Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
As práticas religiosas no Brasil têm suas especificidades, que podem ser explicadas pelas características de sua formação social desde o período colonial.
A partir do texto apresentado e sobre as práticas religiosas no Brasil durante o período colonial, é correto afirmar que estas se caracterizam:
a. pela aculturação dos povos africanos frente à predominância da religião católica.
b. pelo sincretismo entre a religião católica e as religiosidades africanas, além das contribuições indígenas.
c. pela submissão da Igreja Católica aos rituais africanos, já que a maior parte da população era negra.
d. pelo mimetismo das práticas religiosas europeias e africanas, que não sofreram transformações na colônia.
e. pela total dominância da religião católica, por meio da repressão promovida pela Inquisição.
User badge image
Pedagogiando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para analisar as práticas religiosas no Brasil durante o período colonial, é importante considerar a interação entre as diferentes culturas e religiões que se encontraram nesse contexto. Vamos analisar as alternativas: a) pela aculturação dos povos africanos frente à predominância da religião católica. - Embora tenha havido aculturação, essa opção não abrange a complexidade das interações religiosas. b) pelo sincretismo entre a religião católica e as religiosidades africanas, além das contribuições indígenas. - Esta opção reflete bem a realidade das práticas religiosas no Brasil, onde houve uma fusão de elementos católicos com as tradições africanas e indígenas. c) pela submissão da Igreja Católica aos rituais africanos, já que a maior parte da população era negra. - Essa afirmação é simplista e não representa a dinâmica de poder e resistência. d) pelo mimetismo das práticas religiosas europeias e africanas, que não sofreram transformações na colônia. - Essa opção ignora as transformações e adaptações que ocorreram. e) pela total dominância da religião católica, por meio da repressão promovida pela Inquisição. - Embora a religião católica tenha sido dominante, essa opção não considera o sincretismo que ocorreu. A alternativa que melhor caracteriza as práticas religiosas no Brasil durante o período colonial é: b) pelo sincretismo entre a religião católica e as religiosidades africanas, além das contribuições indígenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil foi o local que mais recebeu africanos escravizados ao longo de mais de três séculos de escravismo.
Em relação aos cativos trazidos ao Brasil, é correto afirmar que:
a. desempenhavam diferentes atividades produtivas na colônia, de acordo com a região e ao longo do tempo, mas foram a principal mão de obra do cultivo da cana-de-açúcar.
b. trabalhavam exclusivamente nas lavouras de cana e nos engenhos, e outras atividades produtivas eram supridas por trabalhadores livres ou indígenas escravizados.
c. a escravidão mudou ao longo do tempo e de acordo com as diferentes regiões da colônia, mas os africanos escravizados sempre trabalharam na produção agrícola.
d. trabalhavam exclusivamente nas casas dos senhores e nas cidades, e outras atividades produtivas eram supridas por trabalhadores livres ou indígenas escravizados.
e. no momento em que os africanos foram trazidos escravizados para o Brasil, essa se tornou a única mão de obra empregada nas relações produtivas coloniais.

Em relação às condições internas que permitiram a escravidão e o tráfico transatlântico, são feitas as seguintes afirmacoes:
Qual(is) está(ão) correta(s)?
I – Os impérios e reinos africanos tiveram papel-chave na captura e revenda de escravizados, transformando a escravidão anteriormente praticada no continente.
II – A prática da escravidão no continente africano foi uma herança dos povos islâmicos, que passaram a ocupar o continente com a expansão de diferentes nações árabes.
III – A “escravidão doméstica”, anteriormente praticada no continente africano, foi transformada qualitativa e quantitativamente a partir do contato com os europeus.
a) I e III.
b) III.
c) II
d) II e III.
e) I.

