Logo Passei Direto
Buscar
Leia o extrato de texto: "A escola é imprescindível para a transformação social. Uma educação de qualidade é o que pode gerar uma sociedade mais justa e igualitária, e com certeza os profissionais da educação se encontram aí, neste local, como grandes responsáveis por esta qualidade".
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, assinale a alternativa que apresenta corretamente o desafio do pedagogo para atuar no contexto social:
A Atuar em diversos espaços que envolvam práticas educativas e socioculturais.
B Desenvolver propostas pedagógicas com a comunidade local utilizando aprofundamento teórico e reflexivo.
C Conciliar a sua carga horária de trabalho com as ofertas de formação continuada da escola.
D Oportunizar momentos de autoformação fora do contexto escolar.
E Oferecer cursos de formação continuada aos professores da própria escola.
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao desafio do pedagogo no contexto social, conforme mencionado no extrato de texto. A) Atuar em diversos espaços que envolvam práticas educativas e socioculturais. - Esta alternativa sugere uma atuação ampla, o que é importante, mas não aborda diretamente o desafio específico do pedagogo. B) Desenvolver propostas pedagógicas com a comunidade local utilizando aprofundamento teórico e reflexivo. - Esta alternativa destaca a importância de envolver a comunidade e a reflexão teórica, o que está alinhado com a transformação social mencionada no texto. C) Conciliar a sua carga horária de trabalho com as ofertas de formação continuada da escola. - Embora a formação continuada seja importante, essa alternativa não aborda diretamente o papel do pedagogo na transformação social. D) Oportunizar momentos de autoformação fora do contexto escolar. - Essa alternativa foca na autoformação, mas não necessariamente no papel do pedagogo em relação à transformação social. E) Oferecer cursos de formação continuada aos professores da própria escola. - Essa alternativa é relevante, mas se concentra mais na formação dos professores do que no papel do pedagogo em um contexto social mais amplo. Após analisar as alternativas, a que melhor representa o desafio do pedagogo para atuar no contexto social, considerando a importância da educação de qualidade e a responsabilidade social, é: B) Desenvolver propostas pedagógicas com a comunidade local utilizando aprofundamento teórico e reflexivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O pensamento crítico a respeito de currículo no mundo, de modo geral, começa a ser desenvolvido a partir da preocupação com a educação das massas, ou seja, quando a educação passa a ser desenvolvida pelos governos e destinada para as populações de modo geral".
Considerando a citação acima e de acordo com a Aula 2 (vídeo 2, tema 1 - Início da discussão sobre teoria de currículo no mundo), assinale a alternativa que indica corretamente as características do contexto mundial, com a ascensão do Capitalismo, que despertou a preocupação com o currículo escolar:
A Processo de imigração da população das cidades para o campo e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da agricultura. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
B Processo de crescimento da população e criação de escolas para atender a população economicamente privilegiada, os futuros dirigentes intelectuais e políticos da sociedade.
C Processo migratório da população do campo para a cidade e mudanças no mundo do trabalho devido ao desenvolvimento da industrialização. Este processo exigiu criar escolas para atender as massas e não apenas as elites.
D Crise econômica do capitalismo que se baseia em valores cristãos próprios da Idade Média e criação de escolas para preparar os futuros dirigentes da sociedade, como advogados, clérigos e professores.
E Disputas econômicas e políticas que impulsionaram a criação de escolas com currículos na perspectiva da diversidade cultural, demonstrando preocupação com questões como gênero, raça e etnia.

Mais conteúdos dessa disciplina