Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto: A pedagogia crítico-social dos conteúdos traz a concepção de sociedade diversa. Assim, o professor torna-se mediador e auxilia na preparação do aluno para o cotidiano e a vida em sociedade. Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a pedagogia crítico-social dos conteúdos, assinale a alternativa correta:
A O enfoque principal está na elitização do acesso à educação por meio da privatização de escolas públicas federais e estaduais.
B O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano, pois visa formalizar práticas sem levar em consideração as teorias.
C A teoria decorre da prática, por isso, a aprendizagem acontece por meio do domínio da teoria e dos conteúdos ministrados no quadro de giz.
D A prática é guiada pela teoria, pois valoriza-se o pensamento sobre a ação, tendo como importantes o racional, o cognitivo e o pensamento.
E O ensino está orientado na perspectiva de ver o aluno sob uma visão essencialista, usando a teoria descontextualizada da prática.
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a pedagogia crítico-social dos conteúdos, que enfatiza a relação entre teoria e prática, além de valorizar a formação crítica e a contextualização do ensino. A) O enfoque principal está na elitização do acesso à educação por meio da privatização de escolas públicas federais e estaduais. - Esta alternativa não se alinha com a proposta da pedagogia crítico-social, que busca democratizar o acesso à educação. B) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano, pois visa formalizar práticas sem levar em consideração as teorias. - Essa afirmação não reflete a abordagem crítico-social, que valoriza a relação entre teoria e prática. C) A teoria decorre da prática, por isso, a aprendizagem acontece por meio do domínio da teoria e dos conteúdos ministrados no quadro de giz. - Essa alternativa não é correta, pois a pedagogia crítico-social enfatiza que a prática deve ser informada pela teoria, e não o contrário. D) A prática é guiada pela teoria, pois valoriza-se o pensamento sobre a ação, tendo como importantes o racional, o cognitivo e o pensamento. - Esta alternativa está correta, pois reflete a ideia de que a teoria deve orientar a prática, promovendo uma educação crítica e reflexiva. E) O ensino está orientado na perspectiva de ver o aluno sob uma visão essencialista, usando a teoria descontextualizada da prática. - Essa alternativa não se alinha com a pedagogia crítico-social, que busca contextualizar o ensino e valorizar a diversidade. Portanto, a alternativa correta é: D) A prática é guiada pela teoria, pois valoriza-se o pensamento sobre a ação, tendo como importantes o racional, o cognitivo e o pensamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O pensamento crítico a respeito de currículo no mundo, de modo geral, começa a ser desenvolvido a partir da preocupação com a educação das massas, ou seja, quando a educação passa a ser desenvolvida pelos governos e destinada para as populações de modo geral".
Considerando a citação acima e de acordo com a Aula 2 (vídeo 2, tema 1 - Início da discussão sobre teoria de currículo no mundo), assinale a alternativa que indica corretamente as características do contexto mundial, com a ascensão do Capitalismo, que despertou a preocupação com o currículo escolar:
A Processo de imigração da população das cidades para o campo e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da agricultura. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
B Processo de crescimento da população e criação de escolas para atender a população economicamente privilegiada, os futuros dirigentes intelectuais e políticos da sociedade.
C Processo migratório da população do campo para a cidade e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da industrialização. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
D Crise econômica do capitalismo que se baseia em valores cristãos próprios da Idade Média e criação de escolas para preparar os futuros dirigentes da sociedade, como advogados, clérigos e professores.
E Disputas econômicas e políticas que impulsionaram a criação de escolas com currículos na perspectiva da diversidade cultural, demonstrando preocupação com questões como gênero, raça e etnia.

Mais conteúdos dessa disciplina