Logo Passei Direto
Buscar
A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência.
Sobre as proibições no exercício profissional, analise as sentenças a seguir:
I- Art. 62. Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
II- Art. 74. Promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa.
III- Art. 76. Negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, desde que não ofereça risco à integridade física do paciente.
IV- Art. 78. Administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença IV está correta.
C) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Art. 62. Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois é uma proibição clara no exercício da enfermagem. II- Art. 74. Promover ou participar de prática destinada a antecipar a morte da pessoa. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a antecipação da morte é uma prática proibida na enfermagem. III- Art. 76. Negar assistência de enfermagem em situações de urgência, emergência, epidemia, desastre e catástrofe, desde que não ofereça risco à integridade física do paciente. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a enfermagem deve prestar assistência em situações de urgência e emergência, independentemente do risco. IV- Art. 78. Administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois administrar medicamentos sem o devido conhecimento é uma prática proibida. Com base na análise, as sentenças I, II e IV estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) Somente a sentença I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Virginia Handerson foi a primeira autora a escrever sobre “a natureza dos cuidados” de Enfermagem, em 1965, associando-a às necessidades fundamentais do ser humano, que haviam sido explicitadas, na época, por Abraham Maslow. Houve uma confusão entre necessidades e cuidados, por exemplo, em 1973, quando a Associação Norte-americana para o Diagnóstico de Enfermagem (NANDA, sigla do inglês North American Nursing Diagnosis Association International) estabeleceu um sistema de classificação de diagnósticos, um ato um tanto redutor, de acordo com o discernimento da natureza dos cuidados. Assim, é importante discutir sobre o reencontro com a natureza dos cuidados, na busca de superar essas dificuldades históricas que moldaram a profissão de Enfermagem. Para isso, é preciso pensar no que, desde o nascimento até a morte, em todos os tempos, as sociedades tinham como cuidados (COLLIÈRE, 2001).
Sobre as reais dificuldades enfrentadas para se trabalhar com a natureza dos cuidados em Enfermagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dificuldades relacionadas ao número de casos, o que torna impossível uma elaboração de projeto de cuidados.
( ) Insuficiência de conhecimentos diversificados, pois a formação é cada vez mais centrada em procedimentos.
( ) Insuficiência de recursos de reconstituição de energia dos prestadores de cuidado, pois não há como promover vida quando se perde a vida, é importante lembrar de cuidar de quem cuida.
( ) Predominância de exames médicos e dos tratamentos, estes em detrimento dos cuidados.
A) F - F - V - V.
B) V - F - V - F.
C) F - V - F - V.
D) V - V - F - F.

A saúde é vista dentro de um conceito ampliado – para além das doenças –, contemplando os modos de vida dos indivíduos e coletivos, assim como seus ambientes e contextos, essas dimensões integradas, são: biológica, social, política, psíquica, econômica, simbólica e espiritual. Assim, saúde e doença estão associadas ao modo que as pessoas se relacionam individual e coletivamente, levando em consideração a qualidade de vida de cada um. Há cuidados que acompanham as diferentes passagens da vida, se instauraram e se desenvolveram em torno do nascimento, sendo eles da mesma natureza dos que acompanham a velhice, a morte e a doença.
Sobre os cuidados de compensação na terceira idade/velhice, assinale a alternativa CORRETA:
A) Esses cuidados visam a substituir o que ainda não foi adquirido ou que só o foi parcialmente pelos recém-nascidos, pelos bebês e pelas crianças pequenas. Os cuidados que visam a compensar o que a criança ainda não é capaz de assegurar por si própria diminuem à medida do crescimento biológico e afetivo.
B) Permitem a reaquisição de capacidades diminuídas ou transitoriamente perdidas (como após a hemiplegia, uma intervenção cirúrgica e o coma). Permitem também a aquisição de novas capacidades (como após uma traumatologia acidental).
C) Também chamados de “cuidados de relaxamento”, esses cuidados são conhecidos há séculos. Tomam, na maioria das vezes, a forma de massagem. Permitem o repouso, a libertação das tensões e, assim, apaziguam o que causa turbulência, o que está em desassossego.
D) Visam a compensar os efeitos das perdas, o desgaste que ocasiona diminuições sensório-motoras: auditivas, visuais, táteis e motoras, mas também a perda do controle dos esfíncteres, das propriedades da pele, com as consequências que isso arrasta para o assegurar das funções vitais.

Os deveres atribuídos aos profissionais de Enfermagem estão inclusos no segundo capítulo do Código de Ética. No que concerne aos deveres, a prática de Enfermagem, enquanto direcionada à assistência ao paciente, permanece resguardada. Imagens do paciente, assim como da sua condição clínica, não podem ser divulgadas. O enfermeiro pode sofrer processo ético pela divulgação nas redes sociais ou pelo compartilhamento das imagens sem a devida autorização do paciente, nos casos de fotografias e filmagens no ambiente de trabalho, como clínicas e hospitais, expondo indevidamente todos os envolvidos.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Art. 36. Registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar, de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras.
II- Art. 40. Orientar a pessoa e família sobre preparo, benefícios, riscos e consequências decorrentes de exames e de outros procedimentos, respeitando o direito de recusa da pessoa ou de seu representante legal.
III- Art. 32. Manter inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, com jurisdição na área em que ocorrer o exercício profissional.
IV- Art. 24. Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
A) Somente a sentença I está correta.
B) Somente a sentença IV está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina