Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa CORRETA que traz como é chama a parte da epidemiologia que é o ponto de partida para entender o comportamento de uma doença ou agravo em uma população determinada. Trata-se de levantar a maior quantidade possível de dados em relação a uma situação de risco à vida ou a saúde relativa ao objeto de uma determinada pesquisa:
A Epidemiologia Experimental.
B Epidemiologia Investigativa.
C Epidemiologia Descritiva.
D Epidemiologia de Varredura.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas: A) Epidemiologia Experimental - Refere-se a estudos que testam intervenções em populações, não é o ponto de partida para entender o comportamento de uma doença. B) Epidemiologia Investigativa - Envolve a investigação de surtos e a busca por causas, mas não é especificamente o levantamento inicial de dados. C) Epidemiologia Descritiva - Esta parte da epidemiologia é realmente o ponto de partida para entender o comportamento de uma doença, pois se concentra na descrição da distribuição e dos determinantes de saúde em uma população, levantando dados sobre a situação de saúde. D) Epidemiologia de Varredura - Este termo não é amplamente reconhecido na literatura epidemiológica como uma categoria formal. Diante da análise, a alternativa correta é: C) Epidemiologia Descritiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Trata-se da ocorrência coletiva habitual de uma doença que de tempos em tempos aparece na mesma população. Ou seja, é uma doença habitual daquele local. Um bom exemplo é a ocorrência de malária na região Norte do Brasil.
A que estamos nos referindo?
A Epidemia.
B Endemia.
C Surto epidêmico.
D Pandemia.

Existem conceitos utilizados na linguagem técnica da epidemiologia e para entender esta ciência faz-se necessário conhecê-los.
Sobre esses conceitos de palavras utilizadas na epidemiologia, classifique V as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) DETERMINANTES: são a causa e os fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença.
( ) FATORES DE RISCO: é qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, a exemplo dos múltiplos fatores causais das doenças cardiovasculares.
( ) MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE: medidas tomadas para eliminar, prevenir e tratar determinada doença.
( ) NEXO CAUSAL: busca a causa e efeito dos tratamentos das doenças.
A - V - V - F - V.
B - F - V - V - V.
C - V - V - V - V.
D - V - V - V - F.

Em uma cidade de 100 mil habitantes, entre os meses de janeiro e março, foram notificados, junto ao serviço de vigilância epidemiológica, 800 casos de dengue, sendo que desses, oito casos evoluíram ao óbito (dados hipotéticos). De acordo com as informações apresentadas, alguns indicadores de saúde podem ser construídos.
Sobre o(s) indicador(es) epidemiológico(s) possível(is) de ser(em) elaborado(s) com tais dados, assinale a alternativa CORRETA:
A - Letalidade.
B - Risco relativo.
C - Mortalidade.
D - Incidência.

É uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tem ligação com a gravidade da doença, e sim com a abrangência geográfica.
Do que estamos falando?
A - Epidemia.
B - Endemia.
C - Pandemia.
D - Surto.

É a ocorrência coletiva e habitual de uma doença que de tempos em tempos aparece na mesma população.
Do que estamos falando?
A Endemia.
B Surto.
C Pandemia.
D Epidemia.

A taxa de mortalidade infantil está entre os indicadores mais sensíveis da governabilidade de um país. Representado pelo número de crianças que morreram antes de completarem um ano de idade, calculado entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo.
Referente à taxa de mortalidade infantil, assinale a alternativa CORRETA:
A - A taxa é representada pelo número de óbitos por cada 10 habitantes e calculada dividindo o número de mortes das crianças com menos de um ano de idade pelo número total de crianças nascidas vivas num determinado período.
B - A taxa é representada pelo número de óbitos por cada 100 habitantes e calculada dividindo o número de mortes das crianças com menos de um ano de idade pelo número total de crianças nascidas vivas, num determinado período.
C - A taxa de mortalidade infantil não é um indicador útil para a epidemiologia.
D - A taxa é representada pelo número de óbitos por cada 1000 habitantes e calculada dividindo o número de mortes das crianças com menos de um ano de idade pelo número total de crianças nascidas vivas num determinado período.

Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma variável em um ou mais grupos de pessoas.
Sobre as características de um estudo experimental, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Realiza a randomização.
B - Pode utilizar um placebo.
C - Não é utilizado para verificar eficácia de um novo medicamento.
D - Realiza estudo cego ou duplo-cego.

Mais conteúdos dessa disciplina