Logo Passei Direto
Buscar
Podemos dizer que nas ações previdenciárias em que a comarca não seja sede de vara do juízo federal será competente:
A) a justiça estadual do foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, com recurso para o TJ do Estado.
B) o juizado especial estadual com recurso para o TJ do Estado.
C) a justiça estadual do foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, com recurso para o TRF da respectiva Região.
D) a justiça do trabalho por tratar-se de matéria previdenciária.
E) nenhuma das justiças devendo o segurado dirigir-se a um posto da Justiça Federal mais próximo.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a competência nas ações previdenciárias em que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, é importante considerar a legislação pertinente, especialmente a Lei de Organização Judiciária e a Constituição Federal. Analisando as alternativas: A) A justiça estadual do foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, com recurso para o TJ do Estado. - Esta opção está correta, pois a competência é da justiça estadual, e o recurso vai para o Tribunal de Justiça do Estado. B) O juizado especial estadual com recurso para o TJ do Estado. - Embora o juizado especial possa ser uma opção, a competência geral é da justiça estadual, e não especificamente do juizado especial. C) A justiça estadual do foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, com recurso para o TRF da respectiva Região. - Esta opção está incorreta, pois o recurso não vai para o TRF, mas sim para o TJ do Estado. D) A justiça do trabalho por tratar-se de matéria previdenciária. - Esta opção está incorreta, pois a justiça do trabalho não é competente para ações previdenciárias. E) Nenhuma das justiças devendo o segurado dirigir-se a um posto da Justiça Federal mais próximo. - Esta opção está incorreta, pois a justiça estadual é competente. Portanto, a alternativa correta é: A) a justiça estadual do foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, com recurso para o TJ do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere as seguintes afirmacoes a respeito dos Tribunais e Juízes do Estado, em conformidade com as disposições normativas constitucionais: I. Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos na Constituição da República, sendo a competência dos tribunais definida na Constituição do Estado e a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça. II. A lei estadual poderá criar, mediante proposta do Tribunal de Justiça, a Justiça eleitoral estadual, constituída, em primeiro grau, pelos juízes de direito e pelas juntas eleitorais. Assinale a alternativa correta:
A) I e II são verdadeiras.
B) Somente I é verdadeira.
C) Somente II é verdadeira.
D) I e II são falsas.
E) I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Assinale a alternativa correta:
I - Os Tribunais de Justiça de cada Estado estão localizados nas Capitais com jurisdição em Brasília e Distrito Federal.
II - A competência recursal dos Tribunais de Justiça destina-se a reexaminar decisões preferidas em 1° grau de jurisdição pelos juízes de Direito.
III - Mediante promoção pelos critérios de merecimento e antiguidade é que o juiz de 1° grau é promovido para o Tribunal.
IV – Nas ações previdenciárias em que não houver Vara da Justiça Federal no domicílio do segurado este poderá optar pela Vara da Justiça Estadual comum em razão da competência delegada da Justiça Estadual.
A) todas as assertivas são verdadeiras.
B) I,II e III são verdadeiras.
C) I e III são verdadeiras.
D) somente I é falsa.
E) somente III é falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina