Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal disciplina que o ICMS, que é _____________, será não ____________. Isso significa dizer que o imposto pago em uma etapa __________ de circulação de mercadoria ou de prestação dos serviços por ele tributados gera um crédito que pode ser compensado na etapa ____________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Plurifásico; cumulativo; posterior; anterior.
Plurifásico; cumulativo; anterior; seguinte.
Plurifásico; cumulativo; posterior; seguinte.
Monofásico; vinculado; posterior; seguinte.
Plurifásico; vinculado; posterior; seguinte.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa que completa adequadamente as lacunas é: Plurifásico; cumulativo; anterior; seguinte. Portanto, a frase completa ficaria assim: "A Constituição Federal disciplina que o ICMS, que é plurifásico, será não cumulativo. Isso significa dizer que o imposto pago em uma etapa anterior de circulação de mercadoria ou de prestação dos serviços por ele tributados gera um crédito que pode ser compensado na etapa seguinte."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto às pessoas _____________, em regra, a alíquota do IR é de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, presumido ou arbitrado apurado. Há ainda uma alíquota ______________ de 10% quando a parcela do lucro ___________ exceder o resultado da ______________ de R$ 20.000,00 pelo número dos meses do respectivo período de apuração. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Físicas; adicional; real; divisão.
Jurídicas; adicional; presumido; multiplicação.
Jurídicas; adicional; real; multiplicação.
Físicas; adicional; arbitrado; multiplicação.
Jurídicas; adicional; real; soma.

Atualmente, qual a alíquota aplicável sobre a base de cálculo de valor superior a R$ 4.664,68 para determinar o imposto de renda devido pela pessoa física em cada período-base:
22,5%.
32%.
27%.
9%.
15%.

Fonte: BRASIL. Decreto-lei n. 406, de 31 de dezembro de 1968. Estabelece normas gerais de direito financeiro [...]. Brasília: Presidência da República, 1968.
A norma contida no § 1º do artigo 9º do Decreto-Lei n. 406/1968 ___________ a adoção de um valor __________ no recolhimento do ISS, quando a prestação de serviços é feita sob a forma de trabalho _____________ e pelo próprio ___________. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Permite; fixo; pessoal; consumidor.
Impede; variável; terceirizado; contribuinte.
Permite; fixo; pessoal; contribuinte.
Permite; fixo; terceirizado; contribuinte.
Impede; fixo; terceirizado; consumidor.

Qual das alternativas a seguir não corresponde a uma operação de industrialização:
Colocação do terceiro eixo (truck) em veículos de carga.
Fabricação de produtos a partir da reciclagem de latas de alumínio.
Junção de peças para formar uma cadeira.
Transformação de argilas em tijolos.
Montagem de óculos, mediante receita médica.

Além de indiretos e direitos, vinculados ou não vinculados, cumulativos ou não cumulativos, os tributos também podem ser classificados como regressivos e progressivos. Diante disso, assinale a alternativa correta:
Os tributos regressivos incidem sobre o consumo e, assim, acabam por atingir, de forma diversa, a população geral, uma vez que nem todos consomem produtos ou serviços.
Os tributos progressivos possuem alíquotas que aumentam conforme crescem os valores tributados; desse modo, são mais onerosos para aqueles que possuem maior capacidade contributiva.
O IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) é um exemplo de tributo regressivo, cujas alíquotas aumentam conforme a renda do contribuinte cresce.
Os tributos progressivos possuem alíquotas que diminuem conforme crescem os valores tributados; desse modo, são mais onerosos para aqueles que possuem maior capacidade contributiva.
O IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) é um exemplo de tributo progressivo, cujas alíquotas aumentam conforme a renda do contribuinte cresce.

Acerca do Imposto sobre Serviços, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) São contribuintes do ISS os prestadores de serviços, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, desde que com estabelecimento fixo. ( ) Não serão considerados contribuintes aqueles que prestem serviços em relação de emprego. ( ) Cada município, por meio de legislação própria, pode atribuir a responsabilidade pelo recolhimento do ISS a um terceiro não vinculado à obrigação tributária. ( ) O tomador do serviço proveniente do exterior do País, ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País, é o responsável pelo recolhimento do ISS. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
V – V – F – V.
F – F – F – V.
V – V – F – F.
F – V – F – F.
F – V – F – V.

Acerca do Imposto sobre Produtos Industrializados, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
( ) O IPI tem como base legal o art. 153, inciso IV, da Constituição Federal, que concede à União a criação do referido tributo.
( ) Atualmente, a cobrança, a fiscalização, a arrecadação e a administração do IPI são regulamentadas pelo Decreto n. 7.212/2010.
( ) O IPI é um tributo imposto indireto, regressivo, cumulativo e não vinculado.
( ) O IPI incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros e alcança todos os produtos com alíquota, ainda que zero.
( ) Os produtos com alíquota zero sofrem a incidência do IPI; contudo, têm suas alíquotas zeradas em virtude de injustiça fiscal.
V – V – F – F – F.
F – V – F – V – F.
F – V – F – V – V.
V – V – F – V – F.
V – F – F – V – F.

O ICMS é um imposto de grande relevância, pois, como recai sobre o consumo, atinge a população de maneira geral e gera grande receita aos cofres públicos. Sobre o referido tributo, marque a alternativa incorreta:
A Constituição Federal, em seu artigo 155, inciso II, estipula que compete aos Estados e ao Distrito Federal a instituição do ICMS.
O ICMS, na prática, é exigido de forma indireta, pois seu valor é acrescido ao preço da mercadoria comercializada.
A compensação do ICMS não ocorrerá enquanto a etapa anterior (operação de saída) não for tributada pelo imposto, salvo nas vendas para o exterior.
Diante da isenção ou da não incidência do ICMS, ressalvadas as exceções, não haverá créditos a serem compensados nas operações subsequentes.
A Constituição Federal ainda disciplina que o ICMS, que é monofásico (incide em várias etapas), será não cumulativo e poderá ser seletivo.

Mais conteúdos dessa disciplina