Logo Passei Direto
Buscar
Durante a gestação, especialmente no último trimestre, a gestante está mais propensa a desenvolver anemia. O diagnóstico ocorre por meio de exame laboratoriais e análise dos valores de hematócrito e hemoglobina, sendo que a prevalência de anemia gestacional é de cerca de 35%.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A maior parte dos casos de anemia gestacional está diretamente relacionado à hemodiluição, que é decorrente do aumento de cerca de 50% no volume sanguíneo, não acompanhado pela elevação em apenas 20% da quantidade de hemácias e hemoglobina.
II- O organismo, dessa forma, favorece a perfusão uterina e hipervascularização e minimiza as possíveis perdas na hora do parto.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das asserções: I- A maior parte dos casos de anemia gestacional está diretamente relacionado à hemodiluição, que é decorrente do aumento de cerca de 50% no volume sanguíneo, não acompanhado pela elevação em apenas 20% da quantidade de hemácias e hemoglobina. Esta afirmação é verdadeira. Durante a gestação, o volume sanguíneo aumenta significativamente, mas a produção de hemácias e hemoglobina não acompanha esse aumento na mesma proporção, resultando em hemodiluição e, consequentemente, anemia. II- O organismo, dessa forma, favorece a perfusão uterina e hipervascularização e minimiza as possíveis perdas na hora do parto. Esta afirmação também é verdadeira. O aumento do volume sanguíneo e a hemodiluição ajudam a garantir uma boa perfusão do útero e a preparar o corpo para o parto, minimizando as perdas de sangue. Agora, vamos verificar as opções: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. - Correto, pois ambas as asserções são verdadeiras e a II explica a I. B) As asserções I e II são proposições falsas. - Incorreto, pois ambas são verdadeiras. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. - Incorreto, pois a II é uma justificativa da I. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. - Incorreto, pois a I é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A avaliação nutricional da gestante é essencial para o acompanhamento da gestação saudável e pode auxiliar no diagnóstico de desordens nutricionais, metabólicas, sociais e culturais.
Com base nos métodos de avaliação das medidas antropométricas específicos para o diagnóstico nutricional das gestantes, assinale a alternativa CORRETA:
a) Peso atual, peso pré-gestacional e altura.
b) Classificação da circunferência da cintura e peso atual.
c) Índice de massa corporal pré-gestacional e altura.
d) Índice de massa corporal por idade gestacional e ganho de peso.

O manejo clínico da amamentação é entendido como as ações e cuidados assistenciais para o estabelecimento do aleitamento materno, produção láctea, tratamento e prevenções de agravos. É de extrema importância que o profissional da saúde acompanhe uma amamentação completa para avaliação e orientações. Sobre a pega correta ao seio materno, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Pega correta.
II- Pega incorreta.
A II - I - II - I.
B II - I - II - II.
C I - II - I - I.
D I - II - I - II.

O período pós-parto, principalmente os dois primeiros anos, constitui momentos críticos na vida da mulher, pois tal período aumenta a exposição a fatores que podem levar ao excesso de peso. Os fatores de risco para a retenção de peso pós-parto incluem o estado nutricional pré-gestacional, ganho de peso durante a gestação, paridade, lactação, nível de atividade física, entre outros. Com base nas recomendações de perda de peso de nutrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A perda de peso fisiológica que ocorre na nutriz fica entre 0,6 a 0,8 Kg ao mês, sendo mais acelerada nos primeiros meses após o parto.
( ) Quando ocorre a perda de peso completa do que foi ganho na gestação, o corpo da nutriz retorna ao padrão pré-gestacional sem interferir na composição corporal.
( ) A perda de mais de 2 kg por mês para mulheres eutróficas antes da gestação é considerada excessiva, por influenciar na saúde da nutriz e afetar a produção láctea.
A V - V - F.
B V - F - V.
C F - F - V.
D F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina