Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da teoria das vantagens comparativas, que é uma teoria clássica do comércio internacional, julgue os itens que se seguem como certo (C) ou errado (E):
Aponte qual a sequência correta de julgamentos dos itens acima:
I - A teoria clássica das vantagens comparativas é consistente com a hipótese de uma curva de possibilidades de produção, na qual os custos de oportunidade são constantes.
II - Postulada quanto a custos de oportunidades, a teoria das vantagens comparativas afirma que, se o Brasil tiver o menor custo de oportunidade na produção de soja em relação aos demais bens, então, o país possui vantagem comparativa na produção e na exportação desse produto.
III - A existência de retornos crescentes de escala, de acordo com o modelo de vantagens comparativas, requer diferenças tecnológicas para que o comércio internacional seja vantajoso para as nações envolvidas.
IV - No modelo ricardiano, a existência de vantagens comparativas, baseadas nas diferenças relativas de produtividade, constitui a explicação central para o comércio entre países.
C-C-E-C.
E-E-E-E.
E-E-C-E.
E-C-C-C.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada item: I - A teoria clássica das vantagens comparativas é consistente com a hipótese de uma curva de possibilidades de produção, na qual os custos de oportunidade são constantes. Falso. A teoria das vantagens comparativas geralmente considera que os custos de oportunidade são crescentes, não constantes. II - Postulada quanto a custos de oportunidades, a teoria das vantagens comparativas afirma que, se o Brasil tiver o menor custo de oportunidade na produção de soja em relação aos demais bens, então, o país possui vantagem comparativa na produção e na exportação desse produto. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois descreve a essência da vantagem comparativa. III - A existência de retornos crescentes de escala, de acordo com o modelo de vantagens comparativas, requer diferenças tecnológicas para que o comércio internacional seja vantajoso para as nações envolvidas. Falso. O modelo de vantagens comparativas não depende de retornos crescentes de escala, mas sim de diferenças nos custos de oportunidade. IV - No modelo ricardiano, a existência de vantagens comparativas, baseadas nas diferenças relativas de produtividade, constitui a explicação central para o comércio entre países. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois o modelo ricardiano realmente se baseia nas diferenças de produtividade para explicar o comércio. Agora, resumindo os julgamentos: I - E II - C III - E IV - C Portanto, a sequência correta de julgamentos é: E-C-E-C. A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: E-C-C-C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No modelo ricardiano, se a China tem uma vantagem comparativa sobre o Brasil na produção de laminados de poliuretano, isso significa dizer que:
Dentre as frases acima, pode-se dizer que:
I - A China produz laminados de poliuretano de maneira relativamente mais eficiente do que o Brasil.
II - A China está mais bem dotada de fatores usados na produção de laminados de poliuretano.
III - A produtividade da mão de obra na indústria de laminados de poliuretano na China é maior do que no Brasil.
IV - O Brasil jamais vai produzir laminados de poliuretano se for permitido o livre comércio, pois possui vantagens absolutas em relação à China.
V - Segundo o modelo ricardiano, o comércio traz ganhos para ambos os países.
As afirmacoes I e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações I, III e V estão corretas.
As afirmações II, IV e V estão corretas.