Logo Passei Direto
Buscar
(AMEOSC - 2021 - Prefeitura de São José do Cedro - SC - Professor de Educação Especial -2º Professor - Adaptada) A educação consiste em um processo de desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e cívica do ser humano. Se por um lado a educação objetiva a transmissão múltipla do conhecimento acerca do ser humano, por outro, o objetivo é que as pessoas se tornem cônscias de que há similaridades à interdependência entre os seres humanos. Assim sendo, o papel da escola deve estar direcionado para valorizar e aproveitar, desde muito cedo, todas as oportunidades para desenvolver tais aprendizagens. Na atualidade, os pedagogos têm se voltado para a educação com vistas à construção da cidadania.
Nessa linha de depreensão, destacam-se como valores fundamentais da educação para o século XXI:
A supremacia do que é privado sobre o que é público no desenvolvimento do espírito crítico.
A aversão à violência (guerra) e o culto aos princípios educacionais teleológicos.
O respeito às diferenças, ao neoliberalismo, a preparação para a participação política e a igualdade de direitos.
A preponderância dos interesses do Estado sobre a sociedade, sobre a família e, consequentemente sobre o indivíduo.
X O respeito às diferenças, a preparação para a participação política e a igualdade de direitos.
User badge image
Didaticamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Analisando as alternativas apresentadas, podemos observar que a questão aborda valores fundamentais da educação para o século XXI, especialmente no que diz respeito à construção da cidadania e ao respeito às diferenças. Vamos analisar as opções: 1. A supremacia do que é privado sobre o que é público no desenvolvimento do espírito crítico. - Essa opção não reflete um valor educacional positivo e inclusivo. 2. A aversão à violência (guerra) e o culto aos princípios educacionais teleológicos. - Embora a aversão à violência seja importante, a parte sobre princípios educacionais teleológicos não se alinha diretamente com os valores fundamentais da educação contemporânea. 3. O respeito às diferenças, ao neoliberalismo, a preparação para a participação política e a igualdade de direitos. - O respeito às diferenças e a preparação para a participação política são relevantes, mas a menção ao neoliberalismo não é um valor educacional fundamental. 4. A preponderância dos interesses do Estado sobre a sociedade, sobre a família e, consequentemente sobre o indivíduo. - Essa opção não é um valor positivo e não se alinha com a educação voltada para a cidadania. 5. O respeito às diferenças, a preparação para a participação política e a igualdade de direitos. - Esta opção destaca valores fundamentais que são essenciais para a educação no século XXI, promovendo a inclusão e a cidadania. Portanto, a alternativa correta é: X O respeito às diferenças, a preparação para a participação política e a igualdade de direitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(CEV-URCA - 2021 - Prefeitura de Crato - CE - Pedagogo) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Há três modalidades de planejamento, articulados entre o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.
O planejamento tem assim as seguintes funções:
I. Explicar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que as segurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
II. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula.
III. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina.
IV. Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir de consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
V. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e avaliação que intimamente relacionada aos demais.
VI. Atualizar os conteúdos do plano sempre que for preciso, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo dos conhecimentos, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados nas experiências do cotidiano.
VII. Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar. Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
VII está incorreta.
V está incorreta.
X Todas estão corretas.
I e V estão incorretas.
II e VI estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina