Logo Passei Direto
Buscar
São instrumentos de democracia semidireta adotados no direito brasileiro:
a. revogação, plebiscito e referendo.
b. iniciativa popular, revogação e veto popular.
c. referendo, iniciativa popular e revogação.
d. plebiscito, referendo e iniciativa popular.
e. veto popular, revogação e plebiscito.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar os instrumentos de democracia semidireta adotados no direito brasileiro, vamos analisar as opções apresentadas. Os principais instrumentos de democracia semidireta no Brasil são: 1. Plebiscito 2. Referendo 3. Iniciativa popular Agora, vamos analisar as alternativas: a) revogação, plebiscito e referendo - A revogação não é um instrumento de democracia semidireta. b) iniciativa popular, revogação e veto popular - A revogação e o veto popular não são considerados instrumentos de democracia semidireta. c) referendo, iniciativa popular e revogação - A revogação não é um instrumento de democracia semidireta. d) plebiscito, referendo e iniciativa popular - Esta opção inclui todos os três instrumentos corretos. e) veto popular, revogação e plebiscito - O veto popular e a revogação não são instrumentos de democracia semidireta. Portanto, a alternativa correta é: d) plebiscito, referendo e iniciativa popular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No ano de 2016, a então presidente Dilma Roussef foi afastada do poder para a apreciação das denúncias de crime de responsabilidade. As acusações foram julgadas e votadas pelo plenário resultando na queda da presidente.
Neste sentido, considerando a norma constitucional brasileira sobre competência relativa ao sistema presidencialista, marque a alternativa CORRETA.
a. O Senado Federal tem competência para autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.
b. O Judiciário tem competência para proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
c. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta mensalmente para receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.
d. Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles.
e. A convocação extraordinária do Congresso Nacional far-se-á pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, desde que tenha a aprovação da maioria simples de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina