Logo Passei Direto
Buscar
Paciente do sexo masculino, 25 anos de idade, cor branca, procurou a emergência de um hospital em Novo Hamburgo devido a um ferimento, em uma das pernas, com dificuldade de cura e apresentando hematomas. Foram realizados exames iniciais em que apresentou no hemograma: ● Anemia normocítica, normocrômica ● Hemoglobina de 8,90g/dL, ● Eritrócitos de 2,74 milhões/mm3 ● Hematócrito de 25,70% Total de leucócitos de 15.930/uL, com 15% de blastos, 3% de promielócito, 6% de mielócito, 6% de metamielócito, 20% de bastonetes, 23,5% de segmentados, 0,1% de eosinófilos, 0,2% de basófilos, 18,3% de monócitos, 7,9% de linfócitos e número de plaquetas reduzido. A partir desses resultados, juntamente com a avaliação clínica, suspeitou-se de leucemia. O paciente foi internado no hospital. No dia seguinte à internação, observou-se a rápida evolução da doença, caracterizando uma leucemia aguda, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva, com total de leucócitos de 64.800/uL (20% de blastos), anemia severa com hemoglobina de 4,60 g/dL, eritrócitos de 1,47 milhões /mm3, hematócrito de 14,20%, anisocitose, pecilocitose e policromatofilia com contagem de plaquetas de 34.000 p/mm3.
Considerando a rápida evolução do quadro clínico do paciente, caracterizando a ocorrência de leucemia aguda, analise as assertivas a seguir:
I – A confirmação do diagnóstico de leucemia é realizada através da punção de medula óssea, que é considerada um bom método para detecção da infiltração da medula óssea por células metastáticas e consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular, a partir disso, pode-se classificar a leucemia em mieloide e linfoide.
II – O paciente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e esse diagnóstico só foi possível porque na punção da medula óssea, observou-se o acometimento neoplásico da linhagem celular proveniente da medula óssea.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I – A confirmação do diagnóstico de leucemia é realizada através da punção de medula óssea, que é considerada um bom método para detecção da infiltração da medula óssea por células metastáticas e consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular, a partir disso, pode-se classificar a leucemia em mieloide e linfoide. Esta assertiva é verdadeira. A punção de medula óssea é realmente um método padrão para confirmar o diagnóstico de leucemia e classificar o tipo. II – O paciente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda e esse diagnóstico só foi possível porque na punção da medula óssea, observou-se o acometimento neoplásico da linhagem celular proveniente da medula óssea. Esta assertiva também é verdadeira, pois o diagnóstico de leucemia mieloide aguda é feito com base na análise da medula óssea. Agora, vamos às alternativas: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO, ambas são verdadeiras e a II justifica a I) b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO, ambas são verdadeiras) c. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, ambas são verdadeiras) Portanto, a alternativa correta é que ambas as assertivas I e II são verdadeiras, mas nenhuma das opções apresentadas reflete isso corretamente. Se tivéssemos que escolher a melhor opção, seria a alternativa a, mas com a ressalva de que a II é uma justificativa correta da I. Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os marcadores cardíacos são proteínas liberadas na circulação pelo músculo cardíaco lesado, após sofrer morte celular em decorrência da isquemia ou necrose do miocárdio. O objetivo da quantificação dos marcadores cardíacos é fornecer resultados que demonstrem a realidade da condição de saúde do paciente, sendo úteis para confirmar o diagnóstico de infarto (MCPHERSON; PINCUS, 2012; BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre os marcadores cardíacos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – A troponina é um complexo de três proteínas: Troponina C, I e T, que são distribuídas em tecidos musculares cardíaco, esquelético e liso. Todavia no tecido cardíaco há somente a presença da isoformas T.
II - A troponina cardíaca é o marcador mais importante, sua detecção é indicativo de lesão miocárdica tardia, pois seus níveis plasmáticos caem de modo lento após uma lesão cardíaca.
III - A creatinoquinase (CK) apresenta duas isoformas (MM e MB) que são liberadas na circulação em decorrência de dano tecidual. Na prática clínica é utilizada a subforma da CK-MB para quantificação da concentração plasmática, por ser um marcador precoce de lesão miocárdica, sendo possível sua detecção em menos de 6 horas.
IV - A mioglobina não é considerada um marcador específico para lesão cardíaca, por ser uma proteína que se liga ao oxigênio no músculo cardíaco e esquelético, seus níveis aumentam com a prática de atividade física. A realização do exame de mioglobina é útil no diagnóstico de lesão músculo esquelético.
V – A mioglobina apresenta a vantagem de ser um marcador cardíaco tardio, sua liberação na circulação sanguínea após lesão tecidual precede a liberação da CK-MB, auxiliando na detecção do infarto agudo do miocárdio.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III, IV estão corretas.
d. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

A análise química da urina é realizada através de tiras reagentes, é uma metodologia de química seca, que apesar da fácil utilização, representam reações químicas múltiplas e complexas, cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por instrumentos automatizados (BARCELOS; AQUINO, 2018). Sobre a análise dos parâmetro químicos, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa correta:
I – O pH urinário tem papel importante na detecção de possíveis distúrbios eletrolíticos de origem metabólica e respiratória. O pH urinário varia entre 4,0 – 8,0 sofrendo variações de acordo com a dieta do indivíduo, dietas ricas em proteínas são responsáveis por urinas ácidas, enquanto dieta vegetariana torna a urina alcalina, sendo um fator diretamente relacionado com a formação de cálculos renais.
II – A proteinúria é um dos principais indicadores de doença renal, sua quantificação no período de 24 horas determina se a proteinúria equivale a perda intensa, moderada e mínima de proteínas.
III – Os parâmetros de glicose e corpos cetônicos são importantes para o diagnóstico de distúrbios metabólicos como no diabetes melito.
IV – Os parâmetros para detecção de bilirrubina e urobilinogênio são importantes no diagnóstico de doenças hepáticas como, hepatites e cirrose hepática.
V – O parâmetro de nitrito indica se há ou não presença de bactérias na urina, somente bactérias gram-positivas possuem a capacidade de reduzir o nitrato, presente na urina, a nitrito.
a. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II, III, IV e V estão corretas.
c. Apenas I, II, III e V estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e V estão corretas.

A litíase urinária é uma estrutura sólida formada a partir de componentes presentes na urina, com dimensão e localização capazes de conferir significado clínico-patológico. Os cálculos podem estar localizados ao longo do trato urinário, nos rins, nos ureteres e na bexiga. É uma doença crônica associada a um alto número de recorrências e hospitalizações. No Brasil, estima-se uma prevalência de 5% de pacientes litiásicos e, no mundo, a incidência de litíase é estimada em 5 a 10%, correspondendo à terceira doença mais frequente do trato geniturinário (MENDES et al., 2016). Sobre os cristais urinários, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I – Os cristais são encontrados frequentemente na análise do sedimento urinário, como consequência da precipitação de sais presentes na urina e sua formação depende do pH urinário.
II – Por isso, eles são classificados de acordo com variação do pH urinário e sua relação clínica em: Cristais de urina ácida normal, cristais de urina alcalina normal e cristais de urina anormal, sendo estes relacionados a condições patológicas.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022). Considerando as adaptações celulares referentes ao tecido respiratório, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O tabagismo promove uma irritação crônica e persistente no tecido epitelial respiratório, resultando na substituição de um tipo de tecido celular por outro, essa adaptação celular é chamada de hiperplasia.
II. A exposição persistente aos agentes nocivos causadores da adaptação celular, pode levar à modificação dos tipos celulares, predispondo a transformação maligna do epitélio respiratório, originando um tipo de câncer de pulmão, que se forma através de células escamosas malignas.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Neoplasia significa “novo crescimento”, esse nome se refere ao fato das células neoplásicas serem transformadas porque continuam a se replicar, de forma desordenada e “desatentas” às influências regulatórias que controlam o crescimento celular normal. As neoplasias são a segunda principal causa de morte nos Estados Unidos, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares como sendo, a responsável pelo maior número de óbitos. Associada a alta incidência de mortalidade das neoplasias, encontra-se o sofrimento físico e emocional impostos pelas neoplasias (KUMAR; ABBAS; ASTER, 2013). Sobre o diagnóstico das neoplasias hematológicas (NH), analise as seguintes assertivas:
Assinale a alternativa correta:
I – O diagnóstico das NH é difícil devido à variedade de sinais clínicos apresentados pelos pacientes portadores de NH, como anemia intensa, sangramentos e choque séptico, por isso há necessidade de realizar a associação de exames laboratoriais para garantir a confirmação do diagnóstico.
II – Dentre os exames diagnósticos utilizados, estão: hemograma, mielograma, e biópsia de medula óssea.
III – O mielograma é um método que permite a detecção de células metastáticas infiltradas na medula óssea.
IV – O hemograma é um exame diagnóstico que permite a observação inicial dos casos de NH, sendo utilizado para acompanhamento das leucemias.
V – A biópsia da medula óssea consiste na retirada de uma pequena porção da medula óssea da região ilíaca, para análise histológica da população de células presentes na região medular.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas I, II, IV e V estão corretas.
d. Apenas I, II e V estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina