Logo Passei Direto
Buscar
Os estudos de Piaget trouxeram evidências sobre as transformações ao longo da vida, focalizando como o conhecimento se forma (se constrói) e passa de formas mais simples a mais complexas, na perspectiva do sujeito conhecedor e não do objeto conhecido ou do observador. Esse último aspecto é, sem dúvida, o mais inovador da perspectiva piagetiana: o de tomar como referência o ponto de vista daquele que conhece e que é por definição um sujeito ativo de seu desenvolvimento, sob a influência da maturação biológica, da experiência (física e lógico-matemática), da interação social e, sobretudo, da equilibração, responsável pela passagem de um patamar de menor equilíbrio a outro de maior equilíbrio (PIAGET; INHELDER, 1974). “Cada fator, sozinho, não poderia explicar o desenvolvimento mental, sendo condição necessária, mas não suficiente para esta explicação” (SOUZA, 2014, p. 132).
Quais as alternativas que se encontram em sintonia com a teoria de Piaget? Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem.
II - Explicar como os conhecimentos se originam.
III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento.
IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia).
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativa II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação à teoria de Piaget: I - Apresentar explicações acerca de como os conhecimentos se constroem. Verdadeiro, essa afirmativa está em sintonia com a teoria de Piaget, que enfatiza a construção do conhecimento pelo sujeito. II - Explicar como os conhecimentos se originam. Essa afirmativa é um pouco mais ambígua. Piaget foca mais na construção do conhecimento do que na origem dele, então pode não estar totalmente alinhada com a perspectiva piagetiana. Falso. III - Demonstrar que não se trata de uma sequência evolutiva e sim de uma psicologia do desenvolvimento. Falso, a teoria de Piaget realmente considera que o desenvolvimento ocorre em estágios sequenciais, então essa afirmativa não está correta. IV - Conhecer os mecanismos envolvidos na construção do conhecimento (epistemologia). Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Piaget se preocupa com os mecanismos que levam à construção do conhecimento. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: A As afirmativas I, III e IV estão corretas. Entretanto, como III é falsa, a alternativa correta não está listada. A resposta correta seria I e IV, mas como não há uma opção que a contenha, você deve considerar que as opções apresentadas não refletem corretamente a teoria de Piaget.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Assim, à medida que a criança vai crescendo e vivenciando situações diferentes – vendo, ouvindo, imitando e realizando por si própria o que aprende com as pessoas que vivem ao seu redor, participando da vida em sua família, comunidade e sociedade –, novas formações (LEONTIEV, 1978) vão se construindo em seu cérebro e novas relações vão sendo estabelecidas pela criança com o seu entorno social” (BISSOLI, 2014, p. 595).
Assinale as alternativas CORRETAS:
I - Cabe à escola conhecer as principais características de cada momento do desenvolvimento infantil e sua dinâmica formativa para desenvolver um processo de qualidade.
II - Cabe à escola intervir pedagogicamente com cuidado para não interferir no desenvolvimento físico e da personalidade das crianças pequenas.
III - Cabe à escola da infância desenvolver um papel fundamental na qualificação dos processos educativos, a partir do trabalho pedagógico marcado pela intencionalidade e sistematicidade.
IV - Cabe à escola da infância atuar sobre as capacidades já formadas e identificar como potencializá-las para viabilizar o processo de formação na criança.
A - II – III.
B - I – II.
C - I – III.
D - III – IV.

“Não é difícil, pois, concordar com Smith quando afirma que a perspectiva de Piaget é interdisciplinar, pois articula uma epistemologia (no caso, genética) com uma psicologia do desenvolvimento da criança. Seria para ele uma epistemologia do desenvolvimento, a qual busca relacionar a organização dos conhecimentos com a evolução sequencial das estruturas mentais. Esta intenção de pensar na sucessão de níveis estruturais e também de conhecimentos levou Piaget ao estudo da criança, fonte inequívoca e início do desenvolvimento” (SOUZA, 2014, p. 132-133).
Quais alternativas expressam a compreensão da perspectiva assinalada?
I - Na visão de Piaget, o modo como a lógica do pensamento vem suplantar a lógica das ações e as representações irreversíveis está longe de expressar em alguma medida por meio de evidências como a construção psicológica e a articulação com a explicação epistemológica.
II - Piaget concebe uma forte aproximação entre a psicologia do desenvolvimento da inteligência e as disciplinas lógico-matemáticas. A lógica é, então, o ponto forte da evolução do pensamento da criança e também da visão do autor sobre o juízo moral e a afetividade (nesse último caso, equiparando a operação à vontade que coordena valores em sistemas hierárquicos).
III - Piaget explicou o funcionamento das operações racionais usando o modelo da lógica matemática, bem como enalteceu a relação entre a Psicologia e as disciplinas lógico-matemáticas, no que se refere ao fato de que o estudo das estruturas da inteligência da criança parece convergir para o que estas disciplinas definiram como estruturas matemáticas.
IV - O foco de Piaget no pensamento lógico (operatório) significaria que destaca como o sujeito conhecedor, ao longo do tempo, diferencia o certo e o errado, tanto do ponto de vista lógico (em relação a sensibilidade diante da contradição e a necessidade lógica) quanto em termos morais (em relação ao dever e a obrigação).
A - As afirmativas I, II estão corretas.
B - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C - As afirmativas I, II e III estão corretas.
D - As afirmativas II, III estão corretas.

“O desenvolvimento precisa ser estudado considerando desde as unidades biológicas até as estruturas sociais, tendo como interface os padrões comportamentais. Isto requer a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços ocorridos nas últimas décadas, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desta variável, como também a adoção de modelos sistêmicos” (DESSEN; GUEDA, 2005, p. 18).
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I - A pessoa se desenvolve e funciona psicologicamente como um organismo integrado, em que os elementos de maturação, experiência e cultura se fundem na ontogenia.
II - A compreensão da complexidade do desenvolvimento humano desconsidera a adoção de uma perspectiva sistêmica que seja capaz de integrar os múltiplos subsistemas do indivíduo, dado que, com o avanço científico, uma disciplina já é capaz de oferecer uma explicação plena sobre o desenvolvimento de um indivíduo.
III - Os princípios e os conceitos básicos sobre os processos de desenvolvimento propostos pela ciência do desenvolvimento humano facilitam a comunicação entre as disciplinas, provendo uma linguagem comum para a discussão dos dados empíricos.
IV - O desenvolvimento deve ser visto como uma estrutura sistêmica de relações bidirecionais entre níveis verticais e horizontais, ocorrendo em um tempo social e pessoal, sendo as mudanças probabilísticas e manifestadas em padrões de coações coordenadas por meio de níveis do funcionamento humano.
A) V – F – V – V.
B) V – V – V – F.
C) V – F – V – F.
D) V – V – F – V.

A ciência do desenvolvimento refere-se ao conjunto de estudos interdisciplinares que se dedicam a entender os fenômenos relacionados ao desenvolvimento dos indivíduos, englobando as áreas social, psicológica e biocomportamental (MAGNUSSON; CAIRNS, 1996).
Quais as alternativas que mais se aproximam das discussões em curso na ciência do desenvolvimento? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas.
I - A ciência do desenvolvimento tem como uma de suas missões descrever as características dos contatos que são relevantes para o desenvolvimento, para a manutenção de estados de saúde ou para a aquisição de condições patológicas.
II - Uma das tarefas básicas da ciência do desenvolvimento é compreender como o comportamento individual entra em contato com outras dimensões significativas do seu entorno.
III - A ciência do desenvolvimento implica pensar o desenvolvimento humano abarcando desde os sistemas fisiológicos e bioquímicos até as relações compostas por sequências de interações entre indivíduos, grupos e sociedades.

Quais as alternativas que mais se aproximam das discussões em curso na ciência do desenvolvimento? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F, para as falsas.
I - A ciência do desenvolvimento tem como uma de suas missões descrever as características dos contatos que são relevantes para o desenvolvimento, para a manutenção de estados de saúde ou para a aquisição de condições patológicas. II - Uma das tarefas básicas da ciência do desenvolvimento é compreender como o comportamento individual entra em contato com outras dimensões significativas do seu entorno. III - A ciência do desenvolvimento implica pensar o desenvolvimento humano abarcando desde os sistemas fisiológicos e bioquímicos até as relações compostas por sequências de interações entre indivíduos, grupos e sociedades. IV - A ciência do desenvolvimento demanda a adoção de um conceito de desenvolvimento que reflita os avanços científicos ocorridos nas últimas décadas do século XIX, em diferentes disciplinas dedicadas ao estudo desse processo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – V – F.
B V – F – F – F.
C F – V – F – F.
D V – F – V – F.

BISSOLI, M. F. Desenvolvimento da personalidade da criança: o papel da educação infantil. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 4, p. 587-597, out./dez, 2014.
Quais as alternativas que tratam das atribuições das pré-escolas e das creches?
I - São espaços-tempo de aprender e de expressar-se; espaços-tempo de viver plenamente cada momento do desenvolvimento sem buscar antecipá-los ou aguardá-los passivamente como se fossem um processo autônomo, natural.
II - São espaços-tempo de instrumentalização e de ampliação de necessidades humanizadoras, capazes de sustentar as atividades apresentadas pelos adultos e, nesse processo, possibilitar as ações definidas previamente sobre os objetos e de construção de comportamentos, enfim, espaços-tempo de desenvolvimento da personalidade.
III - São espaços de mediação entre a vida cotidiana, com seus saberes próprios (a linguagem, os usos e os costumes) e as possibilidades não cotidianas e mais complexas de atuação humana.
IV - São espaços de estabelecimento de relações entre crianças e as objetivações genéricas (a arte, as ciências, a moral, a política e a filosofia), guardadas as especificidades que marcam a aprendizagem e o desenvolvimento na pequena infância.
A I – III – IV.
B I – II – IV.
C I - II – III.
D II - III - IV.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vygotskyana. Campinas: Autores Associados, 2004.
Acerca da perspectiva teórica de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I - As estratégias ainda não se apresentaram como importantes para impulsionar o desenvolvimento das competências cognitivas, dado que são vistas apenas como algo abstrato na formação de conhecimento empírico e desenvolvimento do pensamento teórico, como também os meios pelos quais os estudantes podem melhorar e potencializar sua aprendizagem.
II - É pela interação social que a criança tem acesso aos modos de pensar e agir correntes em seu meio. Sendo assim, as atividades externas e sociais são gradualmente internalizadas pelas crianças conforme ela passa a regular sua própria atividade intelectual.
III - O nível que a criança consegue se familiarizar com as exigências da tarefa e resolver o problema sozinha, de forma autônoma, ficou conhecido como nível de desenvolvimento real.
IV - A mediação do professor implica, necessariamente, ensinar, uma vez que a zona de desenvolvimento proximal pode contribuir para orquestrar e estruturar atividades pedagógicas do estudante sob a orientação de alguém que seja mais experiente (adulto ou criança mais experiente).
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.

MUZIKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Tendo em vista a concepção de mundo a partir da perspectiva tradicional, analise as afirmativas a seguir:
I - Os valores culturais privilegiados estão geralmente relacionados ao que a sociedade estabelece como relevante para preservar a harmonia, o poder nas mãos de um grupo dominante e a manutenção de diferentes classes sociais.
II - A concepção de sociedade-cultura que permeia essa abordagem é diversa. É possível inferir que há uma tendência de educar as crianças como sujeitos dóceis, capazes de manter a harmonia da sociedade.
III - Defende que as novas gerações sejam eficientes para impulsionar a sociedade a dominar a natureza, ampliando e aprofundando as áreas do conhecimento.
IV - A escola, nessa abordagem, tem a função de desvelar o mundo a partir das informações que os professores consideram imprescindíveis para os estudantes, entretanto, os estudantes ocupam o centro do processo formativo.
A As afirmativas I e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina