Logo Passei Direto
Buscar
A neuropsicopedagogia é uma área recente que contribui para a compreensão acerca dos processos de aprendizagem, uma vez que pesquisa e analisa mecanismos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Assim, difere da psicopedagogia em sua linha de pesquisa e pressupostos teóricos.
Sobre as diferenças entre a neuropsicopedagogia e a psicopedagogia, assinale a alternativa correta.
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A neuropsicopedagogia se concentra na compreensão dos processos de aprendizagem a partir de uma perspectiva neurocientífica, analisando os mecanismos cognitivos e como eles afetam a aprendizagem. Já a psicopedagogia aborda a aprendizagem de uma forma mais ampla, considerando aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Portanto, a principal diferença está na ênfase: a neuropsicopedagogia foca nos aspectos neurológicos e cognitivos, enquanto a psicopedagogia abrange uma abordagem mais holística da aprendizagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As ciências modernas desvendaram e continuam desvendando informações importantes sobre o funcionamento do cérebro. O grande desafio tem sido estudar como o cérebro pode controlar comportamentos, modificando as suas estruturas e produzindo novos conhecimentos sobre o mundo, o homem e tudo o que sabemos.
Sobre os avanços da neurociência e suas contribuições para o campo educacional, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:
I. Por meio das evoluções tecnológicas que permitem examinar com mais precisão áreas cerebrais, a neurociência tem avançado e se consolidado como ciência que estuda o cérebro. Contudo, no campo educacional não são valorizados tais conhecimentos, uma vez que as práticas pedagógicas já possuem métodos consolidados por evidência ao longo dos anos.
II. Apesar do cérebro e de suas funções serem a grande descoberta dos últimos anos, as práticas pedagógicas não devem considerar tais conhecimentos.
III. O sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), pelo sistema nervoso periférico (neurônios sensoriais e motores) e pelo sistema nervoso autônomo (que regula os processos corporais como a digestão e a frequência cardíaca).
IV. O córtex cerebral (cérebro) é dividido em grandes regiões denominadas lobos. Cada lobo recebe o nome correspondente ao osso do crânio que o cerca.
V. Sinapse é o ponto de encontro entre os neurônios para que ocorra a transmissão do impulso neural através do sistema nervoso.
I, III, IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
III, IV e V, apenas  CORRETO
I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina