Logo Passei Direto
Buscar
A programação metabólica é caracterizada por processos pelos quais estímulos externos desencadeiam ou “programam” adaptações fisiológicas no indivíduo ainda nas fases críticas do desenvolvimento: período da gestação e o início da vida. Em estudos sobre os mecanismos epigenéticos envolvidos na suscetibilidade ao desenvolvimento da obesidade destacam-se três hipóteses que buscam explicar a programação metabólica da obesidade.
Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Hipótese intrauterina mediada por suprimento.
II- Hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado.
III- Hipótese de incompatibilidade.
( ) Hipótese que sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades.
( ) Hipótese que propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas.
( ) Hipótese sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal.
A II - III - I.
B III - I - II.
C I - II - III.
D III - II - I.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada hipótese e suas descrições: I - Hipótese intrauterina mediada por suprimento: Sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal. II - Hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado: Propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas. III - Hipótese de incompatibilidade: Sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades. Agora, vamos correlacionar as hipóteses com as descrições: 1. (III) Hipótese que sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades. 2. (II) Hipótese que propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas. 3. (I) Hipótese sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal. Portanto, a sequência correta é: D) III - II - I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O profissional Nutricionista, ao se utilizar de ferramentas e técnicas de Marketing, deve respeitar as definições do Código de Ética e de Conduta da profissão, estabelecido pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Nesse sentido, merecem destaque aspectos do Código de Ética relacionados à associação, divulgação, indicação ou venda de produtos, de marcas de produtos, de serviços, de empresas ou de indústrias pelo nutricionista.
Sobre esses aspectos, descritos no Código de Ética, analise as sentenças a seguir:
I- É vedado ao nutricionista prescrever, indicar, manifestar preferência ou associar sua imagem intencionalmente para divulgar marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços, laboratórios, farmácias, empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição de modo a não direcionar escolhas, visando preservar a autonomia dos indivíduos e coletividades e a idoneidade dos serviços.
II- É vedado ao nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços ou nomes de empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição.
III- É direito do nutricionista condicionar sua atividade profissional à venda casada de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios ou equipamentos ligados à área de alimentação e nutrição.
IV- É vedado ao nutricionista receber patrocínio ou vantagens financeiras de empresas ou indústrias ligadas à área de alimentação e nutrição quando configurar conflito de interesses. Excetua-se o caso de o nutricionista ser contratado pela empresa ou indústria que concedeu tal patrocínio ou vantagem financeira.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

O profissional Nutricionista, ao se utilizar de ferramentas e técnicas de Marketing, deve respeitar as definições do Código de Ética e de Conduta da profissão, estabelecido pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), sendo que merece atenção o posicionamento do profissional Nutricionista nas mídias sociais, espaço no qual, muitas vezes, os limites profissionais-pessoais se confundem.
Com base no uso de estratégias para comunicação e informação ao público e para divulgação das atividades profissionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É dever do nutricionista, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional.
( ) É direito do nutricionista, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas e protocolos.
( ) É vedado ao nutricionista, na divulgação de informações ao público, utilizar estratégias que possam gerar concorrência desleal ou prejuízos à população, tais como promover suas atividades profissionais com mensagens enganosas ou sensacionalistas e alegar exclusividade ou garantia dos resultados de produtos, serviços ou métodos terapêuticos.
( ) É dever do nutricionista utilizar o valor de seus honorários, promoções e sorteios de procedimentos ou serviços como forma de publicidade e propaganda para si ou para seu local de trabalho.
A V - V - V - F.
B V - F - V - F.
C F - F - V - F.
D V - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina