Logo Passei Direto
Buscar
Para Winnicott a constituição do psiquismo estabelece os pilares que sustentam a sanidade humana. Ambiente, figura materna (ou um cuidador), tendência ao amadurecimento, entre outros são elementos interatuantes e produtores da subjetividade, do eu do indivíduo.
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I Winnicott considera que para compreendermos desordens como a esquizofrenia, é preciso examinarmos os processos de maturação nos estágios iniciais do desenvolvimento emocional, pois é somente nesse período que a tendência à maturação determina o desenvolvimento emocional.
II Os processos de maturação são tendências herdadas. Por isso, as condições ambientais favoráveis são pouco relevantes para a realização do potencial inato de desenvolvimento.
III O ambiente por si só não é o que faz o bebê crescer, apenas facilita o desenvolvimento, pois, quando “suficientemente bom”, ele obstrui o processo de maturação.
IV Na abordagem winnicottiana saúde é sinônimo de maturidade e saúde mental deficiente é sinal de imaturidade. O objetivo do ambiente é oferecer riqueza de qualidade relacional.
A) I e III.
B) III.
C) II e IV.
D) IV.
E) II e III.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Winnicott considera que para compreendermos desordens como a esquizofrenia, é preciso examinarmos os processos de maturação nos estágios iniciais do desenvolvimento emocional, pois é somente nesse período que a tendência à maturação determina o desenvolvimento emocional. Verdadeiro, Winnicott realmente enfatiza a importância dos estágios iniciais do desenvolvimento emocional para entender desordens como a esquizofrenia. II. Os processos de maturação são tendências herdadas. Por isso, as condições ambientais favoráveis são pouco relevantes para a realização do potencial inato de desenvolvimento. Falso, Winnicott acredita que as condições ambientais são extremamente relevantes e interagem com as tendências inatas. III. O ambiente por si só não é o que faz o bebê crescer, apenas facilita o desenvolvimento, pois, quando “suficientemente bom”, ele obstrui o processo de maturação. Falso, a ideia de "suficientemente bom" é que o ambiente deve ser favorável e não obstruir o processo de maturação, mas sim apoiá-lo. IV. Na abordagem winnicottiana saúde é sinônimo de maturidade e saúde mental deficiente é sinal de imaturidade. O objetivo do ambiente é oferecer riqueza de qualidade relacional. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Winnicott realmente vê a saúde como maturidade e enfatiza a importância de um ambiente relacional rico. Com base nessa análise, as afirmativas verdadeiras são I e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: A) I e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Clara de 7 anos, em análise há 18 meses, chega mais cedo à sessão e presencia sua analista com outras crianças atendidas em grupo. Já na sala de atendimento, muito brava diz para a analista: Clara: Você não cuida direito das coisas dessa sala, fica aí só atendendo essas crianças e nem vê a confusão que elas fazem... Aí, quando eu chego aqui tenho que colocar tudo no lugar, porque você nem liga pra bagunça que elas fazem... Analista: Você parece muito brava hoje... Clara: Eu não tô brava não, eu só não consigo achar meu brinquedo, que deixei aqui no cantinho. Onde eles colocaram? Você tem que me ajudar, ou vai deixar só pra eles? Analista: Você está sugerindo que eu não lhe cuido direito e deixo suas coisas para que qualquer um delas se aposse... Clara: Você fala muito, quer saber... se eu tivesse alguém eu poderia jogar damas.... Ergue os ombros e fica jogando sozinha.
A respeito da situação acima relatada, assinale a que fenômenos clínicos se referem as reações de Clara durante a sessão:
A) Clara sente inveja das possíveis vivências das outras crianças no setting grupal e projeta esse sentimento na analista sob a forma de contratransferência.
B) Clara se identifica com as crianças e utiliza transferência positiva para demonstrar seu ciúme à analista.
C) Clara inveja as possíveis vivências das outras crianças na sessão grupal e demonstra sua raiva por se sentir preterida por meio de transferência negativa.
D) Enciumada e com sentimentos de desamparo e traição, Clara recorre a seus recursos internos para promover uma reparação.
E) Tomada de voracidade por se sentir excluída, Clara reage com um movimento contratransferencial.

Leia atentamente o poema de Cora Coralina apresentado a seguir: Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Leia as afirmativas apresentadas a seguir e assinale a correta:
A) No poema predominam sentimentos de uma pessoa mais velha e mais experiente que reúne condições para entender que as referências de rivalidade introjetadas favorecem a identificação dos mais velhos com indivíduos jovens.
B) Vemos nesse poema o resultado de processos de rivalidade e inveja bem elaborados. A serenidade presente no poema resulta da capacidade de superação de adversidades do indivíduo mais velho, o que lhe garante a possibilidade de vivenciar sentimentos de satisfação pelo êxito de outrem.
C) Situações hostis, amargas e difíceis de vida favorecem a identificação positiva e a valorização das conquistas alheias pela introjeção do bom objeto, tomado como protótipo de esperança e confiança.
D) A voracidade está na base da formação do caráter. Ela influencia atitudes do adulto e favorece a manifestação de generosidade nas relações sociais.
E) Estão corretas somente as afirmativas A e B.

Por comparação, as teorias kleiniana e winnicottiana guardam algumas diferenças. Considerando as diferenças teóricas desses autores, leia as afirmativas a seguir:
Está correto somente o afirmado em
I O centro da teoria winnicottiana se situa na ideia de que um ambiente representado na figura da mãe é essencial à constituição do “ser”, possibilitando a base da existência e integração para o bebê. Com base neste pressuposto, Winnicott assume uma posição que defende a tese de que os problemas do desenvolvimento têm prioridade sobre a sexualidade que, em sua teoria deixa de ocupar o lugar central na explicação de distúrbios psíquicos.
II Segundo Klein, o mundo real contribui para que a mente infantil funcione desde o princípio orientada pelo pensamento racional, pois, desde o nascimento a criança já possui um ego rudimentar.
III Para Winnicott a influência dos aspectos hereditários e/ou genéticos não interfere nem impede um desenvolvimento emocional saudável, uma vez que o ambiente é preponderante sobre a hereditariedade.
IV A teoria kleiniana refere que a fantasia tem por principais funções a realização de desejos, a negação de fatos dolorosos, o reasseguramento de fatos aterrorizadores do mundo externo, o controle onipotente e a reparação.
V Winnicott considera que o ambiente assume papel fundamental, pois a fantasia não é inata, mas sim, elaborada na experiência da ilusão.
A) I, IV e V.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.
E) III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina