco informam sobre os costumes de uma época.
IV. Os viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil nesse período não registraram informações relevantes sobre a vestimenta dos brasileiros.
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina