Logo Passei Direto
Buscar
Quando as atividades físicas são feitas para aumentar a capacidade de realizar trabalho físico, devem revestir-se de características específicas.
Quanto à sentença anterior, pode-se afirmar que:
Exercícios físicos são concebidos para melhorar componentes da aptidão física relacionada às habilidades motoras, enquanto atividades físicas incrementam qualidades físicas da aptidão física relacionada à saúde.
As características específicas significam que se deve levar em conta o impacto dos exercícios físicos sobre a independência funcional e efeito protetor de uma melhor aptidão física sobre o desenvolvimento de doenças.
Como a aptidão física relacionada às habilidades motoras remete ao desempenho de tarefas específicas, é nesse sentido que se deve interpretar as características específicas dos exercícios físicos.
Atividades físicas são extremamente inespecíficas, sem características próprias e são realizadas principalmente por diversão. Praticar exercícios físicos é algo muito mais sério.
Quando prescrevemos exercícios físicos, lidamos com atividades físicas planejadas, sistematizadas, repetitivas e intencionais, com a finalidade de alcançar um objetivo específico.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A afirmação correta é que, quando se fala em atividades físicas para aumentar a capacidade de realizar trabalho físico, é importante considerar que os exercícios físicos são planejados e têm objetivos específicos, enquanto as atividades físicas podem ser mais gerais e realizadas por diversão. Além disso, os exercícios devem levar em conta o impacto na aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho de tarefas específicas. Portanto, a prescrição de exercícios deve ser intencional e sistemática para alcançar resultados desejados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à sarcopenia e osteoporose, pode-se afirmar que:
Atividades aquáticas são capazes de incrementar a massa muscular e densidade mineral óssea em níveis similares àqueles provocados por treinamento em terra firme, com a vantagem adicional de a água ser um ambiente mais seguro para idosos.
O treinamento resistido é indicado para a sarcopenia, mas não para a osteoporose, em virtude do risco de fraturas.
A perda de motoneurônios com a idade é uma doença nervosa, pouca relação tendo com a sarcopenia. Por outro lado, como os ossos são muito inervados, isso pode acelerar o processo de osteopenia.
Em ambas as doenças, é importante aplicar cargas moderadas com muitas repetições, a fim de estimular a síntese proteica para aumentar a massa muscular e óssea.
Osteoporose e sarcopenia são estreitamente relacionadas. A redução da força muscular resulta em menor condição de se aplicarem tensões elevadas sobre o osso, diminuindo a exposição a pressões mecânicas externas que estimulam a formação de matriz óssea.

Quanto aos mecanismos pelos quais o exercício exerceria efeito benéfico na evolução de alguns tipos de câncer, incluindo o desenvolvimento dos tumores, pode-se afirmar:
O exercício teria efeitos crônicos e agudos.
O exercício não teria efeitos crônicos, nem agudos.
O exercício teria efeitos agudos, mas não crônicos.
O exercício teria efeitos crônicos, mas não agudos.
Não se sabe nada sobre os mecanismos subjacentes aos efeitos benéficos ao câncer.

o acidente vascular encefálico resulta na morte de neurônios motores superiores, com consequente perda de movimentos.
A disfunção motora mais comum, em que um dos dimídios corporais é parcialmente paralisado, denomina-se:
Dislexia
Ataxia
Aforia
Hemiparesia
Epilepsia

Em relação às técnicas objetivas para quantificar a carga de trabalho e atividades físicas, é correto afirmar:
Diários de bordo são mais precisos que monitores de frequência cardíaca para aferir a intensidade relativa das atividades físicas.
Os acelerômetros e monitores de frequência cardíaca são técnicas fisiológicas.
A calorimetria direta é um método fisiológico que pode ser realizado por meio de analisadores portáteis.
A água duplamente marcada produz resultados equivalentes aos podômetros e acelerômetros.
A principal desvantagem dos podômetros é que a estimativa do dispêndio energético limita-se às caminhadas.

São implicações do conceito de limiar anaeróbio para o treinamento da capacidade cardiorrespiratória:
Em indivíduos destreinados é um indicador melhor do estado de treinamento que em atletas de rendimento.
O volume de treinamento deve ser definido com base na frequência cardíaca em que é atingido.
Tem relação estreita com a especificidade do treinamento visando aprimorar o desempenho físico.
É mais fácil de ser aprimorado do que o VO2máx.
O acúmulo de lactato facilita a realização de atividades prolongadas, pois tem impacto agudo na percepção subjetiva do esforço.

Em relação às recomendações de agências normativas para o treinamento da força muscular no contexto da promoção da saúde e qualidade de vida, é correto afirmar que:
A frequência semanal é fundamental para produzir adaptações em treinamentos de curto prazo. Deve-se aplicar exercícios para o corpo inteiro, sem preocupação com o volume de treinamento nas primeiras semanas de intervenção. A velocidade de movimento deve ser a maior possível, pois isso ajuda na manifestação do componente hipertrófico. Deve-se priorizar contrações estáticas às dinâmicas, porquanto os movimentos são mais seguros e estabilizados para praticantes iniciantes. Intervalos de recuperação fixos são mais eficazes que variados em indivíduos treinados ou destreinados.

Mais conteúdos dessa disciplina