Ao longo de três séculos, a administração da América portuguesa foi realizada por meio de diferentes cargos e instituições. No Dicionário do Brasil Colonial, o verbete “Administração” traz o seguinte texto: "Outro aspecto enfatizado é a indiferenciação, típica do Antigo Regime, entre as atribuições executivas, legislativas e judiciárias. Enfatizou-se que os diversos órgãos da Coroa desempenhavam funções de natureza mista, a exemplo do Tribunal da Relação, órgão judiciário, porém encarregado de um sem-número de funções legislativas e executivas. Além disso, tem sido ressaltada a importância estratégica da sobreposição de atribuições e competências entre os vários órgãos e agentes administrativos como algo intrínseco ao funcionamento da administração colonial".
Assinale a alternativa correta sobre a administração colonial:
a) A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos gerou, em muitos casos, conflitos e dificuldades administrativas para os colonos.
b) A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos não afetou os colonos, pois seus interesses estavam assegurados nos órgãos coloniais.
c) A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos foi responsável pelo fim do sistema das capitanias hereditárias.
d) A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos foi resolvida pela Coroa portuguesa com a criação do Governo Geral.
e) A sobreposição de atribuições e competências entre os vários agentes e órgãos não afetou os colonos, pois havia autoridades executivas, legislativas e judiciárias.

A partir da expansão marítima ibérica, foram assinados diferentes tratados, com a mediação do papa, para se definirem os espaços e territórios pertencentes a cada uma das coroas. Primeiramente, foi assinada a Bula Intercoetera e, após a “descoberta" da América, o Tratado de Tordesilhas.
Sobre esse último tratado, assinale a alternativa correta:
a) Sabe-se que o interesse de Portugal era preservar as rotas comerciais do Atlântico Sul, mas a historiografia ainda aponta dúvidas quanto às possíveis reivindicações de Portugal incluir o território que, posteriormente, seria o Brasil.
b) O Tratado de Tordesilhas permitiu uma união dos interesses das coroas ibéricas, que, juntas, passaram a fomentar a realização das grandes navegações e das atividades marítimo-comerciais, dividindo igualitariamente os lucros das operações comerciais.
c) A assinatura do Tratado de Tordesilhas significou para Portugal a preservação de seu domínio no Atlântico Sul e a posse do território da América Portuguesa, o que pode ser explicado pelo aumento, em léguas, da linha imaginária que estabelecia as posses de ambas as coroas.
d) A mediação realizada pela Igreja Católica se deveu ao fato de que havia diferentes interesses religiosos na divisão das conquistas das coroas ibéricas: Portugal era um país predominantemente de religião árabe e judaica, enquanto a Coroa de Castela era católica.
e) O Tratado de Tordesilhas estipulava que as grandes navegações e as atividades marítimo-comerciais ocorreriam sem a intervenção do Estado, de acordo com as principais doutrinas econômicas do período, como o liberalismo.

A Revolução de Avis, que se inicia como uma crise sucessória do trono de Portugal, representa um marco no expansionismo marítimo-comercial português.
Assinale a alternativa que apresenta uma correta avaliação das consequências econômicas do processo revolucionário:
a) Com a Revolução de Avis e a posse de D. João, há uma aproximação entre os interesses do Estado português e os da burguesia comercial-mercantil, possibilitando a execução das grandes navegações.
b) Com a Revolução de Avis e a posse de D. João, há um distanciamento entre os interesses do Estado português e os da burguesia comercial-mercantil, pois o Estado estava preocupado em financiar as atividades agrícolas.
c) Com a Revolução de Avis e a posse de D. João, há um distanciamento entre os interesses do Estado português e os da burguesia comercial-mercantil, dificultando a execução das grandes navegações.
d) Com a Revolução de Avis e a posse de D. João, não há alterações na relação do Estado português com a burguesia comercial-mercantil em relação às navegações, já que o financiamento era proveniente da Igreja Católica.
e) Com a Revolução de Avis e a posse de D. João, há uma aproximação entre os interesses do Estado português e os da burguesia comercial-mercantil, possibilitando a adoção de políticas liberais para a economia.

