Ed
ano passado
Vamos analisar cada alternativa em relação à intenção de Comênio ao criar a obra "Didáctica Magna": A) Comênio pretendia ser o pai da didática por isso escreveu essa obra. - Essa afirmativa é verdadeira, pois Comênio é frequentemente reconhecido como um dos fundadores da didática moderna, mas a intenção dele vai além de apenas ser reconhecido. B) O autor desejava transformar a sociedade que estava dominada pelo método científico naquela época. - Essa afirmativa não é precisa, pois Comênio não estava focado em transformar a sociedade dominada pelo método científico, mas sim em melhorar a educação. C) O autor queria que as escolas usassem seu livro para ensinar a ler e a escrever. - Embora Comênio tenha abordado a importância da leitura e escrita, sua obra é mais abrangente e não se limita a isso. D) Comênio queria que o ensino fosse como uma arte e que todos aprendessem. - Essa afirmativa é verdadeira, pois Comênio defendia que o ensino deveria ser uma arte e que a educação deveria ser acessível a todos. E) Comênio queria contestar o modelo de ensino do período feudal com uma proposta em que o eixo do processo fosse o aluno. - Essa afirmativa também é verdadeira, pois Comênio realmente buscava uma abordagem mais centrada no aluno, contrastando com os métodos mais rígidos da época. Analisando as alternativas, as que estão corretas são D e E. No entanto, como a pergunta pede a alternativa que indica a intenção de Comênio, a mais abrangente e que reflete sua visão é a alternativa D: "Comênio queria que o ensino fosse como uma arte e que todos aprendessem." Portanto, a alternativa correta é: D.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material