Logo Passei Direto
Buscar
Conforme Varela (2000, p.78), o processo de socialização dos indivíduos a partir da Modernidade se deram a partir de três tipos de pedagogias: “[...] as pedagogias disciplinares que se generalizam a partir do século XVII; as pedagogias corretivas, que surgem em princípios do século XX e, enfim as pedagogias psicológicas que estão em expansão na atualidade”.
Qual destas pedagogias estiveram mais associadas à Educação Especial?
A Corretivas e psicológicas.
B Psicológicas e disciplinares.
C Disciplinares e corretivas.
D Apenas as psicológicas.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação à associação das pedagogias mencionadas com a Educação Especial: A) Corretivas e psicológicas. - As pedagogias corretivas estão relacionadas a intervenções para corrigir comportamentos e dificuldades, enquanto as psicológicas focam no desenvolvimento individual e nas necessidades específicas dos alunos. Ambas têm relevância na Educação Especial. B) Psicológicas e disciplinares. - As pedagogias disciplinares se concentram em controle e normatização, o que não é o foco principal da Educação Especial. As psicológicas, por outro lado, são relevantes. C) Disciplinares e corretivas. - As pedagogias disciplinares não são as mais associadas à Educação Especial, pois essa abordagem tende a ser mais rígida e menos centrada nas necessidades individuais. D) Apenas as psicológicas. - Embora as pedagogias psicológicas sejam muito relevantes para a Educação Especial, a opção não considera a importância das pedagogias corretivas. Com base na análise, a alternativa que melhor reflete a associação com a Educação Especial é: A) Corretivas e psicológicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o capítulo 3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E AS ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO apresenta as temáticas específicas, bem como os profissionais/pesquisadores convidados para uma entrevista, discute-se sobre a deficiência intelectual, a deficiência visual, a síndrome do espectro autista, a surdez, de modo conectado ao conceito de deficiência, diferença já abordado nos capítulos anteriores. Além disso, considera-se as dificuldades de aprendizagem dos sujeitos, os quais não são diagnosticados e, por isso, muitas vezes, não são vistos no contexto de aprendizagem.
Conforme Eliana Menezes, podemos definir a Deficiência Intelectual a partir de dois entendimentos que precisam ser problematizados. Assinale a afirmativa que expressa esses dois entendimentos.
A Como aquele que mais desafia as práticas pedagógicas, dado que suas dificuldades se apresentam nas suas capacidades cognitivas e resultam em uma progressiva dificuldade em se apropriar dos conteúdos escolares e como ele pode ser compreendido como aquele aluno em processo de inclusão com quem é fácil conviver, pois dada sua suposta incapacidade de aprendizagem, não lhe restam muitas possibilidades na escola a não ser se socializar.
B Como aquele que mais desafia as práticas pedagógicas, dado que suas dificuldades se apresentam nas suas capacidades cognitivas e resultam em uma progressiva dificuldade em se apropriar dos conteúdos escolares e como ele pode ser compreendido como aquele aluno em processo de inclusão com quem é difícil conviver, pois dada sua suposta capacidade de aprendizagem, lhe restam possibilidades na escola para aprender.
C Como aquele que não desafia as práticas pedagógicas, dado que suas dificuldades se apresentam nas suas capacidades cognitivas e resultam em uma progressiva dificuldade em se apropriar dos conteúdos escolares e como ele pode ser compreendido como aquele aluno em processo de inclusão com quem é fácil conviver, pois dada sua suposta incapacidade de aprendizagem, não lhe restam muitas possibilidades na escola a não ser se socializar.
D Como aquele que não desafia as práticas pedagógicas, dado que suas dificuldades se apresentam nas suas capacidades cognitivas e resultam em uma progressiva facilidade em se apropriar dos conteúdos escolares e como ele pode ser compreendido como aquele aluno em processo de inclusão com quem é fácil conviver, pois dada sua suposta incapacidade de aprendizagem, não lhe restam muitas possibilidades na escola a não ser aprender.

Rosana Miranda Cabral apresenta o Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) para apresentar a definição de autismo. Mas, fundamentalmente, enquanto professora, ela afirma que cada criança é única e, apresenta suas especificidades. No autismo não é diferente. Cada sujeito deve ser pensado, estudado conforme a sua complexidade sejam elas de cunho comportamental ou de desenvolvimento.
O Transtorno do Espectro Autista é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como: Assinale a alternativa correta:
A Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
B Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficit nas dimensões de capacidade de escrita da pessoa e as habilidades motoras finas. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
C Dislexia, sendo uma deficiência de aprendizagem específica que afeta as habilidades de leitura e processamento de linguagem relacionadas. Apresenta déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.
D Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentando déficit nas dimensões sócio comunicativos e comportamentais, classificados de moderado a severo. Dependendo do caso, pode apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social.

Mais conteúdos dessa disciplina