A questão militar teve forte influência na queda da monarquia e no início da República no Brasil, a partir de uma série de conflitos promovidos entre 1883 e 1887.
Qual ideologia influenciou a ação dos militares no fim do século XIX?
a) Positivismo.
b) Absolutismo.
c) Libertarianismo.
d) Liberalismo.
e) Funcionalismo.

O início do século XVI representou o princípio da escravidão no Brasil. No ano de 1535, chegou a Salvador (BA) o primeiro navio negreiro. Esse período só terminou 353 anos depois, em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea. O processo de abolição do trabalho escravo aconteceu de maneira lenta, sendo marcado por diversas leis que promoveram a abolição de maneira gradual no país.
Sobre essas legislações, assinale a alternativa correta.
a) Lei dos Sexagenários.
b) Lei de Terras.
c) Lei do Conselho de Estado.
d) Lei Saraiva.
e) Lei Moret.

Um dos primeiros atos de D. João ao chegar no Brasil foi abrir os portos brasileiros às nações amigas e, dois anos depois, assinar um tratado com a Inglaterra que baixava as taxas dos produtos ingleses que chegassem na colônia. Para os brasileiros, essas medidas significaram o fim do Pacto Colonial e abriram os mercados do Brasil à vinda de produtos ingleses.
Qual foi o resultado dessa medida adotada por D. João, em 1808, que foi um dos motivos para a eclosão da Revolução Liberal do Porto, em 1820?
a) A medida foi favorável à economia portuguesa, pois os comerciantes portugueses puderam negociar melhores taxas de importação e exportação com as nações amigas.
b) A medida não causou grandes impactos na economia portuguesa, pois os produtos portugueses continuaram sendo mais baratos que os produtos vindos de outros países.
c) A abertura dos portos deu muitos prejuízos aos comerciantes portugueses, pois com o fim do Pacto Colonial, não havia mais a relação de exclusividade entre a colônia e a metrópole.
d) Com o fim do Pacto Colonial, Portugal pôde receber na colônia muitos produtos ingleses, que incentivavam a crescente indústria brasileira, aquecendo a economia portuguesa.
e) A economia portuguesa sofreu um impacto negativo com a abertura dos portos, uma vez que Portugal só poderia enviar mercadorias para o Brasil pelo porto do Rio de Janeiro.

No período colonial, a relação entre os colonos e os jesuítas, durante o período em que estiveram na América portuguesa, foi conflitiva.
A seguir, são citados alguns motivos para esses conflitos: I – Os jesuítas se opunham à escravização dos indígenas, protegendo-os em aldeamentos. II – A coroa portuguesa apoiava integralmente os colonos na escravização indígena. III – Os confrontos entre colonos e jesuítas se davam pelas diferenças religiosas dos dois grupos. Qual(is) está(ão) correto(s)?
a. Apenas I.
b. Apenas II e III.
c. Apenas I e II.
d. Apenas III.
e. Apenas II.

Os historiadores João Fragoso e Manolo Florentino são representantes de uma corrente historiográfica que vem procurando romper com alguns esquematismos da historiografia sobre a América portuguesa, que entende a história colonial por um viés economicista, e propiciar novas interpretações sobre a economia e a sociedade coloniais brasileiras.
De acordo com o trecho acima, e com seus conhecimentos sobre a economia e a sociedade coloniais, é possível afirmar que a relação entre a colônia e a metrópole, no sistema de mercês, se dava:
a) através de uma ampliação dos sujeitos que poderiam se beneficiar do sistema de mercês, incluindo africanos escravizados, judeus e indígenas.
b) através da doação de terras na colônia e privilégios aos que desempenhassem funções e tarefas para a coroa portuguesa.
c) através da venda, por parte dos colonos, dos produtos manufaturados da metrópole nas municipalidades coloniais.
d) através do rechaço aos títulos de nobreza e da conquista de cargos públicos por eleições diretas, sem a interferência da metrópole.
e) através de uma racionalização na distribuição de recursos econômicos com a instauração de uma burocracia administrativa.

Mais conteúdos dessa disciplina